Organização do trabalho pedagógico

magmmelo 10,172 views 16 slides Sep 30, 2015
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Reflexão sobre as formas de organização do trabalho pedagógico


Slide Content

Organização do trabalho pedagógico Luziânia , 27 de fevereiro de 2015.

Organizar a rotina da alfabetização O educador precisa ter clareza de que itens devem ser combinados e com que regularidade devem ser praticados para permitir às crianças entender em que situações se lê e se escreve, para que se lê e se escreve e quem lê e escreve. "E não é necessário ter sempre novidades programadas. A continuidade dá segurança aos alunos e, associada à diversidade de assuntos, amplia o repertório deles“ ( Debora Samori , pedagoga e formadora Cedac )

Um planejamento acertado contempla três tipos de atividade.  Atividades permanentes ; Sequência de atividades ; Projetos didáticos .

4. A produção de texto oral com destino escrito , feita em dias alternados com atividades de leitura, quando os alunos criam oralmente um texto e o ditam para o professor, trabalhando o comportamento escritor.  3. A escrita pelas crianças , feita em dias alternados com atividades de leitura, tendo como objeto a produção de listas de nomes de colegas, de frutas, de brinquedos etc., que podem ser escritas pelos estudantes com lápis e papel ou com letras móveis. 

Atividades permanentes São essenciais para o processo de alfabetização. Por isso, devem ser praticadas diariamente ou com periodicidade definida e em horário destinado exclusivamente a elas. Incluem:  1. A leitura pelo professor , feita diariamente, em voz alta, caprichando na entonação para aumentar o interesse e tomando cuidado para variar os gêneros durante o ano: contos, cartas, notícias, poemas etc.  2. A leitura pelos alunos , feita em dias alternados com atividades de escrita, sempre tendo como objeto textos que eles conheçam de cor, como cantigas, parlendas , trava-línguas, textos informativos etc. 

Sequência Didática   Visam levar as crianças a construir comportamentos leitores associados a propósitos como ler para aprender, ler para comparar diferentes versões de uma mesma obra e ler para conhecer diversas obras de um mesmo gênero. São organizadas para atingir diversos objetivos didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita. Necessariamente apresentam um nível progressivo de desafios. A duração varia de acordo com o conteúdo eleito. Em um bimestre, pode ter como objetivo trabalhar a leitura de contos de autores variados. Em outro, pode eleger a leitura de seções de jornal para que a turma se habitue a outro tipo de texto. 

Sequência didática: o que é? Procedimento de ensino Organizado em passos ou etapas Viabiliza estudo e aprofundamento Planejado pelo professor Garante propósito para escrita Permite interdisciplinaridade

Sequência didática: por quê? O planejamento da SD permite: Escolher temáticas relevantes para a vida das crianças, Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, Estimular a reflexão e a promoção de situações de interação propícias às aprendizagens, Favorecer a sistematização dos conhecimentos, Diversificar estratégias didáticas.

Compartilhar as propostas de trabalho com os alunos Mapear o conhecimento prévio dos alunos Ampliar o repertório dos alunos Analisar as marcas do gênero Buscar informações sobre o tema Produzir um texto coletivo Escrever um texto individual Fazer a revisão e o aprimoramento do texto Publicar os textos produzidos pelos alunos

Projetos didáticos  “[...] conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver um produto final que se quer obter.” (p. 57, v. 1) Etapas do projeto Tema ; Objetivos ; Conteúdos ; Tempo estimado ; Material necessário ; Apresentação da proposta ; Planejamento das etapas ; Encaminhamentos ; Agrupamentos ; Produto final; Avaliação .

POR QUE TRABALHAR COM PROJETOS? As atividades realizadas tem maior significado para os alunos, pois estão articuladas visando a um “produto final” , que é desejado e compartilhado por todos. A perspectiva de alcançar um produto final é direcionadora e gera maior motivação e interesse. Resulta numa aprendizagem significativa e prazerosa, pois tem relação com sua vida, é desafiador e promove ampliação de conhecimentos. Promove o estabelecimento de estratégias de organização e distribuição de tarefas, bem como de administração de espaço e tempo, em função das etapas previstas .

Estimula os alunos a fazerem escolhas e comprometerem-se com suas escolhas, assumindo responsabilidades. Possibilita a realização de um trabalho coletivo e interdisciplinar, serão tratadas apenas as áreas de conhecimento que naturalmente se integram aos objetivos pretendidos ou questões levantadas, considerando-se o produto final que se deseja alcançar. A organização do trabalho pedagógico por Projetos permite um planejamento articulado entre as áreas do conhecimento e o processo de alfabetização e letramento. Unidade 6, ano 1, p.12-15

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO DIDÁTICO Produto final, que concretiza as ações dos estudantes; Participação das crianças em todas as etapas do trabalho (planejamento, realização, avaliação); Divisão do trabalho, com responsabilização individual e coletiva. Segundo Nery (2007)

O que não podemos é perder o foco do trabalho , para que aquilo que for planejado relmente alcance os objetivos traçados . Em razão disso, o acompanhamento pedagógico é primordial.

Uma diferença básica entre o projeto didático e a sequência didática é que no projeto didático o planejamento , monitoramento e avaliação de todo processo se dá de forma compartilhada . No caso das sequências didáticas , pode -se pensar em produtos finais e é importante que se defina isso no caso das sequências é o professor quem define todo o processo .

Dúvidas ?