O que é a Física? O que ela estuda? Descubra nesta apresentação do prof. Sergio Madureira!
Size: 14.93 MB
Language: pt
Added: Dec 16, 2017
Slides: 19 pages
Slide Content
Física O que é? Porque estudar Física? Prof. Sergio Madureira
O que é a Física? A Física está em todas as nossas atividades, mesmo antes de nascermos! A palavra Física vem do grego antigo φύσις physis " natureza“ ou “conhecimento da natureza”. Seu objetivo é compreender os fenômenos da natureza em seus aspectos gerais. A Física é uma das disciplinas científicas mais fundamentais, que tem como objetivo compreender o comportamento do universo.
O que é a Física? Os temas centrais da Física estão em torno da matéria, da energia, do espaço e do tempo. Hoje , com seu desenvolvimento, a Física contribuiu significativamente para as tecnologias mais avançadas. Os estudos em eletromagnetismo e Física nuclear levaram à invenção da televisão, dos eletrodomésticos, computadores e dispositivos nucleares; e studos em Termodinâmica levaram, por exemplo, a industrialização, e muitas outras contribuições a Física ofereceu para a vida moderna.
Divisões da Física Sendo uma ciência que busca entender tantas coisas, a Física é dividida em algumas partes. A divisão clássica da Física é: Mecânica – Estudo do movimento e suas causas . Termodinâmica – Estudo da temperatura e calor, e sua relação com energia e trabalho. Ondulatória – Estudo das vibrações e ondas, e seu transporte de energia. Óptica – Estudo da luz, suas propriedades e fenômenos luminosos Eletricidade e Magnetismo – Estudo das cargas elétricas e fenômenos magnéticos
Mecânica A mecânica, de uma forma geral, busca entender o movimento e as causas dos movimentos dos corpos no universo, seja do nosso próprio corpo como o de astros e galáxias inteiras. Por que as coisas caem, por exemplo? A mecânica nos responde! O conhecimento de mecânica contribui, por exemplo, para a criação dos satélites e a programação de jogos modernos, como The Sims , Call of Duty , Need For Speed , etc.
Termodinâmica Ao estudar e relacionar temperatura, calor, trabalho e energia, a industrialização se tornou possível, e uma série de máquinas foram criadas. O que seria da nossa vida sem o automóvel ou o ar condicionado, por exemplo ? Demoraríamos dias para fazer viagens que hoje podemos fazer de carro ou avião, e morreríamos de calor se não tivéssemos o ar condicionado.
Ondulatória O estudo das ondas e sua capacidade de transportar energia deram origem a pelo menos três coisas que hoje é difícil viver sem: a televisão, o celular e a internet. Exames como o raio X, as transmissões de rádio, TV, celular, Wi-Fi, a música, a nossa voz, o microondas , a luz, entre tantas outras coisas fazem parte do estudo da ondulatória.
Óptica Como funciona o nosso olho? Como enxergamos as coisas? Como funciona uma máquina fotográfica? O que é o arco-íris? Porque consigo me ver em um espelho? Todas essas perguntas são respondidas pela óptica, que estuda a luz e os diversos fenômenos luminosos.
Eletricidade e magnetismo Os estudos das cargas elétricas levaram ao desenvolvimento da eletricidade, e o estudo dos campos magnéticos levaram a muitas descobertas científicas importantes. Sem energia elétrica todos os aparelhos eletroeletrônicos, como o computador, o celular, a televisão, o videogame, o ar condicionado, o microondas , o ferro de passar roupa, a geladeira, as lâmpadas, etc. deixariam de funcionar. Sem o conhecimento de magnetismo não teríamos os HDs, por exemplo, que guardam informações e são peça fundamental para a computação.
Física no cotidiano A Física faz parte das situações cotidianas mais simples, por isso bem ou mal temos algum conhecimento dela. Por exemplo, tudo que soltamos cai (e muitas vezes , quebra ). Bem ou mal conhecemos a lei da gravidade mesmo sem nunca tê-la estudado!
Física no cotidiano “Menino (a), não mete o dedo na tomada, tu vai levar choque!” Quem nunca ouviu isso? Mesmo sem conhecer nada de eletricidade, muitos de nós já sabem e já sentiram uma descarga elétrica!
Física no cotidiano Quem nunca sentiu frio ao sair da piscina, mesmo estando bastante ensolarado? Mais uma situação onde conhecemos uma parte da Física sem perceber, neste caso a calorimetria.
Física no cotidiano “Se eu tomar café da manhã com pães fresquinhos e não colocar eles na sacola depois mais tarde o pão vai estar duro e horrível.” Quem nunca viu isso acontecer? Mais uma vez a calorimetria entra em cena: A água presente no pão evapora e por isso ele resseca e fica duro.
Física no cotidiano “Se eu for rápido demais eu vou capotar na hora da curva.” Todo motorista sabe que não deve se atrever a fazer curvas rápido demais, mesmo sem saber nada de mecânica!
Física no cotidiano Bons nadadores normalmente são altos, e possuem braços e pernas longos. Por que? A mecânica explica facilmente!
Física no cotidiano Toda vez que olhamos para o céu, estamos na verdade vendo o passado. Conhecendo as ondas, em especial a luz, sabemos que pela distância da Terra ao Sol e as estrelas, por exemplo, que a luz do Sol e das estrelas demora para chegar até nós. A luz do Sol que chega ao nossos olhos, por exemplo, foi emitida há 8 minutos atrás, e a luz de qualquer estrela já foi emitida há pelo menos 4 anos atrás!
Mas nem tudo são flores... Seria show de bola aprender logo de cara como um globo de plasma funciona! Mas, como tudo na vida, precisamos começar pelo começo, então vamos construir esse conhecimento do comecinho e vamos trabalhando a partir daí, beleza?
E ainda... Ela pode ser a vilã pra muita gente, mas é inegável a importância e o papal da matemática em nossas vidas! Por isso ela é uma grande aliada da Física na resolução de problemas. Com ela temos precisão em tudo que estamos analisando, com valores exatos.
E aí? Gostou? A viagem é longa, e pode ter uns momentos chatinhos, mas é muito bacana aprender como muita coisa funciona! Essa é a Física, vamos juntos! Valeu! Grande abraço! Prof. Sergio Madureira