O JULGAMENTO DAS NAÇÕES E O MILÊNIO.pptx

GilbertoChiou1 63 views 37 slides Oct 06, 2024
Slide 1
Slide 1 of 37
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37

About This Presentation

.


Slide Content

JULGAMENTO DAS NAÇÕES (MT 25:1-46)

"Sim, naqueles dias e naquele tempo, quando eu restaurar a sorte de Judá e de Jerusalém, reunirei todos os povos e os farei descer ao vale de Josafá . Ali os julgarei por causa da minha herança, Israel, o meu povo pois espalharam o meu povo entre as nações e repartiram entre si a minha terra . "Despertem, nações; avancem para o vale de Josafá , pois ali me sentarei para julgar todas as nações vizinhas. Lancem a foice, pois a colheita está madura. Venham, pisem com força as uvas, pois o lagar está cheio e os tonéis transbordam, tão grande é a maldade dessas nações! "Multidões , multidões no vale da Decisão! Pois o dia do Senhor está próximo, no vale da Decisão . ( Jl 3:1-2;12-14)

INTRODUÇÃO “Em Mateus 25, não são os mortos, mas os vivos, as nações que estão diante do Trono do Filho do homem. Esse trono está na terra, o Reino do Filho do homem, trata-se do julgamento dos vivos. É certo que o Senhor julgará os mortos no fim do Milênio. As nações não serão julgadas por todas as suas obras, mas pela sua conduta para com aqueles que o Rei chama seus irmãos. O fato de terem ajudado os judeus, principalmente o remanescente fiel, ou de os terem perseguido, decide a sua sorte. Os povos que os tiverem ajudado entram nas bênçãos do Milênio. Os demais são julgados e condenados pelo Justo Juiz em seu Trono”. ( Hendrik Leendert Heijkoop , pastor, teólogo e professor holandês – 1906-1995)

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE MT 25:31-46 Para podermos entender como acontecerá esse julgamento, é necessário interpretarmos corretamente a passagem de Mt 25:31-46. Interpretar essa passagem como sendo para a Igreja, é um erro, pois isso enfatizaria a salvação por obras, o que contradiz toda a estrutura da salvação pela fé, através da graça, que a bíblia ensina. Devemos observar quando esse julgamento acontecerá, ele ocorrerá “quando eu (Jesus) restaurar a sorte de Judá e Jerusalém” e “Quando o Filho do homem vier em sua glória”, ou seja, esse julgamento ocorre depois da volta ( Parousia ) de Cristo. Nessa época a Igreja já estará ressuscitada/transformada e glorificada, por isso esse julgamento não é para a Igreja, mas para os gentios sobreviventes da Tribulação.

ONDE SERÁ O JULGAMENTO DAS NAÇÕES? Vale de Josafá , nome atual: “ Wady Siti Miriam”, transliterado para o português: “Local dos Mananciais de Pureza ou Virtude ”. No Vale de Josafá que segue por 32 Km desembocando no Mar Morto. O vale de Josafá é o ponto mais baixo do mundo. Em hebraico: “ Emek Yehoshafat ”, que significa, “O Vale em que Deus julga”. Também conhecido como o “Vale da Decisão” (Jl.3.14 ). No local encontra-se o cemitério mais antigo do mundo, onde judeus de idade avançada ou enfermos terminais, chegam em Jerusalém, para ali serem sepultados onde, acreditam ser o lugar da Ressurreição dos Justos e do Juízo Final (Jl.3.1-2). Jesus passou pelo Vale quando se dirigia ao Templo, através do Portão de Ouro, bem como, na quinta feira para ir ao cenáculo e depois, com seus discípulos ao Getsemani , onde a traição se consumou, sendo preso . No Vale de Josafá se encontram quatro sepulturas importantes: Zacarias, Malaquias e Ageu. O Vale de Josafá recebe esse nome, ou pelo rei Josafá tem vencido batalhas contra Amom e Moabe no deserto da Judeia, ou por estar ali sepultado.

O PORQUE DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES? Este julgamento não será de indivíduos e sim de nações ( Mt . 25.32). O julgamento individual será no Juízo Final: “ Mas , segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus, o qual recompensará cada um segundo as suas obras, a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção ; mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade” ( Rm . 2.5-8 ). Este julgamento será coletivo, receberão a sentença diante do Senhor Jesus . Algumas nações serão poupadas e entrarão no governo do Filho de Deus, Jesus (Milênio ). Outras serão condenadas e aniquiladas, mudando até a configuração geográfica da terra.

