O Clima e o Conforto uma conformidade .pptx

OscarMateus8 0 views 27 slides Sep 25, 2025
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

De uma maneira geral vamos abordar as diversas áreas e objectivos do uso de clima e do conforto térmico e ambiental na edificação, a importância da parte verde na climatização natural do edifício, o uso das condicionantes naturais, tipos de materiais sob determinado clima


Slide Content

Clima e Conforto

Introdução . De uma maneira geral vamos abordar as diversas áreas e objectivos do uso do clima e conforto térmico e ambiental na edificação, a importancia da parte verde na climatização natural no edifício, o uso das condicionantes naturais e tipos de materiais aob o determinado clima.

Objectivos . OBJECTIVOS GERAIS: Demostar as principais variantes a ter em conta na realização de uma edificação em um determinado clima e zona , diferença na edificação no hemisfério norte e sul , aspectos no conforto térmico e ambiental . OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Classificação e conforto térmico no centro infantil . Uso das condicionantes Naturais , Movimento do sol e posicionamento do edifício ; Uso dos vãos , portas e janelas ; Conforto térmico nas áreas de laser.

Clima na arquitectura . CLIMA TROPICAL SECO. Construir nas regiões altas, onde h á movimentação de ar. Paredes grossas, que retardam a p enetração do calor do dia e fo frio d e noite. Janelas pequenas para evitar a p oeira e o sol, e.t.c .

CLIMA NA ARQUITECTURA. CLIMA TROPICAL HÚMIDO. Construção nas regiões a ltas onde há movimentação d o ar. Tetos inclinados , para que a chuva escorra ; Janelas grandes , para m elhorar a ventilação , e.t.c .

CLIMA NA ARQUITECTURA. CLIMA TEMPERADO. Construir nas áreas mais e xpostas ao sol; Tetos com inclinação média ; Janelas pequenas para o s ul e grandes para o norte ; Proteger a casa dos ventos c om vegetação e barreiras d e terra, e.t.c .

Conforto na arquitectura . Conforto Ambiental . Conforto térmico e vegetação .

Conforto ambiental . É um termo que descreve um estado de satisfação do ser humano em um determinado espaço .

Conforto t érmico e vegetação . O ponto em que a pessoa necessita de consumir a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente .

Posição dos edifícios , Orientação solar e condicionantes naturais . Norte - Todo o dia o sol entra pela janela . Sul - Não há muita ader e ncia do sol. Leste - Sol pela manhã . Oeste - Sol pela tarde .

Insolaç ão e ventilação .

Esquema de disposiç ão da vegetação .

Materiais e plantaç õ es ideais na construçÃo . Plantações : árvores flutíferas,árvores de grande porte , Kaizucas , Agapantos , Buxinho , Palmeiras e Bananeiras . Principias Materiais : Telhas C erámicas e M etálicas , Madeira, Drywall e Alumínio em v ãos , materiais que permitem a circulação de ar geralmente colocados nas vedações ).

Tipos de materiais .

Tipos de plantaç õ es As novas edificç ões precisam cada vez mais de área verdes e, além de embelezarem , são fundamentais para controlar a ventilação natural.

Consequencia no conforto .

Clima e conforto nos centros infantis . CONDICIONANTES NATURAIS E CLIMA NO DISTRITO DE BOANE. O clima de região é sub- húmido e com deficiencia de chuva na estação fria ; A temperatura média anual é de 23.7ºC; A humidade relativa média annual é de 80.5%, variando de um valor máximo de 86% em Junho e Julho a um valor mínimo de 73.5% em Novembro .

Condições mínimas para edificação de um centro infantil no distrito de boane . Espaços para crianças de 0 a 1 ano de idade ; Sala de actividades para crianças de 1 aos 6 anos ; Área administrativa ; Banheiros ; Pátio coberto ; Áreas necessárias ao serviço de alimentação ; Refeitório ; Área externa .

Espaç os para crianças dos 0 a 1 ano de idade . Sala de reouso ; Sala opara actividades ; Frald ário ; Latário ; Solário .

Sala de actividades para crianças dos 1 aos 6 anos . Deve conter : Piso liso ; Paredes f áceis de remover nódoas ; Sala de actividades deve estar próximo ao fraldário ; Espelhos ; Espaço para as actividades .

Área administrativa . Recepç ão ; Secretaria ; Almoxarifado ; Sala de professores ; Sala de direcção e coordenação .

Banheiros . Os banheiros infantis devem ser implantados pr óximos as salas de actividades . Sugerimos a seguinte relação do número de crianças por equipamento sanitário : 1 vaso sanitário para 20 crianças ; 1 lavatório para 20 crianças ; 1 chuveiro para 20 crianças ; Piso impermeável , e.t.c .

Pátio coberto . Deve ser condizente com a capacidade m áxima de atendimento da instituição .

Áreas necessárias ao serviço de alimentação . Área de produção ( Cozinha ); Áreas de recepção ( despensas ); Área de recebimento e passagem dos alimentos , quando necessário ; Área de stock de não pericíveis ; Área de stock fria com previsão de refrigerador e geladeira ; Depósito de material de limpeza .

Refeit ório . Sugest ões de aspectos construtivos : Paredes - revestimento de fãcil limpeza e resistentes . Pisos - podendo suportar tráfigo intenso e fácil limpeza . Janelas - com abertura mínima de 1/5 de área de piso . Portas - possibilitar sempre que possível , sua integração com a área extrema e o pátio coberto , de maneira que possibilitem menor flexibilidade de uso dos espaços . Higiene - contar com pelo menos um lavatório de mãos paras as crianças . Prever bebedouros com altura apropriada para as crianças .

Área externa . Deve corresponder no m ínimo 20% do total da área construída e ser adequada para as actividades de lazer , actividades físicas , e.t.c .

Conclus ã o . Com base na pesquisa feita , o grupo passou a conhever as influencias do clima e do conforto na edficaç ão de qualquer que seja a infra- estrutura desde que seja visando conforto nela e ao seu redor .