A célula é a menor unidade metabólica dos seres vivos, ou seja, é a menor unidade de vida.
Mesmo sozinha forma um ser vivo completo como, por exemplo, as bactérias e protozoários, organismos unicelulares. Quando em grupo formam organismos pluricelulares, tais como: plantas, animais, etc.
A c...
A célula é a menor unidade metabólica dos seres vivos, ou seja, é a menor unidade de vida.
Mesmo sozinha forma um ser vivo completo como, por exemplo, as bactérias e protozoários, organismos unicelulares. Quando em grupo formam organismos pluricelulares, tais como: plantas, animais, etc.
A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células, sendo o óvulo a maior delas, possui, aproximadamente, o diâmetro de um ponto final.
Estrutura das Células células que formam a maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu DNA, por este motivo são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem organelas membranosas no seu interior.
A membrana plasmática é uma espécie de película que envolve e protege a célula. Ela possui permeabilidade seletiva, ou seja, regula a entrada e a saída de substâncias da célula.
Através da membrana a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.
Na célula vegetal, além da membrana celular existe, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.
O citoplasma é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo, sendo constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. No hialoplasma, encontram-se várias organelas, estruturas responsáveis por diversas atividades celulares, tais como: nutrição, respiração, armazenamento de substâncias, etc. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.Entre as organelas destacam-se:
Mitocôndrias: usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia necessária para que a célula desempenhe suas funções;
Ribossomos: fabricam as proteínas nas células. Organelas não-membranosas fundamentais ao crescimento e à regeneração celular;
Retículos endoplasmáticos: rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais minerais, etc;
Complexo golgiense: formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos "açúcares", modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;
Lisossomos: realizam a digestão dentro da célula;
Centríolos: pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão celular;
Vacúolos: pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água, etc;
Cloroplastos: organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.O núcleo é a central de comando das atividades celulares, em geral, situa-se no centro da célula sendo envolvido por uma membrana nuclear chamada carioteca.
No interior do núcleo estão os cromossomos, que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear, material gelatinoso.
Size: 4.56 MB
Language: pt
Added: Apr 26, 2024
Slides: 29 pages
Slide Content
Organização celular Prof. Letícia 9° ano
Classificação dos seres vivos quanto ao número de células Unicelulares formados por uma única célula Pluricelulares formados por diversas células
Sua a única célula é a responsável pela manutenção das funções metabólicas, assim como capturar alimentos, reagir a estímulos do ambiente, etc. A ameba deforma sua membrana plasmática para capturar partículas alimentares pelo processo de fagocitose. A membrana fecha-se em torno da partícula. Seres unicelulares
Seres pluricelulares Cada célula desempenha uma função específica. O formato de cada célula está associado a função que exerce. As células normais do intestino apresentam dobras na membrana plasmática chamadas de vilosidades. Sua função é absorver os nutrientes ingeridos.
Células procarióticas e eucarióticas De acordo como seu material genético é encontrado no interior das células, classificamos as células em eucarióticas e procarióticas.
Células procarióticas Seu material genético encontra-se espalhado pelo citoplasma da célula. Não existe membrana o protegendo. ou parede celular
Células procarióticas São procariontes bactérias e cianofíceas (algas azuis). Bactérias cianofíceas
Células Eucarióticas Possuem seu material genético protegido por uma membrana chamada de carioteca ou membrana nuclear. Além dos ribossomos encontramos uma diversidade de organelas membranosas como mitocôndrias e cloroplastos. Carioteca ou membrana nuclear mitocôndria
Eucariontes São eucariontes plantas, animais, fungos e protozoários
Célula eucariótica animal A Célula animal não tem parede celular
Membrana plasmática delimita o meio interno do meio externo, regulando a composição química do meio intracelular assegurando a integridade da célula. É encontrada em todos os tipos de células . Glicocálix - lipídeos Proteínas: transportam substâncias Impressão digital da célula
Citoplasma : Material fluído que preenche o interior da célula. É o local onde eestão todas as organelas celulares. É encontrado em todos os tipos de células.
Ribossomos Organelas responsáveis pela produção de proteínas necessárias para o funcionamento celular. É encontrado em todos os tipos de células . fonte: www.alunosonline.com.br
Material genético (DNA, cromossomos) : controla o funcionamento da célula, orienta o metabolismo e a divisão celular. É encontrado em todos os tipos de células. Situado no núcleo da célula eucarionte.
Estruturas exclusivas aos eucariontes.
Núcleo celular : o material genético está protegido pela carioteca ou membrana nuclear.
Retículo endoplasmático : sistema de canais que facilitam o intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio extracelular, e ainda distribui as substâncias pelo meio interno. Existem dois tipos: Retículo endoplasmático granuloso Retículo endoplasmático não granuloso
Retículo endoplasmático granuloso: Possui ribossomos aderidos a sua membrana. Responsável de proteínas (enzimas digestivas, por exemplo). Transporte de substâncias, entre elas proteínas. É encontrado em grande quantidade em células secretoras, como as produtoras de enzimas digestivas.
É chamado assim porque não tem ribossomos. Responsável pelo transporte de substâncias e produção de lipídios (esteróides), carboidratos e inativação de substâncias. É bem desenvolvido em células dos ovários e testículos. Retículo endoplasmático não granuloso :
recebe e armazena as substâncias que foram produzidas pelo retículo endoplasmático, por isso dizemos que sua função é secretar (exportar) substâncias. É bem desenvolvido em glândulas(por exemplo glândulas mamárias) Complexo golgiense
Mitocôndrias : Responsáveis por fornecer energia para o funcionamento da célula e por consequência do organismo através da respiração celular. Contém DNA, é passado apenas de mãe para filhos Quanto maior a atividade celular maior será a quantidade de mitocôndrias.
Cloroplastos : está presente apenas nos vegetais , essa organela converte a energia luminosa em energia química (glicose); esse processo é chamado de fotossíntese. Contém DNA
Parede celular ou membrana esquelética Está presente nas plantas, fungos (eucariontes) e bactérias (procariontes). Sua função é proteger a célula de danos mecânicos e assegurar seu formato e função. Muitos antibióticos agem impedindo a formação da parede celular da bactéria.
Parede celular ou membrana esquelética bactéria vegetal
Lisossomos: Vesículas ricas em enzimas digestórias. Sua função é digerir o material orgânico disponível para a célula, este pode ser capturado no meio externo ou ser organelas sem função.
Centríolos Participam da divisão celular e da formação de cílios e flagelos. giárdia paramécio
Responda: 1. Qual a diferença de seres unicelulares e pluricelulares? 2. Qual a diferença entre células procariontes e eucariontes? 3. Cite exemplos de seres procariontes e eucariontes. 4. Quais estruturas permitem diferenciar uma célula vegetal de uma animal? 5. Qual a diferença entre membrana plasmática e carioteca? 6. Qual a função do núcleo celular e o que encontramos nele? 7. Qual a função dos centríolos?