O pós-modernismo O pós-modernismo, movimento foi iniciado na arquitetura italiana dos anos 1950, coloca-se como reação a busca da universalidade e racionalidade, propondo a volta do passado por meio de materiais, formas e valores simbólicos ligados a cultura local.
Da arquitetura, passa para as artes plásticas(pop-art dos anos 1950 e 1960), a literatura ( o novo romance Frances) e o teatro, com os happenings , as performances , até chegar as intervenções . Happenings: espetáculos teatrais, sem um texto definido, que constroem a partir da interação atores-publico Performances: referem-se a espetáculos, seja de teatro, musica ou artes visuais, que se utilizam de varias linguagens artísticas; Intervenções: manifestações artísticas que interferem na vida da cidade. pop-art t
Hoje vivemos uma época de pós-tudo. A velocidade de transmissão da informação na sociedade pós-industrial, dominada pelos meios de comunicação de massa, pelos microcomputadores, pela internet e pela comunicação por satélites, faz surgir uma estética adequada a essas condições de vida.
Características da estética pós-moderna A estética pós-moderna caracteriza-se pela DESCONSTRUÇÃO DA FORMA. No romance, no cinema, no teatro não há mais uma história a ser contada ou personagens fixas. As coisas vão acontecendo, aparentemente sem ligações causais. Caracteriza-se pelo: ecletismo que permitem juntarem-se as coisas mais variadas; pelo uso da paródia pela incorporação do cotidiano e da estética dos meios de comunicação de massa; Ao contrário da modernidade - que buscava a linearidade das formas e do pensamento, a ciência, a pureza de uma arte pela arte - a pós-modernidade aceita praticamente todas as manifestações do imaginário humano.
A estética pós-moderna concorda com os pensamentos do filósofo Plotino que, já nos anos 270 D.C., defendia que Beleza dependeria da participação de uma ideia, não condicionada por dogmatismos (como simetria, proporcionalidade etc.) defendidos pelos teóricos.
Alunos: Aline, André Luiz, Andressa, Alisson e Lorrayne. 3° “B” tema: o pós-modernismo Professora: Marcela