Patologias das construções engenharia civil

JssicaAzevedo38 337 views 11 slides Feb 21, 2024
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Patologias das construções


Slide Content

PATOLOGIAS DAS CONSTRUÇÕES ALUNOS: Geisla Patrícia Ferreira dos Santos, Geovanna Venancio Carvalho, Luiz Felipe Evangelista Assunção e Thamirys Batista Camelo.

PATOLOGIAS Segundo THAÍS FARIAS DE BRITO em seu trabalho da conclusão de curso na pagina 18, ela coloca a seguinte definição de patologia: ´´Patologia, de acordo com o dicionário Aurélio, é a parte da Medicina que estuda as doenças. Assim como os pacientes na Medicina, as edificações também podem apresentar “doenças”, como trincas, manchas, rupturas, corrosões, fissuras, entre outras (IANTAS, 2010). Segundo Helene (1992), conceitua-se como Patologia a parte da Engenharia que examina os sintomas, o mecanismo, as origens e as causas das falhas das construções civis, ou seja, é o estudo de todos os componentes que formam o diagnóstico do problema.`` Como visto acima, a patologia engloba varias doenças da construção e nesta apresentação será mostrada seis patologias, que são Fissuras, eflorescências, flechas excessivas, manchas, corrosão das armaduras e ninhos de concretagem.

Fissuras Fissuras são cortes superficiais no concreto, na alvenaria, revestimento ou pintura, decorrentes de diversas causas, como: • Acomodação de elementos estruturais. • Comprometimento da estrutura. • Dilatação térmica no revestimento. • Vibrações. • Retirada de elementos de escoras durante a fase construtiva. • Sobrecarga de uso calculada inadequadamente. • Perda de água nas camadas de acabamento. Segundo a NBR 15575 as fissuras apresentam aberturas inferiores ou iguais a 0, 6 mm

Eflorescência Eflorescência é o acúmulo de sais solúveis existentes na argamassa de chapisco, emboço e/ou reboco que juntamente com água afloram até superfície. Normalmente, surge nas juntas de espaçamento entre peças, porém, nos casos mais graves, a eflorescência chega a perfurar a peça cerâmica.

Manchas As manchas são um tipo de patologia que ocorre devido a umidades causadas pela chuva. Essa umidade pode se manifestar em diversos elementos prediais como: pisos, fachadas, paredes, estruturas, forro e outros e geralmente ocorre devido a problemas no processo ou também quando há infiltrações, que podem danificar a estrutura.

Flechas Excessivas As flechas excessivas são deslocamentos maiores que os permitidos em norma que podem acarretar em problemas para a obra, como ocorrer os aparecimentos de fissuras na viga, e acabar afetando a segurança e durabilidade.

Corrosões das armaduras As corrosões e considerada umas das patologias mais preocupantes na construção, as corrosões em concreto apresenta riscos enormes na segurança e estabilidade estrutural, esse tipo de danos pode ocorrer quando a proteção do cobrimento e de má qualidade, esse tipo de problema e causado tanto na estética quanto na utilização e segurança das estruturas. O processo corrosivo se caracteriza por provocar a destruição do aço e, consequentemente, danos estruturais. Alguns sinais que podemos identificar quando isso ocorre e fissuras e trincas, manchas na superfície, desagregações, deformação excessiva, destacamento do concreto, entre outros. Para evitar esse tipo de patologia e recomendado um cobrimento mínimo de concreto sobre as seções de aço deve haver um volume mínimo de concreto ao redor da ferragem para evitar a corrosão.

NINHOS DE CONCRETAGEM Os ninhos de concretagem ou segregação no concreto ou bicheiras ou vazios de concretagem é uma patologia que se apresenta durante o processo de concretagem, em que sua manifestação é apresentada pela falha ou erro ao preencher as formas de concreto, deixando a armadura exposta e sujeita a danificações físicas e química, sendo causada principalmente pelos espaços vazios gerados pelos agregados graúdos durante a concretagem, apresentando-se em pilares, vigas, lajes e paredes. As suas principais consequências são problemas estéticos e estruturais, pois esse defeito causa um estética péssima para o ambiente e dificulta colocar um revestimento, além disso os defeitos estruturais são o diminuindo a durabilidade, a capacidade de sustentação da edificação e a tensão a tração (fazendo aparecer trincas e rachaduras).

As principais causas dos ninhos de concretagem são: Lançamento de concreto: é a umas das principais causas, ela ocorre se usa um traço sem adensar e sem as devidas especificações em uma altura superior a 3 metros. Escorrimento da nata de cimento: é quando se coloca o traço dentro das formas e a nata do cimento começa a escorrer pelas frestas e buracos, pois as formas não estão totalmente impermeáveis. Mau adensamento: o mal adensamento causa ninhos, pois se adensarmos pouco a mistura não vai ser homogenia, fazendo com que os agregados graúdos criem vazios, no entanto se adensarmos muito ocorrera uma segregação de componentes.

TRATAMENTO DO NINHO DE CONCRETAGEM O tratamento adequado para essa patologia quando ela está com 5 centímetros de profundidade é retirar todo material segregado, limpar a ferrugem com uma escova de aço, aplicar uma camada de inibidor de corrosão e aplicar argamassa polimérica estrutural, todavia se a profundidade for maior que 5 centímetros é aconselhável retirar todo material segregado, limpar a ferrugem com uma escova de aço, aplicar uma camada de inibidor de corrosão e aplicar o grautes cimentícios (um cimento muito fluido e especial. No entanto, em casos críticos é necessário substituir a peça. COMO EVITAR Pode-se evitá-lo usando equipamento adequado, concreto auto adensável, usar o traço correto e não ultrapassar a concretagem dos 2 metros de altura.

REFERENCIAS https://blog.gail.com.br/como-surgem-as-manchas-de-umidade-e-como-evita-las. http://ct.ufpb.br/ccec/contents/documentos/tccs/2016.2/analise-de-manifestacoes-patologicas-na-construcao-civil-pelo-metodo-gut-estudo-de-caso-em-uma-instituicao-publica-de-ensino-superior.pdf https://facilitandoaengenharia.com.br/2022/07/07/como-reduzir-flechas-em-vigas/ https://www.aecweb.com.br/revista/materias/corrosao-do-concreto-e-causada-por-umidade-e-gases-nocivos/6412 https://www.ceusa.com.br/central-de-ajuda/resposta/o-que-e-eflorescencia-e-como-evitar. https://www.concretousinado.com.br/noticias/bicheiras-concreto/ https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-fissura.html https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/entendendo-as-trincas-e-fissuras/ https://www.youtube.com/watch?v=uv4m--s9-VM https://www.blok.com.br/blog/eflorescencia http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=36&Cod=1582 https://www.tecnosilbr.com.br/corrosao-de-armadura-o-que-causa-e-como-amenizar-esse-dano/ https://construcaocivil.info/pilar-com-ferragens-expostas-ninhos-de-concretagem-apos-a-concretagem-por-conta-de-falhas-no-processo-de-adensamento-do-concreto-ferramenta-utilizada-para-adensamento-vibrador-de-imersao-obra-e/ https://www.cimentoitambe.com.br/patologias-do-concreto/falhas-ninhos.html https://www.tecnosilbr.com.br/corrosao-de-armadura-o-que-causa-e-como-amenizar-esse-dano/#:~:text=A%20corros%C3%A3o%20das%20armaduras%20%C3%A9,e%2C%20consequentemente%2C%20danos%20estruturais
Tags