QUANDO SERÁ O JULGAMENTO DAS NAÇÕES? Tudo acontece no final da Grande Tribulação . Embora o período final deste tempo de angústia tenha a duração de a 1260 dias ou 3 anos e meio, menciona-se um período adicional de mais 35 dias para purificação e restauração do tempo ( Dn . 12.11) e ainda outro período de 45 dias antes que seja experimentada a plena benção do Reino Milenar ( Dn . 12.12 ). Um período de 1260 dias, três anos e meio, até a destruição e prisão do anticristo, o falso profeta e seguidores ( Dn . 12.7,11; Ap. 19.19-20 ). Um período de mais trinta (30) dias, necessariamente o Julgamento das Nações . Mais um período de quarenta e cinco (45) dias para a purificação do Templo . Mas , entenda o mais importante: “Não tivessem aqueles dias (1335) sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos (os judeus), tais dias serão abreviados” ( Mt . 24.22 ). Todo esse tempo adicional de 75 dias, podem ser necessários para preparar a terra para as bençãos que serão reveladas no Milênio sob o Governo de Cristo.

QUAIS CLASSES DE NAÇÕES SERÃO JULGADAS? Em Mateus 25.31-46 revela-se três classes de nações nesse juízo: Ovelhas, Cabritos (Bodes) e Irmãos. Nações Ovelhas: As que estarão à direita do Senhor. Nações amigas, protetoras e defensoras (intercessoras) de Israel. Nações abençoadas por Deus, segundo Sua promessa em Genesis 12.3, feita a Abraão : “abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem...” Nações Cabritos (Bodes): As que estarão à esquerda do Senhor. Nações detratoras, sanguinárias (que desejam o sangue dos judeus), antagônicas e perseguidoras de Israel. Centenas de nações já fizeram sua escolha. O cenário atual está longe de uma mudança, o antissemitismo é brutal entre muitos, e a trindade satânica (satanás, a besta e o falso profeta) continuará alimentando o ódio aos Judeus. Os Irmãos: São os Judeus, a nação escolhida desde o princípio. Deus não abre mão dos seus. A Grande Tribulação será o julgamento dos judeus, quando de seu final, a maioria reconhecerá que Jesus é o Messias ( Ez . 20.27), além de Israel não ser contada entre as nações

Este julgamento é uma espécie de tribunal intermediário, uma seleção para o Milênio, onde, ao final, muitos serão incluídos no Juízo Final, onde aderirão à revolta de satanás quando solto de sua prisão. As nações cabritos ou bodes serão lançadas vivas no inferno (Mt.25.41,46), as ovelhas, entrarão na posse do Reino do Senhor ( Mt.25.34), desfrutando do milênio de paz.

O MILÊNIO

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. ( Ap 20:1-5)

POSIÇÕES QUANTO AO MILÊNIO Pré-milenismo : Obedece a seguinte sequência: 1. Arrebatamento; 2. Tribunal de Cristo; 3. Bodas do Cordeiro; 4. Segunda Vinda de Cristo; 5. (*)Batalha do Armagedom ; 6. Milênio. Este é o ponto de vista mais amplamente aceito pelos cristãos, sendo a escola de interpretação mais coerente e que, em geral, honra as Escrituras. Os pré milenistas afirmam, acertadamente, que Cristo voltará antes do Milênio, segunda vinda, sustentando que Cristo voltará a terra, literal e corporalmente (Ap. 1.7), instituindo Ele mesmo o reino milenar. Os pactos de Deus com Israel, se cumprirão plenamente durante este período de mil anos literais, em que o Filho reinará e governará com a sua Igreja. Não estamos destinados à Ira Futura; o Senhor nos assegurou isto na Sua Palavra (1 Ts.1.10; 1 Co . 10.13; 2 Pe. 2.9; 1 Ts . 5.9), o Senhor livrará a Sua Igreja.

Pré-milenismo

POSIÇÕES QUANTO AO MILÊNIO Pós- milenismo : O pós- milenismo (literalmente, ‘após os mil anos’) é a crença que Cristo retornará fisicamente à terra somente após um milênio, não-literal, ser completado. Segundo este pensamento, alegoriza, de fato, nega o que Deus diz literalmente na Bíblia em Apocalipse 20:1-3, em que satanás teria sido preso quando da crucificação de Jesus, interpretação errônea. É evidente que está, ainda, solto como assevera o texto de Efésio 2.2 que afirma que ele é o “príncipe das potestades do ar” e pode opor-se hoje, aos servos do Senhor, como de fato, se opõe. Os pós milenaristas tem afirmado que já estamos no milênio. Cristo já está reinando, segundo eles, mas em espírito. Ele foi entronizado como Rei logo após a sua ressurreição e ascensão. E o fato de estar hoje assentado à destra de Deus nas regiões celestiais, mostra o Reino Milenar em plena atividade. A despeito de Apocalipse 22.18, 19, interpretam o livro como simbólico ou alegórico, ignorando a escatologia e as promessas, claras, sobre o futuro.

