Naturalistas - Filosofia présocrática.pptx

RafaelBeserra4 9 views 18 slides Sep 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Aula de filosofia naturalista.


Slide Content

Naturalistas

Onde surgiu a Filosofia? Egito ou Grécia? Necessidade de ócio. Desvinculação com a religião. Teoria para além da prática.

Contexto Histórico Grécia; Séculos VII e V a.C. Saída dos campos para as Poles. Anteriores e Contemporâneos a Sócrates.

Principais Características Fundamentação de elementos primordiais da Filosofia. Rompimento com as explicações mitológicas. Busca pela racionalização dos elementos naturais e universais.

Metodologia Logos (Razão) Physis (Natureza) Arché (Razão Universal)

MITOLOGIA: Explicação dos elementos naturais através de seres e conceitos sobrenaturais. COSMOLOGIA: Explicação racional através de sistemas sobre as características do universo.

Falta de documentação Período Antigo Poucas produções escritas Citações posteriores

Principais filósofos naturalistas

Tales de Mileto Comerciante abastado. Considerado o primeiro filósofo. Arché = Água (Umidade) A utilidade da água na vida do ser humano como prova de sua universalidade. Os estados da água representam todos os estados dos seres vivos. Possível viagem ao Egito (Rio Nilo) MONISMO.

Anaximandro Discípulo de Tales. Arché = Ápeiron (indeterminado, ilimitado, além dos sentidos) A razão para além do físico. Somente o universo dos pensamentos.

Anaxímenes Discípulo de Anaximandro. Síntese dos pensamentos de Anaximandro e Tales. Arché = Vento. Entre o palpável e o abstrato. O movimento do ar como fundador original das coisas.

Pitágoras Direcionamento distante. Arché = Números. O mundo seria o resultado de sistemas de relações e proporções matemáticas. Todo o existente poderia ser quantificado, traduzido em números.

Heráclito “Não nos banhamos no mesmo rio duas vezes”. Devir ( O movimento de mudanças constante do mundo). Fluxo da vida entre forças positivas e negativas. Arché = Fogo (Calor) A mudança das coisas através do ganho ou perda de calor. MOBILISMO

Parmênides “O ser é, o não ser não é”. Arché = Ser (Tudo que existe) A forma imutável das coisas as tornariam um ser. Oposição ao M obilismo . A mudanças das coisas seriam apenas aparências, a natureza se manteria. Essência (Imutável) e a Aparência (Mutável). Verdade ( Aletheia ) e Opnião ( Doxa )

Empédocles Os quatro elementos como a fundamentação de tudo. Arché = água, fogo, terra e ar. As funções do “Amor” e “Discórdia” para a mudança e movimento das coisas.

Demócrito Todas as coisas feitas por Átomos. A natureza atrativa e repulsiva dos átomos nas mudanças das coisas. Átomos seriam eternos. Arché = Átomos.

Principais escolas Naturalistas

Temistocleia Delfos no século 6 a.C. Sacerdotisa do templo de Apolo. “Pitágoras derivou a maior parte de suas doutrinas éticas a partir dos ensinamentos de Temistocleia , sacerdotisa de Delfos ”. ( Diógenes Laércio; Vida dos Grandes Filósofos) Teria ajudado na criação da etimologia da palavra filosofia.
Tags