O sistema respiratório é o sistema do corpo responsável por garantir a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação do gás carbônico do nosso corpo. O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respir...
O sistema respiratório é o sistema do corpo responsável por garantir a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação do gás carbônico do nosso corpo. O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora do corpo também pelo sistema respiratório. Vale deixar claro que, além de participar da respiração, esse sistema possui estruturas que garantem a produção dos sons e a percepção dos odores.
Size: 2.68 MB
Language: pt
Added: Sep 20, 2025
Slides: 17 pages
Slide Content
Sistema Respiratório
O sistema respiratório é responsável pela troca de gases que ocorre em nosso corpo Inspiração: entrada de ar no corpo. Expiração: saída de ar do corpo;
Pelos e mucos Atuam como filtro, bloqueando a passagem de microrganismos e partículas sólidas. Além disso, o ar é adequadamente umidificado e aquecido.
nariz faringe laringe traquéia brônquios pulmões
Nariz O sistema respiratório começa desde a inspiração, no qual o ar deve se passar por dentro das narinas sendo filtrado pelo muco e pelos. A cavidade nasal também possui células receptoras que dão origem ao olfato.
Faringe Faz parte tanto do sistema respiratório quanto ao sistema digestório. Comunica-se com a boca e as fossas nasais. O ar inspirando pela boca ou pelo nariz passa pela faringe antes de chegar na laringe.
Laringe Curto órgão que conecta a faringe com a traqueia. Possui uma estrutura cartilaginosa que recebe o nome de epiglote Lugar que se encontra as cordas vocais e o “pomo de Adão” (que pode ser encontrado em ambos os gêneros, apesar de ser mais visível em homens).
Traqueia Tubo de aproximadamente 12 de comprimento e 2,5 de diâmetro. Parede reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se choquem. Bifurcado na região inferior dá origem aos brônquios. Possui os chamados epitélios que servem para remover microrganismos que entram conforme inalamos o ar. O muco produzido também serve como uma espécie de proteção.
Pulmão O pulmão humano é esponjoso, sendo envolvido por uma membrana denominada Pleura. No pulmão os brônquios vão se ramificando e tornando-se cada vez mais finos denominados como bronquíolos, dando origem a uma espécie de imagem que se assemelha a uma árvore . Esse conjunto recebe o nome de árvore brônquica ou árvore respiratória.
Brônquios Assim como os pulmões, os brônquios são separados entre direito e esquerdo O brônquio principal é o direito, sendo este mais vertical, mais curto e mais largo, Os brônquios principais subdividem-se em: brônquios lombares, brônquios segmentares e por fim os bronquíolos. Sua principal função é a troca de gases de O2 e CO2.