Orientação Pela Bússola Agrupamento de Escolas de Afonso III EB 1 do Alto Rodes – 3º ano – Turma A Professora Gena – Carlos Ferrinho
A Rosa-dos-Ventos é um esquema em forma de estrela que representa as diferentes direções dos pontos cardeais e dos pontos colaterais. Todos os mapas devem conter, pelo menos, a indicação de Norte. (A direção O - Oeste - pode vir indicada com W, do inglês West.)
Pontos Cardeais Pontos Colaterais N - Norte NE - Nordeste S - Sul NO - Noroeste E - Este, Leste ou Oriente (nascente) SE - Sudeste O - Oeste ou Ocidente (poente) SO - Sudoeste
O Movimento do Sol O sol nasce aproximadamente a Este e põe-se a Oeste , encontrando-se a Sul ao meio-dia solar. A hora dos relógios está adiantada em relação à hora solar.
Em orientação, um dos aparelhos mais usados é a Bússola . A sua agulha, por magnetismo, indica sempre o Norte magnético. Norte magnético? Mas, que Nortes existem?
Norte MAGNÉTICO Norte GEOGRÁFICO É o ponto para onde as bússolas apontam. É o linha imaginária das cartas e mapas terrestres de orientação. Os dois pontos acima não coincidem, o norte magnético passeia pelos arredores do norte geográfico (ou norte verdadeiro). para cada ponto da terra existe um ângulo (declinação magnética) que determina a diferença entre os dois nortes. A declinação magnética normalmente é indicada nas cartas, com uma indicação de sua variação no tempo .
Origem da Bússola Os Chineses terão sido os primeiros a explorar o fenómeno do magnetismo para indicar o Norte (ou o Sul). Si Nan (Si = “Apontar para”; Nan = “Sul”) é considerada como a primeira bússola e consiste numa pedra magnética, esculpida em forma de concha, cuja pega aponta para Sul. De acordo com alguns escritos chineses, as primeiras bússolas, desenvolvidas a partir da Si Nan foram utilizadas no mar por volta do ano 850 . Si Nan
Os Pólos Magnéticos O fenómeno que faz a agulha da bússola apontar na direção Norte-Sul é o Magnetismo terrestre. A Terra é como um íman gigante.
Introdução da bússola como auxiliar na orientação do mapa Orientar o mapa com auxílio da bússola : - Colocar o mapa numa superfície plana; Afastar a bússola de quaisquer component es metálicos; - Sobrepor a bússola no mapa; - Rodar o complexo mapa/bússola, fazendo coincidir o norte magnético da bússola com o do mapa (meridiano). N
Jogo dos Pontos Cardeais Idades : a partir dos 10 anos. Materiais: Rosa-dos-ventos desenhada no chão sem os pontos cardeais; Cartões com os pontos cardeais. Objetivo : Conhecer os pontos cardeais e colaterais; Orientação espacial. Descrição: O jovem recebe no início um conjunto de cartões com os pontos cardeais e colaterais, devendo depois colocá-los o mais rapidamente possível na Rosa-dos-Ventos tendo como referência a posição do Norte. Variante: Afixar uma rosa-dos-ventos com a localização dos pontos cardeais e colaterais para ajudar os mais jovens.
ORIENTAÇÃO POR INDÍCIOS Caracóis – encontram-se mais nos muros e paredes voltados para Leste e para Sul . Formigas - têm o formigueiro, especialmente as entradas, abrigadas dos ventos frios do Norte . Igrejas - as igrejas costumavam ser construídas com o Altar-Mor voltado para Este (nascente) e a porta principal para Oeste (Poente), o que já não acontece em todas as igrejas construídas recentemente . Campanários e Torres - normalmente possuem no cimo um cata-vento, o qual possui uma cruzeta indicando os Pontos Cardeais . Casca das Árvores - a casca das árvores é mais rugosa e com mais fendas do lado que é batido pelas chuvas, ou seja, do lado Norte .
Moinhos - as portas dos moinhos portugueses ficam geralmente viradas para Sudoeste . Inclinação das Árvores - se soubermos qual a direção do vento dominante numa região, através da inclinação das árvores conseguimos determinar os pontos cardeais . Musgos e Cogumelos - desenvolvem-se mais facilmente em locais sombrios, ou seja, do lado Norte . Girassóis - voltam a sua flor para Sul, em busca do sol.
Como construir uma bússola caseira http://www.youtube.com/watch?v=5Mw8W1nFd4o&feature=related