Um breve trabalho de apresentação do Museu Judaico do Rio de Janeiro , um belo local que preserva as memorias e tradições da cultura judaica.
Size: 1.62 MB
Language: pt
Added: Oct 22, 2017
Slides: 7 pages
Slide Content
Museu Judaico Do Rio de Janeiro Ivan Coutinho Marco Aurélio F. Jardim Rio de Janeiro - 2017
Endereço : Rua México 90 Edifício E splanada 1º. Andar – Rio / Tel.: (21) 2524.6451 Como chegar De bicicleta , seguir até av. Rio Branco caminhar a esquerda até a Cinelândia ; P ela rodoviária novo rio , pegar o VLT que passa pela rio branco descer na Cinelândia; V ia metro tanto da zona norte(tijuca ou Pavuna) basta descer na Cinelândia; Via central do brasil , pegar qualquer ônibus que passe pela av. Rio Branco caminhar a esquerda ate a Cinelândia. Seja qual for o transporte ao chegar na Cinelândia, é pegar qualquer rua a esquerda pois a rua México é paralela da av. Rio Branco .
O Museu Judaico do Rio de Janeiro surgiu, em 1977, da necessidade da comunidade judaica carioca de resgatar e conservar sua história e sua memória. A primeira peça do acervo foi uma menorá (candelabro de sete braços, um dos símbolos do judaísmo
O Museu Judaico também é um local de preservação da memória do Holocausto e homenagem aos sobreviventes, muitos deles vivendo hoje no Rio. Além da exposição permanente de objetos, fotos e papéis alusivos à tragédia (inclusive um uniforme de campo de concentração e uma estrela de Davi amarela, símbolo que os judeus europeus foram obrigados a usar nas roupas durante o nazismo ).
Alguns dos objetos em exposição são : • Hanukiot - A coleção de 69 hanukiot é um exemplo de arte para fins religiosos e da diversidade das influências recebidas pelo povo judeu. • Torá (em hebraico, rolo da lei) • Estojo para livro de reza em prata, século XVIII, Itália. • Placas de Shadai - O Shadai (em hebraico, um dos nomes de Deus) é considerado até hoje um talismã contra maus espíritos, sendo colocado nos quartos dos recém-nascidos . Entre outros documentos, passaportes de imigrantes, cartas pessoais, atas de clubes e instituições .
Horário de visitação: segunda a quinta-feira, de 10 às 16 horas; sexta-feira, de 10 às 14 horas. Visitas guiadas para escolas devem ser agendadas pelo telefone 2240-1598 e 2524-6451. Ingresso: R$ 10,00; R$ 5,00 para estudantes Gratuidade para crianças até 10 anos e idosos a partir de 80 anos .
Referências bibliográficas: Google Maps Trabalho de campo