Uma pequena explanação sobre o que vem a ser pintura e os estilos de pintura que vemos com maior frequência.
Size: 3.03 MB
Language: pt
Added: Mar 08, 2023
Slides: 14 pages
Slide Content
Oficina: Tema Pintura!!
O que é pintura? Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede.
Quais são os tipos de pintura Pintura Rupestre; Paisagem Morta; Pintura Abstrata; Auto Retrato;
Pintura Rupestre
As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história , período que antecedeu a escrita, as tintas eram obtidas de recursos naturais . Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais. Por causa da falta de documentos históricos, a pré-história é muito estudada por arqueólogos, antropólogos e historiadores.
PAISAGEM MORTA Objetos inanimados são representados na pintura desde a Idade Média, em geral como fundo de pinturas religiosas de cunho realista.
Paisagem Morta O que é morto não tem beleza? Morte? Quem morreu? O que é Natureza Morta?
Natureza-morta é um tipo de pintura e fotografia em que se veem objetos inanimados, como frutas , louças , instrumentos musicais , flores , livros , taças de vidro, garrafas , jarras de metal, porcelanas , dentre outros objetos. Se refere à arte de pintar , desenhar , fotografar composições deste gênero. Na arte contemporânea , é frequente se utilizar, ainda, outros suportes para estas representações de objetos inanimados, como a escultura , instalação e a videoarte , como referências à história da arte
O conceito natureza-morta apresenta uma curiosidade inicial: tem relação indireta com a natureza e não tem nada haver com a morte. O conceito que analisamos faz parte da terminologia do mundo da pintura e se refere à pintura. Este tipo de pintura clássica utiliza certos elementos tais como frutas, utensílios de cozinha, flores, porcelanas, livros e tudo aquilo que faz parte do cotidiano. Porém, esta imagem tem evoluído e atualmente a natureza-morta ou pintura clássica apresenta objetos mais modernos como uma geladeira aberta ou um simples espelho. No entanto, seu elemento característico é normalmente algo criado pela natureza, por exemplo, um cacho de uva ou um pedaço de pão.
Quem são os Representantes deste estilo de pintura? Jean-Siméon Chardin (1699 - 1779) é o grande pintor francês de naturezas-mortas e obras de gênero Os arranjos de objetos díspares nas diversas composições e colagens de Juan Gris (1887-1927), Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963) associam a natureza-morta diretamente ao cubismo, ainda que o gênero atravesse toda a arte moderna, como indicam as obras de Vincent van Gogh (1853 - 1890), Fernand Léger (1881 - 1955), Henri Matisse (1869-1954), Chäim Soutine (1893 - 1943), Pierre Bonnard (1867 - 1947), entre outros.
Na tradição histórica da pintura há três temas que se destacam sobre os demais: a paisagem, o retrato e a natureza-morta. Este último oferece uma vantagem sobre os outros: permite uma maior liberdade criadora. O artista cria sua própria natureza-morta em função do que quer transmitir e da técnica que vai utilizar (a mais comum é a técnica a óleo e a aquarela).