O que é? O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo . No romance naturalista a abordagem é extremamente aberta do sexo aparece, o que resultou em algo muito chocante para a sociedade conservadora da época . Naturalistas escreviam sobre o instinto fisiológico e natural, retratando a agressividade, a violência e o erotismo como elementos que simplesmente fazem parte da personalidade do ser humano.
Contexto histórico do Naturalismo 1881 : Início do Naturalismo brasileiro com a publicação do livro O Mulato de Aluísio de Azevedo; 1884: Início da Conferência de Berlim, discutindo a partilha da África pelas potências europeias ; 1885: Pasteur aplica a vacina antirrábica em um ser humano; 1888: Abolição da escravatura no Brasil; 1889: Proclamação da República no Brasil.
1881: Início do Naturalismo brasileiro com a publicação do livro O Mulato de Aluísio de Azevedo; 1884: Início da Conferência de Berlim, discutindo a partilha da África pelas potências européias; 1885: Pasteur aplica a vacina anti-rábica em um ser humano; 1888: Abolição da escravatura no Brasil; 1889: Proclamação da República no Brasil.
Principais características do Naturalismo O mundo pode ser explicado através das forças da natureza ; O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive ; Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin ; A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo );
Principais características do Naturalismo Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam; Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas; Ainda na literatura, a linguagem é coloquial; Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.
Naturalismo no Brasil Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O tipo de texto usado pelos escritores no Naturalismo era a prosa.
Naturalismo no Brasil Autores brasileiros do Naturalismo foram: Aluísio de Azevedo, Adolfo Caminha, Pápi Júnior, Rodolfo Teófilo, Horácio de Carvalho, Inglês de Souza, Emília Bandeira de Melo, Carneiro Vilela, Manoel Arão, Júlio Ribeiro, Faria Neves Sobrinho. O Pioneiro do Naturalismo no Brasil foi Aluísio de Azevedo.
Aluísio de Azevedo
Aluísio de Azevedo Considerado o pioneiro do naturalismo no Brasil, o romancista Aluísio de Azevedo nasceu em São Luís, Maranhão em 14 de abril de 1857. Fundador da cadeira número quatro da Academia Brasileira de Letras e crítico social Autor de diversos livros, entre eles estão: O Mulato, que provocou escândalo na época de seu lançamento, Casa de Pensão, que o consagrou e O Cortiço, conhecido com sua obra mais importante.
Aluísio de Azevedo Não escondia seu inconformismo com a sociedade brasileira e com suas regras. Aluísio de Azevedo viveu daquilo que ganhava como escritor, mas ao entrar para a vida diplomática ele abandonou a produção literária. Faleceu em Buenos Aires, Argentina, no dia 21 de janeiro de 1913.
Obras O Mulato, romance (1881).
O Cortiço, romance (1890), Editora moderna, São Paulo, 1991.