Pós- milenismo

POSIÇÕES QUANTO AO MILÊNIO Amilenismo : Os Amilenistas interpretam que na Cruz ao dar o último brado o Senhor teria aprisionado Satanás simbolicamente. O Amilenismo espiritualiza boa parte das passagens bíblicas a respeito do futuro e as considera cumpridas. De acordo com esse sistema preterista , a segunda vinda não terá duas etapas, tudo acontecerá de uma só vez “naquele dia”. Indicam ainda, que a expressão mil anos (Ap. 20.1-7) citada seis vezes nesses versos, alude apenas a um número simbólico, que indica um período de tempo iniciado na primeira vinda de Cristo. Não haverá, portanto, um Reino milenar e físico, afinal o Reino eterno e espiritual já está em plena atividade. O Amilenismo sustenta que as profecias com respeito a este tempo estão se cumprindo espiritualmente na igreja, durante o tempo compreendido entre os dois adventos de Cristo, primeira e segunda vindas. Os que seguem esta escola de interpretação ensinam que a prisão de Satanás por mil anos se deu com a primeira vinda de Cristo quando Satanás foi derrotado no calvário. Conclui-se que nada existe de alegórico ou simbólico no entendimento dos eventos escatológicos.

Amilenismo

QUEM PARTICIPARÁ DO MILÊNIO? A Igreja glorificada julgará o mundo (1 Co 6:2) Os judeus salvos por Cristo na Batalha do Armagedom ( Rm 9:7) Os gentios absolvidos no julgamento das nações As pessoas que irão nascer durante os mil anos

Objetivos do Milênio 1. Exaltar a Cristo. Todos os povos, principalmente Israel, terão que se curvar ante Jesus Cristo, cujo nome será sublime e soberanamente exaltado como o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Filipenses 2.5-11 e Apocalipse 19.16). Fazer convergir n’Ele todas as coisas, ou toda a criação (Ef.1.10). 2. Estabelecer a justiça e a paz na terra, eliminando toda rebelião contra Deus (1Co.15.24-28). 3. Israel será o centro de tudo. Fazer Israel ocupar toda a terra a que lhe pertence e fazê-lo cabeça das nações (Gn.15.18; 1 Cr.16.15-18; Is . 11.10). 4. Cumprir as profecias a respeito do Reino do Messias (Dn.9.24; At. 3.28 e 31).

Objetivos do Milênio 5. Manifestar o Reino de Deus, tal como no modelo de oração ensinada por Jesus: “Venha o teu reino” (Mateus 6.10). Esta petição começará a ser plenamente respondida quando vier o Senhor Jesus, juntamente com a sua Igreja, inaugurar o Milênio – a exposição mais visível do Reino de Deus na Terra. 6. Instaurar um Governo Teocrático , todos estarão sob o senhorio de Cristo. Em consequência da corrupção e dos desmandos do anticristo, a população da Terra é assolada de forma geral, entretanto, sob o governo de Cristo toda a prosperidade será restaurada. 7. Os reinos deste mundo pertencem a Cristo . No deserto, Satanás tentou a Cristo, alegando serem dele todos os reinos deste mundo. Na verdade, tudo pertence a Jesus: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11.15). Desta forma, cumprir-se-á a aliança que Deus estabeleceu com a casa de Davi, da qual veio, legalmente, o Senhor Jesus (Isaías 9.6 e Daniel 7.13).

Como será o Milênio? 1. Terá Início com um Grande Derramamento do Espírito Santo: Profetiza Zacarias que, quando os israelitas se virem cercados pelas nações da Terra, clamarão pelo socorro divino. Olharão para o Cordeiro de Deus, agora glorificado e na companhia de sua Igreja, e se lamentarão sobre Ele. Neste exato momento, experimentarão uma grande efusão do Espírito Santo : “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zacarias 12.10).

Como será o Milênio? 2. Será um Período de Grande Conhecimento da Palavra de Deus: Hoje não há o reconhecimento da soberania divina pelos povos, não há sede pela Palavra de Deus de forma plena pelos moradores da terra. Haverá um grande avivamento antes do arrebatamento da Igreja, todavia, nada se comparará ao que ocorrerá no Milênio: “E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor” (Isaías 2.3). “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11.9).

