O controle sobre ouro- Sociedade mineradora

Jeuhhpereira 3,540 views 10 slides Jul 19, 2017
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

controle sobre o ouro, descoberta do ouro brasileiro, fluxo migratorio, intendencia das minas, casas de fundições e impostos


Slide Content

O controle sobre o ouro Sociedade mineradora

Descoberta do ouro Brasileiro No fim do século XVII a produção de açúcar no território brasileiro enfrenta va uma séria crise . E ntão a Coroa Portuguesa começou a estimular os seus funcionários e a população da colônia, a desbravar as terras ainda desconhecidas em busca de minerais preciosos ( Ouro ). Nos últimos anos do século XVII, os primeiros exploradores descobriram esse tipo de riqueza no Brasil. O ouro foi descoberto na regi ã o conhecida , atualmente , como Minas Ge rais .

O grande fluxo migratório Assim que a noticia se espalhou, afluíram ao sertão mineiro milhares de pessoas das mais diversas origens e condições sociais. Vinham de Portugal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e de outras partes território colonial atraídas pela ideia de enriquecimento fácil.
Da Africa foram trazidos milhares de negros escravizados para trabalhar na mineração. De 300 mil habitantes estimados, a colônia passara a cerca de 3 000 000 de habitantes .

O controle sobre o ouro Com a nova descoberta , a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou. Os crimes se alastraram por toda a região das minas, h ouve aumento no preço dos escravos e animais , e i números povos indígenas foram extintos. O t ráfico de p edras precios a s e as disputas em torno da propriedade das minas acarretaram na criação de vários órgãos oficiais que deveriam regulamentar o desenvolvimento no espaço colonial.

Intendências das Minas Em 1702, foi oficializada , a criação da Intendência das Minas. Este órgão era encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos e julgar os crimes praticados na região. A partir de então, quando o minerador descobria uma mina era obrigado por lei a informar ao intendente , e ste mandava dividir a mina em lotes chamados datas. A intendência criava e cobrava pesados impostos sobre homens livres e escravizados, sobre ferramentas, gêneros agrícolas e sobre o ouro.

Casas de fundição Com a permanência dos diversos problemas com fraudes e tráfico, a Coroa Portuguesa decidiu também criar as casas de fundição. Nesse lugar, todo o ouro encontrando em forma de pepita ou pó deveria ser transformado em barras e marcado com o símbolo real . Dessa maneira, a cobrança de impostos seria facilitada e o tráfico coibido com maior eficiência.

Os impostos Os quintos do ouro : C onsistia no estabelecimento de que um quinto (20%) do ouro extraído no território português do Brasil seria da Coroa Portuguesa por direito. A capitação : Segundo esse novo imposto, cada um dos mineradores deveria pagar uma quantidade de imposto proporcional ao número de escravos aptos para o trabalho que estivesse em seu nome. Caso um minerador não fosse proprietário de escravo, a cobrança era realizada sobre ele mesmo. A derrama : I mposto que estabelecia que a população completasse a cota de ouro com seus próprios recursos, caso a meta de 100 arrobas anuais não fosse atingida. Er a freqüente que o quinto não fosse pago integralmente, por isso confisca va -se bens e objetos de ouro.

Conclusão A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades. A escassez de metais e pedras foi respondida com o endurecimento da fiscalização. Em contrapartida, a insatisfação dos mineradores acabou ocasionando uma série de revoltas. Uma das mais reconhecidas foi a Inconfidência Mineira de 1789, que marcou a crise da atividade mineradora no Brasil. A maioria das minas de ouro se esgotou no fim do século XVIII.

Centro Educacional Comunitário de Valilândia Prof° Bernaildo / 8 ° ano Ana Ketine Cailane Keila Reginilda Sara Valilândia/ 2017

Referências Enciclopedia livre, wikipedia. Ciclo de ouro - https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_ouro (data de acesso 06/05/17) Sousa, Rainer Gon ç alves. Fiscaliza çã o sobre a atividade mineradora - http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/a-fiscalizacao-sobre-atividade-mineradora.htm (data de acesso 06/05/17) Silva, Carla Regina da . Minera çã o o controle portugues sobre o ouro colonial - https://blogdoenem.com.br/mineracao-brasil-colonial-historia-enem/ (data de acesso 06/05/17) Victor, Jo ã o . A sociedade mineradora - http://asociedademineradoraa.blogspot.in/2013/02/a-sociedade-mineradora.html?m=1 (data de acesso 06/05/17)