O O Q Q U U E E É É B B I I P P E E D D A A L L I I S S M M O O E E P P O O R R Q Q U U E E E E L L E E É É I I M M P P O O R R T T A A N N T T E E ? ?
ARDIPITHECUS RAMIDUS SAHELANTHROPUS TCHANDENSIS
QUEM SÃO OS HOMINIDEOS? ENTÃO O TERMO "HOMINIDEO" SE REFERE A QUEM FAZ PARTE DO GRUPO HOMINIDAE, UMA FAMILIA TAXONÔMICA DENTRO DO GRANDE GRUPO DOS PRIMATAS. ANTIGAMENTE A FAMILIA HOMINIDAE ERA FORMADA POR NÓS E NOSSOS ANCESTRAIS, POR ISSO USÁVAMOS O TERMO "HOMINIDEO" PARA NOS REFERIR AOS AUSTRALOPITHECUS, POR EXEMPLO.
SAHELANTHROPUS TCHADENSIS: O MAIS ANTIGO BÍPEDE CONHECIDO?
CURIOSIDADES: É UMA DAS ESPÉCIES MAIS ANTIGAS CONHECIDAS NA ÁRVORE GENEALÓGICA HUMANA.ESTA ESPÉCIE VIVEU EM ALGUM MOMENTO ENTRE 7 E 6 MILHÕES DE ANOS ATRÁS NA ÁFRICA CENTRO- OCIDENTAL (CHADE). ANDAR ERETO PODE TER AJUDADO ESTA ESPÉCIE A SOBREVIVER EM DIVERSOS HABITATS, INCLUINDO FLORESTAS E PASTAGENS. EMBORA TENHAMOS APENAS MATERIAL CRANIANO DE SAHELANTHROPUS , ESTUDOS ATÉ AGORA MOSTRAM QUE ESTA ESPÉCIE TINHA UMA COMBINAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES A MACACOS E HUMANOS. CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES A MACACOS INCLUÍAM UM CÉREBRO PEQUENO (ATÉ UM POUCO MENOR QUE O DE UM CHIMPANZÉ), ROSTO INCLINADO, SOBRANCELHAS MUITO PROEMINENTES E CRÂNIO
ORROIN TUGENENSIS: UM BÍPEDE CONTROVERSO
ORROIN TUGENENSIS UM BÍPEDE CONTROVERSO: VIVEU HÁ CERCA DE 6 MILHÕES DE ANOS NO QUÊNIA. FÓSSEIS INDICAM QUE ELE TAMBÉM ERA BÍPEDE. EVIDÊNCIAS LIMITADAS: A INTERPRETAÇÃO DO BIPEDISMO AINDA É CONTROVERSA. FÊMUR: ESTUDOS RECENTES MOSTRAM QUE O FÊMUR DO ORRORIN TUGENENSIS É MAIS SEMELHANTE COM O DO MACACO DO MIOCENO PROCONSUL NYANZAE, E TAMBÉM INTIMAMENTE LIGADO AO AUSTRALOPITHECUS AFARENSIS.
ARDIPITHECUS RAMIDUS: UM BÍPEDE ADAPTADO PARA A VIDA NAS ÁRVORES
ARDIPITHECUS RAMIDUS O ARDIPITHECUS RAMIDUS É UMA ESPÉCIE DE HOMINÍDEO, PROVAVELMENTE BIPEDE E QUE PODERÁ TER SIDO UM DOS ANTEPASSADOS DA ESPÉCIE HUMANA. "ARDI" SIGNIFICA SOLO, RAMID RAIZ, EM UMA LINGUA (AMHÁRICO) DO LUGAR ONDE FORAM ENCONTRADOS OS RESTOS, (ETIÓPIA), AINDA QUE "PITHECUS" EM GREGO SIGNIFIQUE MACACO.
AUSTRALOPITHECUS AFARENSIS: UM BÍPEDE EFICIENTE
AUSTRALOPITHECUS AFARENSIS O AUSTRALOPITHECUS AFARENSIS É UMA ESPÉCIE DE HOMINÍDEO QUE VIVEU HÁ CERCA DE 3,9 A 2,9 MILHÕES DE ANOS ATRÁS NA ÁFRICA. É CONHECIDO POR SUA CAPACIDADE DE BIPEDIA, OU SEJA, ANDAR SOBRE DUAS PERNAS.O AUSTRALOPITHECUS UMA PEÇA IMPORTANTE NO AFARENSIS É ESTUDO DA EVOLUÇÃO HUMANA, DEMONSTRANDO COMO OS PRIMATAS SE ADAPTARAM AO AMBIENTE E DESENVOLVERAM CARACTERÍSTICAS QUE EVENTUALMENTE DERAM ORIGEM AOS HUMANOS MODERNOS.
CARACTERÍSTICA: BIPEDALISMO EFICIENTE COLUNA VERTEBRAL CURVA PERNAS MAIS LONGAS QUE OS BRAÇOS PÉ ADAPTADO PARA CAMINHAR SOBRE DUAS PERNAS CRANIO COM CARACTERÍSTICAS PRIMITIVAS IMPORTÂNCIA: UMA DAS PRIMEIRAS ESPÉCIES DE HOMINÍDEOS A APRESENTAR BIPEDIA MOSTRA UMA TRANSIÇÃO ENTRE OS PRIMATAS QUADRÚPEDES E OS HUMANOS BÍPEDES FÓSSIL MAIS FAMOSO: "LUCY", ENCONTRADO EM 1974 NA ETIÓPIA
A EVOLUÇÃO DO BIPEDARISMO E O SURGIMENTO DO GÊNERO HOMO
RESUMO DA EVOLUÇÃO DO BIPEDALISMO A EVOLUÇÃO DO BIPEDALISMO É UM MARCO CRUCIAL NA HISTÓRIA DA NOSSA ESPÉCIE, PAVIMENTANDO O CAMINHO PARA O SURGIMENTO DO GÊNERO HOMO E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. AO LONGO DE MILHÕES DE ANOS, NOSSOS ANCESTRAIS PASSARAM POR TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS, DESDE OS PRIMEIROS PASSOS HESITANTES ATÉ A MARCHA ERETA QUE NOS DEFINE.
A EVOLUÇÃO DO BIPEDALISMO PRIMÓRDIOS: 6 MILHÕES DE ANOS ATRÁS, COM O SAHELANTHROPUS TCHADENSIS. AUSTRALOPITHECUS:(A FAMOSA LUCY) JÁ EXIBIAM UMA POSTURA ERETA MAIS DEFINIDA. VANTAGENS DO BIPEDARISMO: LIBERAÇÃO DAS MÃOS: FERRAMENTAS, TRANSPORTE DE OBJETOS VISÃO AMPLIADA: UMA VISÃO DO AMBIENTE FACILITANDO A BUSCA POR ALIMENTOS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: PERMITINDO PERCORRER MAIORES DISTÂNCIA
CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS DO GÊNERO HOMO: CÉREBRO MAIOR: AUSTRALOPITECOS. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS COMPLEXAS. FERRAMENTAS DE PEDRA: CARACTERÍSTICA MARCANTE DO GÊNERO HOMO. PERMITIRAM PROCESSAR ALIMENTOS, CAÇAR E SE DEFENDER. BIPEDALISMO EFICIENTE: MAIS EFICIENTE. ADAPTAÇÕES ESQUELÉTICAS MUDANÇAS NA DENTIÇÃO: TORNARAM- SE MENORES E MAIS ADAPTADOS