andreluis77770194
980 views
20 slides
Mar 09, 2015
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
O uso do Lego Digital Designer no Ensino
O Lego Digital Designer pode ser usado como apoio no ensino da geometria e desenvolvimento da criatividade e noção de espaço tridimensional.
Size: 750.86 KB
Language: pt
Added: Mar 09, 2015
Slides: 20 pages
Slide Content
O uso do Lego Digital Designer no Ensino da geometria Informática Educativa I do curso de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática Lante/ UFF André Luis de Oliveira da Silva São Paulo, 2015
Definição do projeto O uso do Lego Digital Designer na geometria O conteúdo a ser estudado pelos alunos são noções de geometria, com a manipulação de peças de lego virtuais e a construção de modelagens livres para facilitar o conhecimento geométrico e ajudar a desenvolver a criatividade.
Objetivos e metas do projeto O projeto objetiva despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento e a manipulação de peças geométricas em um ambiente tridimensional. As metas deste projeto visam desenvolver nos alunos, principalmente os que têm dificuldade em compreender figuras geométricas tridimensionais, uma nova visão e entendimento de tamanhos, espaço, posicionamento, escalas, medida, rotação e localização, além de possibilitar a resolução de problemas baseados em formas e construções, possibilitando aos alunos criarem modelagens de tema livre e desenvolver a criatividade.
Público alvo O uso do Lego Digital Designer é viável para qualquer idade escolar, desde o pré-escolar até o nível universitário, porém este projeto é designado para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II e idade compatível.
Quando utilizar O projeto será executado antes ou durante o estudo da geometria. O software será um aliado do professor no ensino dela, porque auxilia no entendimento e noção de espaço com um ambiente tridimensional, colaborando com o ensino do conteúdo, trazendo benefícios que inclusive não ficam restritos a somente esta matéria.
Local a usar As atividades ocorrerão no laboratório de informática . Custo do projeto O Software Lego Digital Designer é gratuito, basta baixar nos computadores da escola e instalar nas maquinas para assim já começar a utilizar.
Descrição da forma de emprego do projeto
Etapas do emprego do projeto: O professor deve estudar e conhecer bem como funciona o software; Apresentar o brinquedo Lego aos alunos, com fotos ou vídeos; Ensinar os comandos básicos do software e suas funcionalidades aos alunos; Relacionar as peças de Lego com objetos geométricos, instigando os alunos; Determinar os alunos a iniciarem as construções no software, que pode ser tema pré determinado ou tema livre; Auxiliar os alunos com dúvidas e permitir que eles se ajudem mutuamente; Permitir que os alunos compartilhem entre eles as construções; Após o término das construções, analisar coletivamente aspectos geométricos, como maior quantidade de blocos, maior variedade de peças, forma e etc.
Cronograma : 1 aula de 45 minutos para apresentar o software e ensinar comandos básicos; Pelo menos mais uma aula para os alunos desenvolverem as suas primeiras construções; 1 aula de 45 minutos para cada tema que for solicitado ao aluno quando for utilizar o software; Utilizar no mínimo umas 4 aulas para os alunos desenvolverem pelo menos uns 3 temas diferentes de construção.
Avaliação : A avaliação deve ser feita de forma construtiva, o professor deve observar se o aluno conseguiu desenvolver alguma construção satisfatória e observar durante várias tentativas, as evoluções na qualidade da construção; Para a aula é preferível que haja um aluno por computador, mas se a escola não dispuser de máquinas suficientes, pode-se ter pelo menos dois alunos por máquina.
Roteiro do projeto Inicialmente , o professor já deve ter conhecimento de como utilizar o software e saber do que ele é capaz. Para iniciar a aula no laboratório de informática, ele faz um breve relato sobre o que é o brinquedo Lego, demonstra as suas diferentes linhas que contemplam o “Lego System” que é o básico de blocos e o “Technic e o Mindstorm” que são mecânicos e eletrônicos e pelos computadores mesmo, o professor demonstra exemplos de construções que variam desde simples construções até cidades inteiras feitas de lego e robôs com comandos para instigar mais interesse e curiosidade pela ferramenta a ser utilizada. Para esta demonstração, o professor pode utilizar fotos, animações ou até vídeos.
Depois de apresentar o Lego aos alunos, o professor deve iniciar a apresentação do software em si, ensinando os seus comandos para iniciar as construções. Depois que os alunos já estiverem mais íntimos do software o professor deve iniciar uma pequena relação do software com objetos geométricos, que variam desde figuras planas até as espaciais. É neste momento que os alunos irão conhecer mais a fundo as principais peças do Lego, e o professor pode aproveitar para ensinar o nome das figuras geométricas, tanto planas como espaciais, como o paralelepípedo, trapézio, cilindro, triângulo, meio círculo, e etc.
Layout base do software, com o seu ambiente 3d e suas ferramentas:
Conhecendo as peças, os alunos já podem iniciar as primeiras construções, mas antes é importante o professor lembrar aos alunos de fazerem as construções levando em conta a proporção e simetria, para proporcionar melhores modelagens. No momento da construção, o professor pode optar por escolher um tema para que os alunos possam desenvolver, por exemplo, a criação de uma casa, assim os alunos deverão fazer a montagem utilizando variadas peças, podendo o professor auxiliar os alunos que estejam com alguma dificuldade na construção.
O professor deve determinar a quantidade de aulas para a construção de cada tema. Depois de terminar um tema, os alunos devem compartilhar as construções entre si, e o professor deve solicitar aos alunos que analisem qual construção utilizou mais peças, qual construção usou a maior variedade de peças ou qual obteve maior proporção e simetria. No final da construção dependendo da disponibilidade e recursos da escola, os alunos podem imprimir a construção em uma folha ou podem salvar o arquivo em um pen drive e utilizarem posteriormente de forma particular ou ainda podem trocar os arquivos e fazerem alterações na construção do colega.
O professor pode utilizar também de um tema livre para os alunos construírem que também é muito viável, pois estimula a criatividade total dos alunos, bastando apenas definir um variado uso de peças. A avaliação deve ser feita de forma construtiva, verificando se os alunos estão conseguindo atingir os objetivos solicitados, como fazer as construções solicitadas e analisar a qualidade e evolução de cada tema a ser idealizado.
A utilização do Lego Digital Designer, será muito benéfica para o aprendizado da geometria e apoia-se em uma visão pedagógica construtivista, pois além de construir, o aluno precisará criar e medir espaços, comprimentos, largura, terá que relacionar peças de formas diferentes, pensar em soluções, encaixar, rever espaços, tamanhos, posições e etc. O software servirá como um apoio no entendimento dos alunos, principalmente nas formas geométricas, que é o foco principal da aula, mas o software também pode ser utilizado para demonstrar o cálculo da área do quadrado e retângulo, no conceito de ângulo e até volume, bastando utilizar o mesmo nos momentos adequados.
Algumas construções possíveis com o Lego Digital Designer:
Referências Leituras de apoio: Barros, Cândida, O Videojogo como dispositivo de e-learning e as aprendizagens da matemática na educação pré-escolar. LEGO Mindstorm: A aplicação da robótica no ensino de física e no desenvolvimento tecnológico, site: http://www.sinect.com.br/2014/down. php ?id=3241&q=1 http://virtual-illusion.blogspot.com.br/2013/11/analise-do-uso-de-lego-noensino-da.html http://www.scholastic.com/teachers/top-teaching/2013/12/using-lego-buildmath-concepts