Pós-modernismo

alinesantana1422 958 views 7 slides Nov 08, 2017
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Pós-modernismo


Slide Content

Pós-modernismo

Pós-modernismo é o nome dado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes, nas sociedades desde 1950. Mas, existe o medo, o medo de mudança, o medo do novo e a perda do conservadorismo . Ele é, sem dúvida, caracterizado pela avalanche recente de inovações tecnológicas, pela subversão dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do universo virtual, e pelo desmedido apelo consumista que seduz o homem pós-moderno. Pós-Modernismo

Mudanças pós modernas Cinema : Se discute as megaproduções, os papéis de atuação de alguns personagens. Arte : Buscam elementos do cotidiano para questiona-los e discuti-los, fazem uso da metalinguagem. Arquitetura : Uso irônico e exagerado de referências históricas, explosão de cores e de formas. Literatura : Força visual das palavras, nova forma de comunicação poética: o gráfico, exploração de formas, cores, montagens de palavras.

Sociedade A sociedade passa a viver em um mundo de efeitos e computação. Na sociedade, o que ganha mais valor é a aparência, imagens, etc., fazendo com que a realidade seja simulada por meio de imagens. Os meios de comunicação e informações ganham força. Economia A importância do pós-modernismo na economia foi mostrar aos indivíduos a capacidade de consumo, a adotarem estilos de vida e de filosofias, o consumo personalizado, usar bens e serviços e se entregarem ao presente e ao prazer.

É um crítico literário e político marxista, conhecido por sua análise da cultura contemporânea e da pós- modernidade. Destaca na cultura Pós-Moderna a perda do sentido histórico, a rejeição de todo tipo de transcendência, fortalece a percepção de um mundo em homogeneização. Principais filósofos pós-modernos FREDRIC JAMENSON

JEAN-FRANÇOIS LYOTARD Autor dos livros A fenomenologia , A Condição Pós-Moderna e o Inumano . A verdade é resultado da vitória do discurso mais sedutor ou daquele mais forte para impor o seu discurso. Acredita que a experiência da pós-modernidade decorreria da perda de nossas crenças nas visões totalizantes da história.

Zygmunt Bauman A modernidade imediata é “líquida” e “veloz”, mais dinâmica que a modernidade “sólida” que suplantou. A passagem de uma a outra acarretou profundas mudanças em todos os aspectos da vida humana. A modernidade líquida seria “um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível” Bauman não utiliza o termo pós-modernidade. Ele cunhou o conceito de “modernidade líquida” para definir o tempo presente. Escolheu a metáfora do “líquido” ou da fluidez como o principal aspecto do estado dessas mudanças. Um líquido sofre constante mudança e não conserva sua forma por muito tempo .