O que são alianças espirituais

9,913 views 16 slides Mar 23, 2015
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

A apresentação explica sobre o tema alianças no mundo espiritual. Aula de Batalha Espiritual introdutória sobre o assunto.


Slide Content

Escola de Libertadores O que são alianças espirituais?

Introdução Nossa discussão em praticamente todo o livro girará em torno dos “pactos espirituais”. A bíblia faz uma clara distinção entre o pecado e os pactos. Uma coisa é quando alguém se envolve numa obra da carne, outra coisa é quando entre num ciclo de pactos espirituais.

Objetivo Compreender o conceito de aliança

Texto Principal “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos; e dá o pago diretamente aos que o odeiam, fazendo-os perecer: não será demorado para com o que o odeia; prontamente lho retribuirá. Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir”. (Deuteronômio 7:9-11)

O que é uma aliança? O Interpreter’s Dictionary of the Bible define aliança como: Uma promessa solene feita ligando duas ou mais pessoas, grupos, famílias, organizações, através de juramentos, que pode ser de forma verbal ou por meio de uma ação simbólica. Tal ação ou fórmula é reconhecida por ambas as partes como ato formal que liga os envolvidos a cumprirem sua promessa Q uando falamos de aliança, precisamos entender primeiramente o significado deste termo, o contexto em que aparece na Bíblia e como pode envolver as pessoas no mundo espiritual.

O que é uma aliança? Etimologia da Palavra Hebraico Berit Embora seu real sentido seja incerto, algumas interpretações têm sido sugeridas: 1ª Interpretação : Derivado do verbo bara que significa “comer”. Esta expressão aparece em 2 Samuel 13.6; 12.17, por isso a interpretam como "uma refeição" ou "comida". Tal entendimento também provém do fato de que as alianças no mundo antigo eram geralmente seladas com refeições que as partes contratantes faziam juntas.

2 Sm 13.6 Deitou-se , pois, Amnom e fingiu-se doente; vindo o rei visitá-lo, Amnom lhe disse: Peço-te que minha irmã Tamar venha e prepare dois bolos à minha presença, para que eu coma de sua mão . 2 Sm 12.7 Então, os anciãos da sua casa se achegaram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis e não comeu com eles.

O que é uma aliança? 2ª Interpretação : Um segundo grupo de estudiosos relaciona berit com a palavra acadiana burru , que significa: estabelecer uma situação legal por meio de um testemunho acompanhado de juramento“ 3ª Interpretação : preferida pela maioria dos estudiosos, que associam o termo "aliança" com a palavra acadiana birtu , que tem os seguintes significados: grilhão, vínculo, algemas, atar. Sendo assim, as partes que realizam uma aliança passam a estar "algemadas uma à outra", ou seja, ficam presas espiritualmente ao compromisso estipulado. Esta então seria a ideia original da palavra "aliança".

IAWEH é Deus de Aliança Deus se relaciona com Israel e também com sua igreja na perspectiva de um casamento. Nele, Deus é o esposo fiel, e a igreja, a esposa amada. João Calvino disse que neste santo matrimônio importa que haja mútua fidelidade e prossegue dizendo: “ "Como Deus desempenha integralmente todos os deveres de um esposo fiel e verdadeiro, assim, por sua vez, de nós exige amor e castidade conjugal; isto é, que não prostituamos a nossa alma com Satanás, pela concupiscência e pelos impuros apetites da carne sendo [por eles] desonrada. Daí, quando censura a apostasia dos judeus, queixa-se de que, perdido o recato, de adultérios se conspurcam (Jr3.1, 2; Os 2.1-5 )”.

Deus relaciona-se com seu povo por meio de alianças Deus em aliança com Adão (Oseias 6.7) Deus em aliança com Noé (Gênesis 6.18) Deus em aliança com Abraão (Gênesis 15.8) Deus em aliança com Isaque (Levítico 26.42) Deus em aliança com Jacó (Levítico 26.42) Deus em aliança com Davi (2 Samuel 7) Deus em aliança com Salomão (1 Reis 9.4-7; 11.11-13)

A simbologia do Casamento Os casamentos realizados nos tempos bíblicos, em seu sentido primordial, praticamente não diferem dos que são realizados atualmente. A razão do ato é a mesma: quando duas pessoas se unem matrimonialmente, o fazem porque querem estabelecer uma relação com o máximo de compromisso de uma para com a outra. Casamento então é sinônimo de relação comprometida . Nele, os noivos estabelecem um compromisso por meio de uma aliança. Isso sela o relacionamento de um homem e de uma mulher O casamento é uma aliança no mundo físico e no mundo espiritual

A seriedade de uma aliança Tem caráter inalterável, obrigatório, não podendo ser canceladas pelas partes envolvidas. Coisa seríssima era agir de forma contrária às estipulações de um pacto. As consequências seriam inevitáveis. Isso está declarado nos textos de Deuteronômio 27 e 28, quando na ocasião Deus firmou um pacto com o seu povo. As bênçãos, oriundas da obediência, foram citadas, e também as maldições, advindas da desobediência, e o povo em forte coro respondia "amém", ou seja, "nós concordamos que será assim".

Existem alianças espiritualmente perigosas também Gálatas 3.15 : Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa . A aliança errada “liga espiritualmente” as partes envolvidas no pacto, e isto pode ter sérias implicações, caso façamos um ato desses fora dos parâmetros de Deus. A entrada de Israel em Canaã. Faz uma aliança sem consultar a Deus primeiramente. (Josué 9.1-6; 14-16).

Outros exemplos de alianças perigosas Aliança com os deuses (Êxodo 23.31-33) Alianças com imagens de escultura (Deuteronômio 7.25-26) Alianças com demônios (1 Coríntios 10.19-20) Alianças com parceiros sexuais fora do casamento (1 Coríntios 6.15-18) Alianças por meio de relacionamentos inescrupulosos (Josué 9.1-6; 14-16)

Conclusão Satanás é especialista em copiar as coisas de Deus. O conceito de aliança é divino e visa comprometer as partes envolvidas. O diabo, então, como imitador de Deus, criou também o seu sistema de pactos, visando levar as pessoas a fazerem compromissos e juramentos que mais tarde se revelariam como verdadeiros laços e fontes de sofrimento. É importante então que façamos uso salutar das alianças para que possamos nutrir um relacionamento saudável com Deus e com os amigos que Deus colocará em nosso caminho.

Deus de promessas