Eletiva de Base Laboratório de ideias Profª : Ma. Eleilde de S. Oliveira
Quais são os tipos de Plásticos?
O perigo dos Plásticos: Cerca de 100 mil pássaros e mamíferos morrem, por ano, devido à ingestão de sacolas plásticas. A produção e o descarte de plástico emitem gases de efeito estufa, como o CO 2 e o metano, que influenciam diretamente nas mudanças climáticas. A poluição plástica danifica o solo e envenena as águas subterrâneas. Impactos na saúde: A poluição plástica pode causar sérios impactos na saúde.
O perigo dos Plásticos: O plástico é um problema ambiental porque: É produzido continuamente, o que leva ao acúmulo na natureza. Pode levar até 400 anos para se decompor na natureza. Apenas cerca de 9% dos plásticos globais são reciclados a cada ano. A produção de plástico envolve práticas que poluem excessivamente o meio ambiente.
O perigo dos Microplásticos : A exposição contínua aos microplásticos pode causar: danos cardíacos, distúrbios endócrinos, redução da fertilidade, aumento do risco de infarto e AVC. Podem contaminar a água e o solo, afetar a biodiversidade marinha, liberar substâncias tóxicas, como os bisfenóis , que afetam o sistema hormonal dos animais marinhos. Podem estar presentes em: sabonetes, cremes, pastas, géis, máscaras esfoliantes, tintas e fertilizantes. As microesferas de plástico dos cosméticos não são retidas pela filtragem de partículas das estações de tratamento de água, indo parar nos oceanos.
O que é Bioplástico ? Bioplástico é um tipo de plástico que é produzido a partir de fontes renováveis, como plantas, resíduos ou microorganismos , em vez de petróleo ou gás natural. Os bioplásticos podem ser compostos por vários materiais, como amidos, celulose, óleos e gorduras vegetais, microbiota, entre outros. A matéria-prima é o que diferencia os diversos tipos de bioplásticos .
Quais são os tipos de bioplásticos ? Biopolietileno (PE): é um bioplástico obtido do craqueamento catalítico do petróleo e plantas, como cana-de-açúcar ou milho. É uma alternativa ao polietileno. É 100% reciclável, mas não biodegradável. Não contém bisfenol A e sua produção reduz o CO 2 na atmosfera. É uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, que permite embalar alimentos, prolongando a validade. É um dos tipos de plástico mais comuns e baratos, devido à sua alta produção mundial.
Quais são os tipos de bioplásticos ? Biopolipropileno (PP): é feito de recursos renováveis, como cana-de-açúcar ou milho. É produzido através da polimerização de base biológica, que usa de biomassa em vez de combustíveis fósseis. A biomassa absorve CO 2 durante a fase de crescimento, compensando as emissões durante a produção. Aplicações: embalagens, móveis, para-choques, tratamento de efluentes, fibras e tecidos. É compatível com alimentos e seres humanos, desde que não contenha UV. Todo polipropileno na cor natural não possui UV.
Quais são os tipos de bioplásticos ? Biopolietileno ( Bio-PE ): é um polímero de base biológica que é produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar. Já o polietileno tereftalato (PET) é um polímero termoplástico que é resultado da reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. É um dos plásticos de base biológica mais populares e pode ser usado da mesma maneira que o PET tradicional. O PET é um material essencial em diversas indústrias, como a de embalagens, por exemplo.
Quais são os tipos de bioplásticos ? Biopolicloreto de Vinila ( Bio-PVC ): é um tipo de PVC feito a partir de matérias-primas renováveis, como a biomassa. A biomassa é decomposta quimicamente em blocos de construção, que são rastreados até o produto final. O PVC é um pó branco e inerte que, na sua forma pura, não tem aplicação industrial. Para fabricar produtos em PVC, é necessário adicionar produtos químicos, chamados aditivos, à resina de PVC. O Bio-PVC reduz as emissões de CO 2 em mais de 90% em comparação ao PVC convencional, sem perda de propriedades.