Neoclassicismo - Arte Neoclássica

6,785 views 25 slides Apr 07, 2018
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

Arte no período neoclássico:arquitetura, pintura e escultura


Slide Content

Neoclassicismo Professora Andréa dressler

Contexto histórico No final do século XVII, enquanto o estilo rococó se configurava entre a aristocracia o estilo dominante entre a burguesia passou a ser o neoclassicismo.

Características Foi uma espécie de rejeição da arte barroca e do rococó que ainda era muito presente na Europa nesse período. De modo que almejavam retomar os princípios da arte clássica da antiguidade : equilíbrio, proporção, temáticas mitológicas. Aliás, os renascentistas , que vieram antes dos barrocos , já haviam feito isso com os ideais do antropocentrismo, racionalismo. Compare e identifique semelhanças e diferenças:

Linha do tempo da história da arte

Se os neoclássicos queriam o mesmo que os renascentistas, o que os diferenciam? Em primeiro lugar a época. Uns dois séculos se passaram desde que a arte renascentista fosse corrompida pela arte barroca. Em segundo lugar o país. O renascimento foi um movimento cultural muito forte na Itália enquanto que o Neoclassicismo se concentra mais na França, embora também tenha grande expressão na Itália, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, por exemplo.

Arquitetura Lembra muito os edifícios públicos e templos romanos. Suas formas obedecem aos conceitos clássicos (greco-romanos) com grande exatidão técnica. Para ostentar toda a grandeza da classe dominante, a burguesia, as colunas e os frontões eram decorados com baixos-relevos.

Assembleia Nacional de Paris, França

Igreja de Santa Madalena, Paris, França.

Panteão de Paris, França

Arco do Triunfo (1806) Construído para comemorar as vitórias militares de Napoleão Bonaparte, Paris, França.

Pintura A perspectiva, tão recriminada na pintura barroca, volta com tudo. Era o artifício mais usado para acentuar o racionalismo e objetividade comuns aos conceitos clássicos. O uso de tons mais suaves ao invés do chiaroscouro barroco e o traço bem linear também são características retomadas da arte renascentista. Mas algo diferencia muito a pintura neoclássica das demais: a temática. Vemos muita temática histórica, heroica e, principalmente, retratos. E é interessante notar o realismo desses retratados.

A coroação do Imperador Napoleão , Jacques-Louis David, 1807

O julgamento dos Horácios , Jacques-Louis  David , 1784

A intervenção das Sabinas , Jacques-Louis  David , 1799

A morte de Marat Jacques-Louis  David , 1793

A banhista de Valpiçon , Jean-Auguste Dominique Ingres , 1808

A Grande Odalisca , Jean-Auguste Dominique Ingres , 1814

Escultura Todos os princípios clássicos ressurgem na representação proporcional, simétrica e equilibrada das estátuas desse período. Vemos muitos bustos, estátuas equestres (o personagem montado em seu cavalo) e, principalmente, cenas mitológicas. A mitologia, por sinal, nunca deixou de se representada na arte. Nem durante a idade média, nem no barroco, quando a igreja exercia grande influência na arte, quanto mais agora que a burguesia praticamente venerava toda forma de arte clássica!

As Três Graças , Antonio Canova , 1814 e 1817 As três Graças , (século II) Autor desconhecido

Eros e Psiquê , Antônio Canova

Nota-se muita preocupação com a composição dos personagens, o ângulo certo que permite a entrada da luz no ponto certo e deixa a obra ainda mais perfeita.

falandodeartes.com Bibliografia Estudo Dirigido de Artes: Ensino Médio: volume único/ Borges e Ribeiro. Brasília, DF:Editora do Centro, 2011.