O Segredo do rio Apresentação oral Mariana Teixeira Nº: 15 6º3
Título da obra : O Segredo do Rio Autor: Miguel Sousa Tavares Ilustrador: Hugo Pinto Editora: Porto Editora Edição: 1996
Resumo da obra Um rapaz vivia numa aldeia, na casa de campo. À frente da sua casa existia um ribeiro. Nas noites de verão, antes de ir para a cama, o menino ía para a beira do ribeiro. Quando passava uma estrela cadente, o rapaz pedia logo três desejos. Um dia, ouviu um barulho muito estranho. Era um peixe que saltava do ribeiro. O mais espantoso foi o momento em que o peixe começou a falar. Então, tornaram-se amigos e guardaram segredos. … No Outono, continuava o calor e os pais do menino estavam aflitos, porque os campos estavam todos secos e não conseguiam alimentar os filhos, A mãe como tinha visto uma carpa no ribeiro, decidiu dizer ao pai para a ir pescar. Quando o menino ouviu aquilo, foi logo dizer ao peixe para ele fugir. Os dois tiveram de se despedir e o menino teve muitas saudades do seu amigo. Passado algum tempo, o peixe voltou. O rapaz não queria acreditar. Foi logo ter com o peixe e viu que ele trazia latas com comida. Pegou nas latas e correu para a beira do pai, mas disse-lhe que não foi ele que as arranjou. Mas sim, a carpa que ele queria pescar. Com tudo isso, o pai foi à beira do ribeiro e pôs uma placa que dizia: “Proibido pescar neste local.”. O menino colocou outra com a seguinte mensagem: “Este rio tem um segredo que é só meu”.
Excerto preferido “O rapaz e o peixe foram ficando amigos e aprendendo a brincar juntos.” Este excerto é o meu preferido pois fala-nos da amizade e da forma como as relações crescem quando são partilhadas .
Opinião crítica da obra Texto de fácil entendimento pois utiliza linguagem simples; Apropriado, no meu ponto de vista, para crianças e adolescentes; Lembra a importância da proteção do ambiente, nomeadamente, dos rios e de todos os seres vivos.
Trabalho realizado por: Mariana Teixeira Nº 15 – 6º3