O que são ondas sísmicas? São movimentos vibratórios das partículas das rochas que se transmitem segundo superfícies concêntricas devido à libertação súbita de energia no foco sísmico.
Ondas de Volume Consideremos as caraterísticas fundamentais de cada tipo de ondas sísmicas designadas por ondas internas.
Ondas Longitudinais – Ondas P (Primárias) Vibram na mesma direção de propagação da onda. Ondas de compressão ou de rarefação . Propagam-se em meios sólidos, líquidos e gasosos . A velocidade deste tipo de ondas varia com o meio em que se propagam. Não são tão destrutivas como as ondas S.
Ondas Longitudinais – Ondas P (Primárias)
Ondas Transversais – Ondas S (Secundárias) Vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. São mais lentas que as ondas P. Propagam-se apenas m corpos sólidos.
Ondas Transversais – Ondas S (Secundárias)
Ondas Superficiais Propagam-se ao longo da superfície do globo e resultam de interferências de ondas do tipo P e do tipo S. São as responsáveis pela maior parte das destruições quando ocorre um terramoto.
Ondas de Love As partículas vibram horizontalmente, fazendo a direção de vibração um ângulo reto com a direção de propagação. Essas ondas são o resultado da interferência de duas ondas S. São ligeiramente mais rápidas que as ondas de Rayleigh . São ondas cisalhantes altamente destrutivas.
Ondas de Love
Ondas de Rayleigh As partículas descrevem um movimento elíptico, num plano perpendicular à direção de propagação, provocando no solo ondulações semelhantes às ondas marinhas. A sua amplitude diminui rapidamente com a profundidade.