Como será o Milênio? 3. Será um Tempo de Paz Universal: “E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra” ( Mq 4.3) . A piedade prevalecerá entre as nações (Sl.22.27; 102.15,22; Is . 60.3;66.23; Jr.3.17). Isto não significa que o pecado será retirado da terra, a natureza humana continuará a mesma, mas a influência maligna não estará presente, pois satanás estará preso por mil anos (Ap. 20.1-3). No Milênio a impiedade, incredulidade, qualquer tipo de rebelião, não serão toleradas como no Tempo da Graça ( Is . 60.12), tudo será corrigido imediatamente ( Is . 65.20b; Zc . 14.17; Ap. 19.15). O Governo de Cristo será inflexível, prevalecendo Sua autoridade sobre as nações com paz e justiça ( Mq . 4.3; Zc . 9.10; Is.32.16,17; 11.4).

Como será o Milênio? 4. Será uma Era de Saúde Física e Mental: “Confortai as mãos fracas e fortalecei os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos e não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros no ermo” ( Is 35.3-6). Haverá abundância de saúde para todos: “E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da iniquidade”. ( Is . 33.24) , a fertilidade do homem e da mulher se multiplicará ( Zc . 8.5; Os. 1.10; Jr. 30.19; 33.22).

Como será o Milênio? 5. Será Uma Era de Prosperidade, Segurança e Vida Longa: “Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice” ( Is 65.22). A vida humana será prolongada como no princípio da história humana descrita no livro de Genesis, os óbitos serão reduzidos sobremaneira ( Is . 65.20; Zc . 8.4). Álcool, fumo, drogas serão proscritos. A restauração física será completa (Is.35.5,6). A multiplicação da luz, seja da lua ou do sol, favorecerá o clima trazendo muito mais produção de alimentos saudáveis

Como será o Milênio? 6. Será um Período de Recuperação Ecológica da Terra: “O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu, bem como a excelência do Carmelo e de Sarom ; eles verão a glória do Senhor, a excelência do nosso Deus” ( Is 35.1-2). A fertilidade do solo será maravilhosa (Am. 9.13,14). Os desertos desaparecerão ( Is . 35.1,6; 40.19). Haverá abundância de água ( Is . 30.25; Jl . 3.18). No reino Milenar haverá alterações no relevo do solo ( Zc . 14.4,10), na Bíblia versão ARC, no vs 10, “Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom , ao sul de Jerusalém; ela será EXALÇADA e habitada no seu lugar, desde a Porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à Porta da Esquina, e desde a Torre de Hananel até aos lagares do rei ”, o termo aqui usado se entende que a terra será aplainada e elevada, diferenciando-a das demais.

Como será o Milênio? Haverá também, uma mudança no reino animal, tal como antes, não haverá ferocidade nos animais, será removida por inteiro ( Is . 11.6-8; 65.25; Ez . 35.25), comerão erva como no princípio, a serpente, no entanto, continuará comendo o pó, demonstrando sua eterna degradação.

  ” O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora”. ( Is 11:6-8)

Como será o Milênio? 7. O Templo Milenar Será Construído ( Zc . 6.12,13,15): A descrição completa deste templo está e Ezequiel cp 40 a 44, especialmente o cp 43.4 9, onde o Senhor declara que toda a iniquidade estará destruída e reinará o Senhor para sempre. 8. Israel Habitará Seguro, e Estará de Posse de Todo o Território que o Senhor Prometera a Abraão: O cp 48 de Ezequiel descreve, em detalhes, os termos que as doze tribos de Israel ocuparão no período do Milênio. Será um território muito maior e muito mais amplo em relação ao ocupado hoje pelo Estado de Israel, que se localiza do Mar Mediterrâneo até o Rio Eufrates. O vasto território será dividido em doze faixas iguais e paralelas, uma para cada tribo de Israel ( Ez . 48). Hoje é um deserto seco e estéril em sua maior parte, porém será restaurado por Deus, com um rio volumoso, extraordinariamente criado ( Zc . 14.4,8; Ez . 47.1-12), que fluirá de sob o Templo Milenar construído então e correrá do Mar Oriental, o Mar Morto para o Mar Ocidental, o Mar Mediterâneo , isto ocorrerá quando os pés do Senhor tocar a terra, na Sua segunda vinda. Israel será uma benção para o mundo, de lá sairão tanto as diretrizes religiosas como as leis civis, não haverá mais orientação pela ONU ou qualquer organização por ela designada, nem tampouco pelas Famílias, outrora dominantes do mundo.

