Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização Marco Abreu dos Santos [email protected] www.professormarco.wordpress.com
As revoluções industriais
As revoluções industriais A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa a partir do século XVIII. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
A Primeira Revolução Industrial Três características básicas: Uso de fontes de energia para movimentar as máquinas; Produção em larga escala; Especialização do trabalho.
Fatores que favoreceram a Revolução Industrial Acumulação de capitais (Império Colonial) Estabilidade política Existência de matérias-primas Mão de obra barata Mercados consumidores
Mudanças econômicas, sociais e ambientais O crescimento da urbanização; As novas relações de trabalho; Revolução nos transportes.
1ª Rev. Industrial - Principais inventos 1782 – James Watt, máquina a vapor que passa a ser usada em larga escala
1804 – Richard Trevithick inventa a locomotiva a vapor. 1ª Rev. Industrial - Principais inventos
A Segunda Revolução Industrial Quando? De 1850 ao início do século XX . Onde? Inglaterra, EUA, Japão, França e Alemanha. Características: Aumento do desemprego; Uso da eletricidade e do petróleo; Surgimento de trens elétricos, carros e aviões; Fordismo (produção em série).
1880 - Lâmpada elétrica, Thomas Edison 2ª Rev. Industrial - Principais inventos
1886 - Motor a combustão, Karl Benz 2ª Rev. Industrial - Principais inventos
Primeira Fase Segunda Fase Material Industrial Básico FERRO AÇO Principal Fonte Energética VAPOR ELETRICIDADE PETRÓLEO Setor Predominante TÊXTIL DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO (expansão)
A Terceira Revolução Industrial Quando? A partir da década de 1970. Características: Novas tecnologias da informação; Desenvolvimento da robótica, informática, química fina e biotecnologia; Mais velocidade nas trocas de informações; Aceleração dos transportes e diminuição da noção de distância; Interconexão dos lugares em tempo real; Expansão das empresas transnacionais; Substituição do trabalho humano por máquinas ou sistemas robotizados.
A Terceira Revolução Industrial Cristais de insulina Farmacos e cosméticos Robotização na indústria Rede mundial de computadores
A Terceira Revolução Industrial Toyotismo : novo sistema de produção cujo princípio básico era produzir com o mínimo de recursos para reduzir os custos. Características: Resposta à demanda; Flexibilidade; Redução de estoques.
Classificação das indústrias
A localização industrial No início as indústrias se instalavam próximas às bacias carboníferas; Na primeira metade do século XX, mesmo com a introdução da eletricidade e do petróleo, as novas indústrias se beneficiaram do ambiente criado pelas indústrias já instaladas (mercado consumidor, força de trabalho, redes ferroviárias e rodoviárias e serviços); Na segunda metade do século XX, inicia-se o processo de desconcentração espacial das indústrias.
A desconcentração espacial das indústrias Industrialização dos países subdesenvolvidos: A China é o maior produtor têxtil do mundo; Empresas automobilísticas se instalam em países como México e Brasil em busca de menores custos de produção. Em escala nacional, ocorre o enfraquecimento das antigas zonas industriais e o crescimento dos tecnopolos (baixo consumo de energia e forte integração dos centros de pesquisa e desenvolvimento).
Alta tecnologia e localização industrial Tecnopolo do Vale do Silício (EUA)