O pontilhismo

_EsterLopesBR 4,353 views 20 slides Oct 05, 2015
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Principais Características do Pontilhismo.


Slide Content

O pontilhismo

O que é o Pontilhismo? Pontilhismo é uma técnica de pintura que consisti em pintar, preencher o desenho usando pontinhos de tinta ou caneta hidrográfica.

Como surgiu o pontilhismo? O pontilhismo surgiu na França em meados da década de 1880 como um movimento pós-impressionista, sendo uma reação aos próprios impressionistas. Trata-se de uma técnica de pintura em que o artista faz desenhos e representações usando pequenos pontos ou manchas, dando ao observador, um efeito óptico diferente da pintura convencional.

Principais artistas no mundo:

Georges Seurat (1859–1891) : Seurat , em especial, reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes que, no conjunto,  permitem perceber uma cena. Essa técnica ganhou o nome de pontilhismo : as figuras são representadas com fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebê-las como um todo plenamente organizado.

Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte Perceba na obra ao lado ( Tarde de domingo na Ilha de Grande Jatte , 1884-1886) a evidência de como a figura foi construída a partir de pequenos pontos. Observe também como Seurat conseguiu criar áreas de luz e sombra: os pontinhos amarelos nos dão a ideia de luz do sol; os pontinhos mais escuros nos sugerem as sombras causadas pelas copas das árvores e pelas sombrinhas das mulheres.

O circo(1891) Pintura de Georges Seurat

Paul Signac Signac foi outro grande pintor que dominou a técnica pontilhista . Ele gostava de observar o movimento da água no mar e nos rios, e procurou registrá-lo em muitas de suas obras.

A boIa vermelha ( 1895) : Observe em sua obra ao lado ( A boia vermelha , 1895), os pequenos pontos coloridos que, colocados lado a lado, formam todo os elementos representados: o céu, as casas, as embarcações, a água, a boia e o reflexo de tudo isso na água.

Portrait of Felix Feneon , 1890. de Paul Signac .

Foi Georges Seurat que ensinou a Paul Signac a técnica do Pontilhismo , tendo estes dois artistas sido os principais impulsionadores do chamado Movimento do Divisionismo

Obra: Le Clipper, Asnieres Paul Signac gostava de barcos, viajou por vários países, pra registra diferentes paisagens .

Vincent van Gogh foi um pintor pós-impressionista neerlandês , frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. Ele sofria de surtos mentais, o que vazia reflete na sua pintura os seus sentimentos.

A vinha encarnada Estudou na cidade de Haia. E fez pinturas a parte do cotidiano dos camponeses que observava no dia-a-dia. Lá só conseguiu vender o único quadro em vida por 400 francos.

Estrada com cipreste e estrela , 1890. Van Gogh recebeu esta qualificação técnica através da arte impressionista, especialmente o uso pontilhista da cor de Seurat . Em seus últimos anos, Van Gogh chegou a empregar a tinta diretamente do tubo sobre a superfície da tela, o que ocasionava um espesso impaste de tinta pinceladas eletrizam a superfície da tela.

Auto-retrato , 1886-7. De Vicent Van gogh

Terraço do Café em Arles à Noite , 1888 Van Gogh viajou por várias cidades, e conheceu Gauguin , onde chegou a planeja um centro artistico . Mas não deu certo por desentendimento.

Auto-retrato com orelha cortada. Seu amigo foi embora, Van Gogh apresentou sintomas de depressão grave, com fortes ataques violentos, chegando a corta a própria orelha

Vincent e Theo enterrados lado a lado em Auvers-sur-Oise . Esses problemas mentais refletindo na pintura, que passou a mostrar pinceladas mais fortes, porém, pequenas. Foi internado em um hospital onde tirou no próprio peito e morreu três dias depois.

para Van Gogh , cada cor era o símbolo de uma paixão. “ "Após a experiência dos ataques repetidos, convém-me a humildade. Assim pois: paciência. Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida." ” — Vincent Van Gogh
Tags