OS CIDADÃOS DO REINO MESSIÂNICO Os habitantes da Terra durante o Milênio se dividirão em 2 grupos: os glorificados (ressurretos e transformados) e não glorificados (seres humanos vivos durante o Milênio). O grupo dos glorificados, engloba todos os salvos que já ressuscitaram ou já tiveram o corpo transformado para a natureza imortal (santos do AT, Igreja e os salvos mortos durante a Tribulação). O grupo dos não glorificados se subdivide em dois grupos: Israel e as demais nações (gentios).

Os glorificados no Milênio: os Santos glorificados exercerão cargos de governo e de liderança, serão líderes na adoração (sacerdotes) e lideres no governo (reis), governarão, julgarão e ministrarão. “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos”. ( Ap 20:6) “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas”? (1 Co 6:2) “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. ( Ap 5:9-10)

Os não glorificados no Milênio: os súditos do reino serão os salvos de Israel e das nações que estiverem vivos na segunda vinda ( A p 21:3) e forem aprovados nos julgamentos. Os pecadores serão reprovados no julgamento e não entrarão no reino, serão eliminados antes que este comece. Eles serão mortais, salvos, mas ainda terão em si a natureza adâmica. Suas vidas serão grandemente estendidas e não haverá doenças, serão fisicamente perfeitos novamente. Essa raça humana regenerada repovoará toda a Terra. “ E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniquidade”. ( Is 33:24) O mais notável é que os santos que se mantiverem fiéis ao Messias e a Seu governo, vivam duramente todo o Milênio.

Israel no Milênio: Devido ao cumprimento das alianças eternas no Milênio, Israel será totalmente reintegrado a terra da palestina, a ocupará em sua totalidade (do Nilo ao Eufrates), será uma única nação. Será espiritualmente regenerada por completo. Terá a supremacia sobre todas as nações, será embelezada a fim de glorificar a Deus e testemunhar dEle durante todo o Milênio. As Nações no Milênio : As nações se submeterão a supremacia de Israel durante o Milênio, se tornarão servos de Israel e testemunharão com seus próprios olhos a exaltação de Israel sobre todas as nações. Somente os gentios convertidos participarão do reino. Todos se submeterão ao Messias , a sua vontade e Sua lei. É a esses integrantes convertidos das nações que Jesus se refere vem Mateus 25:34 dizendo: “ Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo ”. O único grupo que está faltando são os mortos ainda não ressurretos, que são todos aqueles que não tomaram parte da 1ª ressurreição Estes não participarão do Milênio, pois ficarão no Hades / Sheol aguardando a 2ª ressurreição para o julgamento do grande Trono Branco ( Ap 20:5-6)

Conclusão A Terra hoje : “O que sabemos que toda a criação geme está juntamente com dores de parto até agora” ( Rm . 8. 22). Não somente a Terra, mas toda a criação geme em consequência do pecado, isto acontece também com a raça humana e também com os crentes salvos. Pelo ensino de Paulo sabemos que um crente salvo está de Posse da sua Redenção alcançada em Jesus e por Jesus: “ Em quem temos a Redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça ” ( Ef . 1.7). No entanto, embora salvos, o nosso corpo continua também gemendo. Temos a Redenção espiritual, mas continuamos aguardando a Redenção do nosso corpo. É certo que o Senhor Jesus nos libertou do poder do pecado, nos libertou da culpa do pecado, porém continuamos sujeitos às consequências do pecado. Assim tal como a Terra e toda a criação, nós também, embora salvos, gememos em consequência dos efeitos do pecado: “ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos esperando a adoção, a saber a Redenção do nosso corpo ” ( Rm . 8.20).

Nosso corpo material, tal coma Terra continua aguardando uma Redenção. Foi nesse sentido que o Senhor Jesus Cristo disse: “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça porque a vossa Redenção está próxima” ( Lc . 21.28). Nesse dia conforme diz Paulo: “E, quando isto que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, isto que é mortal se revestir de imortalidade...” (1 Co . 15.54) e então o Senhor Jesus. “... transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso...” (Fl. 3.21). Então neste corpo glorificado estaremos para sempre, livres também das consequências ou dos efeitos do pecado. Estaremos de posse eterna da Redenção Plena. O Milênio não é uma mera hipótese futurística; é algo que faz parte dos planos de Deus. Neste período, conforme já dissemos, o Senhor Jesus Cristo reinará absolutamente sobre este mundo. E a Igreja de Cristo estará com Ele. Já imaginou quão grande será este privilégio? Afinal, temos do próprio Senhor esta promessa: “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos” (2Timóteo 2.11-12).