JordanioSilvaSantos
1,468 views
11 slides
Feb 10, 2021
Slide 1 of 11
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
About This Presentation
Aula preparada para o concurso docente IFPA 2019
Size: 727.24 KB
Language: pt
Added: Feb 10, 2021
Slides: 11 pages
Slide Content
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL 1 1 Prof. Jordanio Silva Santos E-mail: [email protected]
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO Organização é uma palavra originada do Grego " organon " que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha . T ambém pode ser entendida, como a forma que se dispõe um sistema ( conjunto de elementos ), em relação ao modo como eles estão organizados ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL Uma organização empresarial é formada por duas ou mais pessoas, que executam tarefas de modo controlado e coordenado , por meio da divisão e atribuição de responsabilidades, visando um mesmo objetivo em comum e a máxima qualidade do processo de trabalho.
TIPOS E IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 A criação de uma organização sempre está fundamentada a algum propósito. Privadas Com fins lucrativos Sem fins lucrativos OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Podem ser vinculados ao desenvolvimento de produtos ou a prestação de serviços para a satisfação das necessidades humanas. Públicas Servem à sociedade; Realizam objetivos; Preservam o conhecimento; Proporcionam carreiras;
IMPLICAÇÕES DAS ESTRUTURAS PARA A GESTÃO A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos ."
A distinção entre a organização formal e a informal é que, enquanto a primeira é uma organização planejada e a segunda constitui o resultado da interação espontânea dos membros da organização . 13 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS FORMAL A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização . Estrutura organizacional é a forma como a empresa se organiza internamente, como articula suas atividades e seus negócios, em outras palavras, é a dinâmica de uma empresa no mercado, como ela desenvolve suas capacidades para melhor atender o público interno e externo. É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades , comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. INFORMAL Surge da interação social das pessoas, o q ue significa que se desenvolve espontaneamente e voluntariamente quando as pessoas se reúnem. Estrutura Mecânica Estrutura Orgânica
DIFERENÇAS ENTRE ESTRUTURA MECÂNICA X ORGÂNICA 6 FATORES ESTRUTURA MECÂNICA ESTRUTURA ORGÂNICA DIVISÃO DO TRABALHO Forte divisão do trabalho, tarefas específicas. Nem sempre há divisão do trabalho. ESPECIALIZAÇÃO A divisão do trabalho e as especificidades das atividades favorecem a especialização dos cargos. Cargos generalistas, vários indivíduos participam da execução das tarefas. PADRONIZAÇÃO Elevada padronização das atividades e processos. Baixa padronização, atividades inovadoras e diferenciadas. CENTRALIZAÇÃO E PROCESSO DECISÓRIO Alto grau de centralização, a tomada de decisão se dá na alta direção. Descentralização, decisão e responsabilidade compartilhada. IGUALDADE ORGANIZACIONAL Organização burocrática e conservadora, com grandes níveis hierárquicos. Organização flexível, proativa, inovadora, com poucos níveis hierárquicos.
FORMAS TRADICIONAIS DE ORGANIZAR A ESTRUTURA 7 ESTRUTURA LINEAR Chefia - fonte exclusiva de autoridade; As ordens seguem a via hierárquica; Cada empregado recebe ordens e se reporta exclusivamente com um chefe imediato a ele; As decisões são centralizadas na cúpula da organização. ESTRUTURA FUNCIONAL Agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área na organização; Os membros do quadro respondem unicamente ao superior do seu departamento; Especialização das funções; Facilita a coordenação dentro da função; Indicada para empresas estáveis. ESTRUTURA LINHA-STAFF Fusão das estruturas (funcional e da linear ); Cada órgão se reporta a apenas um órgão superior ; A ssessoria e serviços especializados de diversos órgãos de staff; Separação entre órgãos operacionais e de apoio; Autoridade de linha, função de staff.
8 Estrutura por Produtos/Serviços Estrutura por Clientes Estrutura por Localização Geográfica Estrutura por Processos Estrutura Mista Estrutura Matricial Estrutura Virtual Estrutura por Projetos DEPARTAMENTALIZAÇÃO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A departamentalização é uma forma de sistematização da estrutura organizacional que visa agrupar atividades que possuem uma mesma linha de ação com o objetivo de melhorar a eficiência operacional da empresa.
9 DECORRÊNCIA TEÓRICA E O MODELO DE ESTRUTURA FORMAL Decorrente das Teorias de Administração Científica, Teoria Clássica e Estruturalista . INFORMAL Decorrente da Escola das Relações Humanas (conclusões da e xperiência de Hawthorne de Elton Mayo ). IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO A organização como máquina. Ênfase nas tarefas ou na estrutura organizacional. Inspirada em sistemas de engenharia. Autoridade centralizada. Linhas claras de autoridade. Especialização e competência técnica. Acentuada divisão do trabalho. Confiança nas regras e regulamentos . IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO A organização como grupos humanos. Ênfase nas pessoas e grupos sociais. Inspirada em sistemas de psicologia. Delegação de autoridade. Autonomia dos empregados. Confiança e abertura. Ênfase nas relações entre pessoas. Confiança nas pessoas. Dinâmica grupal e interpessoal.
10 A ESTRUTURA INFORMAL Representa as relações que não estão formalmente estruturadas em um organograma. É composta por relações não documentadas e não estruturadas entre os indivíduos, uma vez que surgem na informalidade e, portanto, não são reconhecidas pela hierarquia da organização. A estrutura informal não poder ser extinta. Menos sujeita ao controle da direção. Existe em todos os níveis. Estão nas pessoas Sempre existirão Autoridade flui horizontalmente