O processo de industrialização

3,351 views 19 slides Feb 04, 2014
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização Marco Abreu dos Santos [email protected] www.professormarco.wordpress.com

As revoluções industriais

As revoluções industriais A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa a partir do século XVIII. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

A Primeira Revolução Industrial Três características básicas: Uso de fontes de energia para movimentar as máquinas; Produção em larga escala; Especialização do trabalho.

Fatores que favoreceram a Revolução Industrial Acumulação de capitais (Império Colonial) Estabilidade política Existência de matérias-primas Mão de obra barata Mercados consumidores

Mudanças econômicas, sociais e ambientais O crescimento da urbanização; As novas relações de trabalho; Revolução nos transportes.

1ª Rev. Industrial - Principais inventos 1782 – James Watt, máquina a vapor que passa a ser usada em larga escala

1804 – Richard Trevithick inventa a locomotiva a vapor. 1ª Rev. Industrial - Principais inventos

A Segunda Revolução Industrial Quando? De 1850 ao início do século XX . Onde? Inglaterra, EUA, Japão, França e Alemanha. Características: Aumento do desemprego; Uso da eletricidade e do petróleo; Surgimento de trens elétricos, carros e aviões; Fordismo (produção em série).

1880 - Lâmpada elétrica, Thomas Edison 2ª Rev. Industrial - Principais inventos

1886 - Motor a combustão, Karl Benz 2ª Rev. Industrial - Principais inventos

Primeira Fase Segunda Fase Material Industrial Básico FERRO AÇO Principal Fonte Energética VAPOR ELETRICIDADE PETRÓLEO Setor Predominante TÊXTIL DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO (expansão)

A Terceira Revolução Industrial Quando? A partir da década de 1970. Características: Novas tecnologias da informação; Desenvolvimento da robótica, informática, química fina e biotecnologia; Mais velocidade nas trocas de informações; Aceleração dos transportes e diminuição da noção de distância; Interconexão dos lugares em tempo real; Expansão das empresas transnacionais; Substituição do trabalho humano por máquinas ou sistemas robotizados.

A Terceira Revolução Industrial Cristais de insulina Farmacos e cosméticos Robotização na indústria Rede mundial de computadores

A Terceira Revolução Industrial Toyotismo : novo sistema de produção cujo princípio básico era produzir com o mínimo de recursos para reduzir os custos. Características: Resposta à demanda; Flexibilidade; Redução de estoques.

Classificação das indústrias

A localização industrial No início as indústrias se instalavam próximas às bacias carboníferas; Na primeira metade do século XX, mesmo com a introdução da eletricidade e do petróleo, as novas indústrias se beneficiaram do ambiente criado pelas indústrias já instaladas (mercado consumidor, força de trabalho, redes ferroviárias e rodoviárias e serviços); Na segunda metade do século XX, inicia-se o processo de desconcentração espacial das indústrias.

A desconcentração espacial das indústrias Industrialização dos países subdesenvolvidos: A China é o maior produtor têxtil do mundo; Empresas automobilísticas se instalam em países como México e Brasil em busca de menores custos de produção. Em escala nacional, ocorre o enfraquecimento das antigas zonas industriais e o crescimento dos tecnopolos (baixo consumo de energia e forte integração dos centros de pesquisa e desenvolvimento).

Alta tecnologia e localização industrial Tecnopolo do Vale do Silício (EUA)