Paisagens mediterrâneas

reginaandradealves 1,141 views 13 slides Mar 22, 2017
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Geografia


Slide Content

Paisagens Mediterrâneas Prof.ª Regina Andrade

Florestas Mediterrâneas As regiões mediterrâneas apresentam uma composição climática em que a estação do verão é seca e o inverno, chuvoso.

Ocorrência A vegetação mediterrânea é possível de ser encontrada em pontos isolados da Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e também da Austrália, no entanto, a maior concentração está localizada no sul da Europa. As florestas originais foram substituídas por plantações de oliveira e videiras.  

Características Essa vegetação é composta basicamente por três tamanhos, sendo um arbóreo, um arbustivo e um herbáceo. Na composição faunística é possível encontrar veados, coelhos, aves e insetos.

A vegetação Mediterrânea, no caso específico do sul da Europa, é constituída por xerófilas, plantas resistentes a longos períodos de estiagem como os maquis e os garrigues .

Maquis Esta formação vegetal, também designada por chaparral ou matagal, é constituída principalmente por arbustos, muito densa e fechada, formando um matagal de difícil penetração (árvores-anãs). O maquis desenvolve-se, geralmente, em solos graníticos ( silíciosos ), onde outrora dominou o sobreiro. Entre as várias espécies de plantas que compõem o maquis, destacam-se o medronheiro, o loureiro, a urze, a giesta espinhosa, a piteira e alguns cactos. Ler mais:  http://geotouring.webnode.pt/biomas-/floresta-mediterr%C3%A2nica,-maquis-e-garrigue/

Essa distinção era mais evidente quando ambas se encontravam em sua forma original e ocupavam quase todo o continente europeu. O que ocasionou o desaparecimento de grande parte dessas vegetações foi a ocupação do espaço geográfico para atividade agropecuária, ocupação urbana e industrial, de forma que a vegetação original foi restringida profundamente.

Solo e Clima Com regiões de solo calcário ou granítico, o solo da vegetação mediterrânea apresenta coloração avermelhada ou amarela, o que indica a forte presença de óxido de ferro. Essa vegetação apresenta clima mediterrâneo, os quais são encontrados nas zonas temperadas do globo. Esse tipo de clima apresenta invernos frios (com temperaturas mínimas de 0°C) e úmidos (alto índice pluviométrico); e verões quentes (ultrapassam a temperatura média de 30°C) e secos.

Problemas Ambientais A maior concentração desse tipo de cobertura vegetal é encontrada no sul do continente europeu, região habitada desde os tempos primórdios da civilização humana. Portanto, desde tempos essa região na costa mediterrânea vem sofrendo com diversos problemas ambientais, sendo considerada uma das mais afetadas do mundo pela ação humana. Dentre os diversos problemas ambientais podemos destacar: industrialização, urbanização, extração da madeira, desmatamento desenfreado e a expansão da agricultura e pecuária. Note que a vegetação mediterrânea é altamente sensível ao processo de desertificação, que vem aumentando decorrente da ação humana.

Referências http:// brasilescola.uol.com.br/geografia/floresta-mediterranea.htm https://www.todamateria.com.br/vegetacao-mediterranea / https://www.google.com.br/search?q=vegetação+mediterrânea&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjynY__ qOXSAhUDipAKHSV8CXUQ_AUIBigB&biw=1366&bih=662#tbm
Tags