Paulo Freire e a Educação Libertadora

ricaPimentel2 633 views 15 slides Mar 19, 2022
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Conheça um pouco mais sobre o Pensador Brasileiro premiado e respeitado no mundo - Paulo Freire.
Trabalho apresentado à disciplina de Didática, no curso de Pedagogia da UENF


Slide Content

Paulo Freire e a Educação Libertadora Saiba um pouco mais sobre o Patrono da Educação Brasileira

Quem ele é? Paulo Freire foi um educador e pedagogo pernambucano que ganhou atenção na década de 1950. Ele recebeu o título de  patrono da educação brasileira  em 2012 e foi o brasileiro mais homenageado da história por títulos de Doutor Honoris Causa. O educador recebeu 48 desses títulos de universidades brasileiras e estrangeiras, além de ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1995 e ganhar o prêmio de Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO) em 1986.

Professor de língua portuguesa, Freire aplicou, em 1963, um  método próprio de alfabetização em Angicos , cidade do interior do Rio Grande do Norte. O projeto foi um sucesso, conseguindo alfabetizar 300 adultos em um tempo muito curto (45 dias), partindo do conhecimento prévio que essas pessoas já possuíam. Por conta dos resultados eficazes, o governo brasileiro — que estava realizando as Reformas de Base — aprovou a multiplicação dessa primeira experiência em um Plano Nacional de Alfabetização.

A metodologia de ensino de Paulo Freire A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar conectada ao  cotidiano dos estudantes e às experiências  que eles têm. Sua filosofia baseia-se no  diálogo entre professor e aluno , procurando transformar o estudante em um  aprendiz ativo . Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

“Transformar os alunos em objetos receptores é uma tentativa de controlar o pensamento e a ação, leva homens e mulheres a ajustarem-se ao mundo e inibe o seu poder criativo.” (Paulo Freire)

Seu método está fundamentado em quatro fases:  1- Investigação da demanda temática de interesse da comunidade de educandos que se dá através do diálogo entre educadores e educandos, investigando o universo e trazendo temas de interesse dos mesmos. Além disso, é preciso também detectar o nível de consciência dos indivíduos sobre os temas já que o importante é justamente fazer nascer esta consciência nos educandos.

2- Escolha e codificação das temáticas adotadas para a investigação e submissão das mesmas à análise crítica da comunidade de educandos.

  3- Desenvolvimento de círculos de investigação temática que visam melhorar o nível qualitativo das propostas temáticas e explicitar precisamente as situações limites a serem trabalhadas. De tais círculos devem participar tanto educadores quanto educandos.

4- Redução dos temas a serem tratados em núcleos fundamentais que constituirão as unidades de aprendizagem bem como a sequência entre elas. Feito isto, prepara-se o material a ser utilizado e procede-se a sua codificação tendo como perspectiva o canal de comunicação a ser utilizado.

Duas análises podem ser feitas sobre a pedagogia de Paulo Freire: uma sobre a ótica da relação entre sujeito-objeto e sobre a ótica da autonomia. Em relação à primeira, o educando é visto como sujeito da história, construindo uma relação crítica da mesma através de um processo de meta-reflexão que visa transformação. Do ponto de vista da autonomia, o educando é visto como um ser autônomo a medida que o mesmo pode agir como elemento transformador do mundo, ponto chave do processo educacional proposto pelo autor.

A Escola, na visão de Paulo Freire, deve ser democrática, respeitando o educando como sujeito da história, e centrada na problemática da comunidade em que vive e atua, propondo práticas pedagógicas capazes de provocar no aluno uma consciência crítica fomentadora de transformações sociais.

Ainda hoje, Paulo Freire é um ícone da educação brasileira, sendo um dos nomes mais respeitáveis para o embasamento teórico de pesquisas relacionadas à alfabetização. Seja ele amado, incompreendido ou rejeitado, isso não muda o fato de que as obras de Freire falam por si e se tornaram um legado importante para o desenvolvimento da visão educacional moderna.

Referências UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina: A Educação como Prática Libertadora Paulo Freire; Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/infoedu/alunos/alunos99/zorzo1.htm Escola da Inteligência: Paulo Freire: entenda sua importância para a educação brasileira. . Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/blog/paulo-freire-entenda-sua-importancia-para-a-educacao-brasileira/ Fundacred: Paulo Freire e sua contribuição para a educação. Disponível em: https://www.fundacred.org.br/site/2020/11/09/paulo-freire-e-sua-contribuicao-para-a-educacao/

Pedagogia UENF Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Didática Érica Teixeira Pimentel Matrícula 19211080168 Magdala Reiff dos Santos Matrícula 21211080123