NR 10 SLIDE NOVO PRIMEIROS SOCORROS.pptx

RosineideHellmann1 5 views 25 slides Oct 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

primeiros socorros NR 10


Slide Content

NR 10 PRIMEIROS SOCORROS INSTRUTORA: ROSI HELLMANN

Primeiros Socorros em casos de Choques Elétricos Você sabe quais são os riscos dos choques elétricos? Nos dias atuais, o contato com as máquinas e diversos aparelhos eletrônicos já se tornou fundamental para as atividades do dia a dia, como trabalho, deveres e lazer. Porém, muitas vezes esquecemos que essa relação habitual pode trazer riscos, pois os choques elétricos podem acontecer com frequência. Estes choques podem causar diversos danos, e quanto maior a sua intensidade da corrente elétrica, maior o perigo.

Sintomas: A vítima de choque elétrico pode apresentar no corpo tanto sinais visíveis de choque elétrico, como queimaduras, quanto problemas nos órgãos internos, como arritmia. Entre esses sintomas, temos: Queimaduras externas e internas Dor muscular Contrações musculares involuntárias Arritmia cardíaca Parada respiratória Convulsões Lesões nos nervos e cérebro Entre outros.

OUTROS TIPOS DE QUEIMADURAS QUEIMADURAS TERMICAS; QUEIMADURAS ELETRICAS; QUEIMADURAS QUIMICAS; QUEIMADURAS POR RADIAÇÃO; QUEIMADURAS POR INALAÇÃO;

Procedimentos para atender a uma vítima de choque elétrico : Vítima em contato com a corrente elétrica : Em diversos casos , a vítima fica presa à corrente elétrica , podendo ocasionar a morte . Porém , nestes casos , o atendente de emergência não pode tocá -la, correndo o risco de ser atingido pela corrente também . Portanto , a primeira medida a ser tomada é desligar o aparelho , seja tirando o fio da tomada ou desligando a chave geral . Se não for possível desligar a corrente , deve -se tentar afastar a vítima da fonte elétrica com o auxílio de um material não condutor de eletricidade , como madeiras , borrachas ou panos secos .

VÍTIMA AFASTADA DA CORRENTE ELÉTRICA: Caso a vítima não esteja presa à corrente, ou tenha sido afastada dela, deve-se verificar o seu estado a partir dos procedimentos gerais de atendimento. É importante observar o estado da pessoa, tocá-la e fazer perguntas para verificar seus ferimentos e nível de consciência.

VÍTIMA CONSCIENTE: Se a vítima estiver consciente e respondendo aos estímulos , deve -se ligar para o socorro e acalmar a vítima , de forma a tranquilizá -la sobre o incidente . Em caso de queda , recomende à pessoa que não se mova , para que, caso tenha ocorrido alguma fratura , o estado dela não piore .

VÍTIMA INCONSCIENTE: Se a vítima estiver desacordada, realize a viragem em bloco e cheque seus sinais vitais (pulsação e respiração). Se não for possível identificar a pulsação e respiração, ou se houver dúvidas quanto a isso, chame imediatamente o serviço de emergência e inicie os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP).

PREVENÇÃO: Acidentes elétricos muitas vezes podem ser evitados ao adotar algumas medidas de segurança, como: Ter cuidado ao trabalhar perto de redes ou de chaves elétricas de alta tensão; Não mexer em fios caídos no solo e que ainda estejam presos à rede elétrica; Não tocar em aparelhos elétricos se estiver com a roupa ou o corpo molhados; Manter os aparelhos elétricos longe do alcance das crianças; Colocar protetores nas tomadas para evitar que as crianças coloquem os dedos ou introduzam objetos em seu interior. Não sobrecarregar uma mesma tomada com vários aparelhos elétricos empregando benjamins (“ T”s ).

Com isso, é possível concluir que os choques elétricos apresentam riscos graves para o organismo, podendo causar sérias lesões e até mesmo a morte. Por isso, é necessário conhecer os meio de prevenção de acidentes e os procedimentos de primeiros socorros adequados para proporcionar uma maior chance de recuperação e sobrevivência da vítima.

TIPOS DE ACIDENTES MAIS COMUNS

Paciente com queimadura elétrica, apresentando orifício de saída da corrente na região dorsal
Tags