Os Perigos do Orgulho

gracinha45 2,406 views 23 slides Jun 15, 2012
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

OS PERIGOS DO ORGULHO Livro: Mediunidade e Discernimento - Walter Barcelos

“O orgulho tem posto a perder numerosos médiuns dotados das mais belas faculdades, que, sem ele, seriam instrumentos excelentes e muito úteis” Allan Kardec - “O Livro dos Médiuns” cap. XVII, questão nº 211

Entre os adeptos do Espiritismo, encontram-se aqueles que são convocados às tarefas mediúnicas visando ao esclarecimento, consolo e socorro aos sofredores do corpo e da alma .

Não basta ao médium espírita ter uma mediunidade formada, adestradas suas faculdades e atirar-se precipitadamente ao trabalho.

É preciso, para serviço tão delicado e complexo, preparar-se interiormente , lutando continuamente, com todas as energias da alma, contra a ignorância e a imperfeição moral que carrega em si mesmo se deseja realmente ser um bom instrumento nas mãos dos Benfeitores Espirituais.

Para seguir Jesus e simpatizar com os Bons Espíritos, é indispensável ao médium trabalhar incansavelmente pelo seu aperfeiçoamento, esforçando-se por destruir as monstruosidades do orgulho domiciliadas em seu próprio coração.

O médium que permanece cego às próprias imperfeições e deficiências, indiferente às necessidades da reforma íntima, poderá trabalhar muito na mediunidade, mas, ao invés de ser um instrumento útil, constituir-se-á um trabalhador indisciplinado com muitas dificuldades de adaptação aos princípios evangélico e distante da faixa mental dos instrutores do Além.

Enorme absurdo comete o espírita possuidor de faculdades que, produzindo frutos espirituais de paz, alívio, consolo, recuperação e cura para milhares de pessoas, se julga dispensado de instrução, de aprendizado, de disciplina, de educação e de reforma íntima.

O médium necessitará exercitar as energias da inteligência e do coração, na educação de si mesmo . O mestre Allan Kardec, na questão nº 228 de “O Livro dos Médiuns”, descreve as principais características dos médiuns orgulhosos , as quais vamos discriminar, efetuando breve análise.

“Confiança absoluta na superioridade das comunicações obtidas” É a aceitação apressada de tudo que provém de sua mediunidade, sem o uso do bom senso. 

“ Desprezo pelas que não vieram por seu intermédio.” O que os outros médiuns produzem não tem para ele valor, não merece ser lido ou respeitado. Julga-se melhor e auto suficiente. É aqui que começam a separação e a rivalidade dos médiuns e dos grupos.

“Consideração irrefletida pelos grandes nomes.” Nas comunicações recebidas, estão mais preocupados com os nomes famosos do que com o conteúdo. Acima de todos os ideais, o que mais desejam são: a fama, a admiração e os elogios.

“Rejeição de conselhos.” Não dão atenção aos conselhos dos ensinos de Kardec e nem de alguém que, conhecendo melhor a Doutrina, tem a intenção de esclarecê-lo.  

“Repulsa a qualquer crítica.” Toda observação prudente e análise ponderada de seus trabalhos é considerada um absurdo, um ato de violência, porque não aceitam a verdade e não querem clarear o entendimento sobre as leis espirituais.  

“Afastamento dos que podem dar opiniões desinteressadas.” Fazem tudo para não terem em sua companhia confrades que estudam a Doutrina, pois não querem aprender, mudar de ideias, aperfeiçoarem trabalhos e melhores sentimentos.  

“Confiança na própria habilidade, apesar da falta de experiência.” Pensam que podem facilmente dominar qualquer espírito ignorante, zombeteiro, rebelde ou pseudo sábio com sua força mediúnica e suas ordens enérgicas. Acreditam ingenuamente que nunca foram ou será enganado por nenhum espírito falso profeta.

Os médiuns orgulhosos , ainda que possuam força espiritual e grandes possibilidades psíquicas, caem facilmente nas redes invisíveis de espíritos dominadores e hipócritas , como nos declara o Codificador Allan Kardec:

“Tornados presas de espíritos mentirosos, suas qualidades primeiro perverteram-se, depois se aniquilaram e mais de um se viu humilhado por amargas decepções”.

Estes tais médiuns trabalham na mediunidade o máximo que podem, cultivando o orgulho mascarado de humildade , indiferentes à disciplina, aprendizado e educação evangélica, ausentes dos mais simples raciocínios em torno das lições profundamente esclarecedoras do mestre Allan Kardec.

Estes médiuns são aqueles cegos de quem o Divino Mestre advertiu: “O pior cego é aquele que não quer ver”, E, realmente, esses médiuns orgulhosos não querem enxergar a Luz da Verdade pela óptica da razão. Prejudicam mais do que realmente colaboram com o progresso do Espiritismo.

O Espiritismo não veio somente apresentar fenômenos mediúnicos para a visão externa da multidão de ignorantes, pois sua finalidade essencial é o fenômeno da educação moral.

Livro: Mediunidade e Discernimento -  W alter  B arcelos

MUITA PAZ! Grupo de estudos Espírita Allan Kardec www.luzdoespiritismo.com PROJETO: CONHECER, SENTIR, VIVER KARDEC http://www.luzdoespiritismo.com/projeto.html http://www.facebook.com/groups/allankardecgeak/ http://geak-luzdoespiritismo.blogspot.com.br/