Período simples e período composto

262 views 11 slides Jul 08, 2021
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Aula expositiva sobre período simples e período composto, apropriado para o terceiro ano do ensino médio com exemplos textuais e tirinha e alguns exercícios com respostas.


Slide Content

Período Simples e Período Composto Prof. Jack

Período é um enunciado de sentido completo constituído por uma ou mais orações. O início e o fim do período são marcados, na fala, pelo uso de uma entoação característica e, na escrita, pelo uso de uma pontuação específica , que delimitam sua extensão .

Chamamos de períodos simples aqueles constituídos por uma só oração . Nesse caso, a oração é denominada absoluta: Os dias de inverno são muito curtos. Os períodos compostos apresentam mais de uma oração. Paulo disse que não viria . mas mudou de ideia, porque precisa pegar os documentos de sua irmã.

1. O cartum é um desenho que satiriza comportamentos humanos para promover uma reflexão crítica por meio do humor. Qual é a situação satirizada no cartum de Maitena ? Marido e mulher têm uma visão divergente sobre a viagem que fizeram . Explique por quê . 2. Releia a fala em que o homem relata o que fizeram. Que recurso gramatical foi usado, no texto, para criar no leitor a impressão de que a viagem feita pelo casal teve um ritmo frenético? > Explique de que modo esse recurso produz o efeito de sentido pretendido.

3. Qual é a situação satirizada por esse cartum? a) a fala da primeira senhora traz uma opinião implícita sobre a atividade artística . Qual é ela? b) que expressão , no texto, confirma essa opinião implícita? Por quê? 4. A fala da mãe reconstrói, para a amiga, diferentes reações que ela teve ao saber da ocupação do namorado da filha. Qual foi a primeira reação? O que a justifica? > Qual foi a segunda reação? O que, no texto, permite identificá-la?

5. Leia novamente os trechos a seguir. 1º cartum - " Fomos a todos os museus, [...] provamos os pratos mais exóticos, caminhamos , tiramos fotos, filmamos , visitamos parentes, amigos [...]." 2º cartum - " Quando minha filha me disse que o namorado se dedicava à pintura, eu me acalmei porque imaginei outra coisa, entendeu ? Que pintava quadros, expunha!" a) Observe a maneira como as orações estão organizadas em cada caso . Em qual dos trechos é possível identificar independência entre as orações ? b) No trecho em que algumas orações apresentam dependência de outras, que termos estabelecem vínculos entre as diferentes orações ?

A comparação entre as estruturas sintáticas presentes nos dois textos nos leva a Uma constatação importante sobre a maneira de organizar as orações no interior dos períodos : a depender das intenções do falante, a articulação das orações pode ser feita para criar vínculos sintáticos entre diferentes informações que se tornam dependentes umas das outras . Pode também ser adotado um outro modo de apresentar as informações, mantendo a independência sintática das orações.

Para estudar os diferentes modos de articular, sintaticamente, as orações em períodos, precisamos tratar de dois conceitos básicos: o de coordenação e o de subordinação . No texto do primeiro cartum, observamos a apresentação de uma série de orações coordenadas . No texto do segundo, em que é evidente a construção de vínculos sintáticos entre as orações , elas aparecem subordinadas .

Tome Nota Ao estudar a sintaxe do período composto, identificamos o tipo de relação (de coordenação ou de subordinação ) que se estabelece entre as orações no interior do período ; investigamos a natureza da relação semântica que se estabelece entre as orações ; e, quando o período é composto por subordinação , procuramos identificar a que termos equivalem as orações subordinadas na estrutura da oração principal e que função elas exercem em relação a essa oração .