O desperdício de alimentos no Brasil.pptx

CarolineFrancielle 35 views 7 slides Oct 30, 2023
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Repertório sociocultural


Slide Content

O gosto pela fartura, desde a ida ao supermercado até o preparo das refeições, faz com que cada brasileiro jogue mais de 40 kg de alimentos no lixo todos os anos. Além de ser associada à hospitalidade e ao cuidado com a família, a abundância está ligada ao status, aponta o estudo. "O Brasil é um país muito desigual, e a comida sinaliza riqueza”, afirma Gustavo Porpino , analista da Embrapa e líder da pesquisa, em entrevista à emissora estatal alemã Deutsche Welle .

Ter a despensa sempre abastecida também traz tranquilidade para quem tem baixo poder aquisitivo. Por ser prioridade no orçamento, a comida é comprada e estocada em grandes quantidades para garantir que será suficiente para todo o mês.

"No Brasil, o elevado desperdício de alimentos convive com a insegurança alimentar, uma combinação infeliz para um país onde 22,6% da população enfrenta algum nível de insegurança alimentar, e com 54,8 milhões de pessoas vivendo com até US$ 5,5 por dia, linha de pobreza proposta pelo Banco Mundial", afirma Porpino .

O desperdício de alimentos de uma família brasileira composta por três pessoas em um ano pode ultrapassar R$ 1.002,00, valor superior ao salário mínimo nacional. Os dados são de estudo que ouviu 1.764 famílias em todo o País, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2018. Planejar melhor as compras e refeições, não adquirir alimentos em excesso e reaproveitar sobras é fundamental para reduzir a quantidade jogada fora. "A cultura do 'melhor sobrar do que faltar' também deveria ser mudada", avalia o analista Gustavo Porpino . https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Economia/noticia/2019/05/globo-rural-desperdicio-dealimentos-chega-a-r-1-mil-por-familia-por-ano-diz-embrapa.html (Adaptado)

Segundo a constituição federal, O decreto lei no 2.848, de 1940, impede que restaurantes deem as sobras de comida para quem precisa. Impede porque, segundo o decreto, a responsabilidade, no caso de uma pessoa passar mal com o alimento doado, é dos restaurantes. Assim os restaurantes preferem não correr riscos. https://www.unaerp.br/documentos/958-cultura-do-desperdicio/file

Algumas iniciativas atuam para combater o desperdício de alimentos e a  fome no país . É o caso da ONG Banco de Alimentos, fundada em 1999, que redistribui alimentos excedentes da produção e do comércio que foram descartados por não cumprir com o padrão mas estão aptos para o consumo. A comida distribuída pela ONG é responsável por complementar a dieta das pessoas assistidas pelas mais de 40 instituições cadastradas.
Tags