joseadalbertofranca
350 views
19 slides
May 25, 2017
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Normose
Size: 1.51 MB
Language: pt
Added: May 25, 2017
Slides: 19 pages
Slide Content
NORMOSE A DOENÇA DA NORMALIDADE
P sicólogo e Antropólogo brasileiro Roberto Crema F ilósofo , P sicólogo e Teólogo francês Jean-Ives Leloup Psicólogo Françês Pierre Weil
Jung, afirmava que só o medíocre, aspira a normalidade.
“A Doença do homem normal é uma doença da imobilidade. Saber mover a mente é contribuir para superar esta enfermidade . ” Guillaume Le Blanc
“Ser ajustado a uma sociedade profundamente doente não é sinal de saúde”. Jiddu Krishnamurti
NORMOSE U ma patologia da normalidade que se traduz por um conjunto de comportamentos, atitudes e hábitos dotados de consenso social e patogênicos em diversos graus de gravidade distintos e nos levam à infelicidade, à doença e à perda de sentido na vida.
F undamentos da N ormose . O primeiro é o sistêmico : O segundo fundamento é o evolutivo: O terceiro fundamento é o paradigmático:
TIPOS DE NORMOSE NORMOSE GERAIS: São aquelas aceitas pela maioria da humanidade NORMOSE ESPECIFICA: As normoses podem ser subdivididas em questões específicas como: NORMOSE COMUNS E LOCALIZADAS: Alimentares :Frituras , doces, refrigerantes, excesso de carne, excesso de sal, bebidas alcoólicas . R elacionais: Egoísmo; confundir amor com sensualidade ; sexo com foco só nos genitais . E ducacionais: Confundir ciência com positivismo ; não usar intuição e sentimentos na educação.
NORMOSE, A GRANDE AMEAÇÃ GLOBAL
VAMOS PRO BATE PAPO
Doença sempre foi algo associado à anormalidade, à disfunção, a tudo aquilo que foge ao funcionamento regular. Na área médica, a doença é identificada por sintomas específicos que afetam o ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. A saúde, por sua vez, identifica-se como sendo o estado de normalidade de funcionamento do organismo. Numa analogia com os organismos biológicos, o sociólogo Émile Durkheim também sugeriu como identificar saúde e doença em termos dos fatos sociais: saúde se reconhece pela perfeita adaptação do organismo ao seu meio, ao passo que doença é tudo o que perturba essa adaptação. Então, ser saudável é ser normal, é ser adaptado, certo? Não necessariamente: apesar de Durkheim, há quem considere que do ponto de vista social, ser normal demais pode também ser patológico, ou pode levar a patologias letais.
No fim dos anos 70, Crema estava encucado com o fato de muitos autores apontarem uma “patologia da pequenez”: o medo de se deixar ser em sua totalidade. O alemão Erich Fromm (1900-1980), que falava do medo da liberdade Jung, afirmava que só o medíocre, aspira a normalidade Crema misturou ao caldo a célebre declaração do escritor britânico G.K. Chesterton (1874-1936), que disse que “louco é quem perdeu tudo, exceto a razão ”, Assim nasceu o conceito de normose , que, segundo ele, “ocorre quando o contexto social que nos envolve caracteriza-se por um desequilíbrio crônico e predominante”. .
Sistêmico Sistema/padrão/aprendemos por repetição Degladiarem Bruchas queimadas Mentir para ganhar algo Escravidão Perseguição dos cristãos Guerra justa Lavar a honra ferida Até que ponto é normal, achar coisas erradas, absurdas , normal ? Afinal normose , é uma doença? .
Evolutivo: Neste sentido, a normose se caracteriza por uma ausência de investimento no potencial psíquico, ético e noético , ou seja, por um estado de estagnação da evolução consciente, propriamente humana . Paradigmático O que é paradigma segundo Thomas Kuhn as ciências evoluem através de paradigmas. Paradigmas são modelos, representações e interpretações de mundo, universalmente reconhecidas, que fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade científica.
a teoria geocêntrica de Ptolomeu Trata-se de uma compulsiva recusa de crescer e de explorar os próprios talentos, um tipo de temor da altitude, da amplidão e da realeza do potencial humano. Complexo de Jonas Normótica , é a bem ajustada ao sistema mórbido ,
Para a filósofa Dulce Magalhães a cura para a normose está em mudarmos de modo mental , abandonando o modelo da escassez , que hoje rege o mundo , e abraçando o da abundância. A desnormotização se inicia dentro de cada um: “Que tal olhar para dentro de si mesmo ? É muito novo Mundo afora, estão surgindo escolas com uma nova lógica, como a Escola da Ponte, em Portugal. A instituição não segue um sistema baseado em séries, e os professores não são responsáveis por uma disciplina ou por turmas específicas. As crianças e os adolescentes que lá estudam definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem seus próprios projetos de pesquisa, tanto em grupo como individuais.