Pneumatologia 1 - Introdução à Doutrina do Espírito Santo
Existencial
639 views
7 slides
Aug 10, 2018
Slide 1 of 7
1
2
3
4
5
6
7
About This Presentation
Introdução
1. O que podemos aprender sobre a pessoa do Espírito Santo? Certamente que os escritores cristãos se debruçam constantemente sobre este assunto, e por mais que se apliquem a estudar e ensinar acerca do Santo Espírito, ainda assim continuam nadando nas margens deste Rio da Vida.
2...
Introdução
1. O que podemos aprender sobre a pessoa do Espírito Santo? Certamente que os escritores cristãos se debruçam constantemente sobre este assunto, e por mais que se apliquem a estudar e ensinar acerca do Santo Espírito, ainda assim continuam nadando nas margens deste Rio da Vida.
2. Não devemos procurar simplificar esta doutrina somente para satisfazer a curiosidade humana sobre as coisas de Deus. Na verdade, precisamos confessar nossa indigência em matéria de espiritualidade e verdade, e assim iniciarmos nossos estudos como fazem os meninos que entram na vida escolar, os quais sempre ficam mudos quando os professores perguntam se entenderam tudo o que foi ensinado.
3. Iremos abordar a Pneumatologia partindo do Novo Testamento, pois existe uma diferença imensurável entre a revelação que Jesus trouxe acerca do Espírito Santo e aquelas referências do Antigo Testamento. Não iremos explorar toda a doutrina do Consolador, e sim, algumas passagens do Evangelho de Marcos que falam sobre Ele.
4. O primeiro evangelho a ser compilado foi o de Marcos. O segundo foi Mateus, seguido de Lucas e por último, João. Seguiremos esta ordem. Também buscaremos referências nos demais livros dos apóstolos e profetas afim de aumentar nosso arcabouço de conhecimento sobre o misterioso Espírito da Graça, mas não aprofundaremos as discussões pois não é este o objetivo deste opúsculo.
Size: 328.39 KB
Language: pt
Added: Aug 10, 2018
Slides: 7 pages
Slide Content
Pneumatologia Introdução ao Estudo das Obras do Espírito Santo
O que podemos aprender sobre a pessoa do Espírito Santo? Certamente que os escritores cristãos se debruçam constantemente sobre este assunto, e por mais que se apliquem a estudar e ensinar acerca do Santo Espírito, ainda assim continuam nadando nas margens deste Rio da Vida.
Não devemos procurar simplificar esta doutrina somente para satisfazer a curiosidade humana sobre as coisas de Deus. Na verdade, precisamos confessar nossa indigência em matéria de espiritualidade e verdade, e assim iniciarmos nossos estudos como fazem os meninos que entram na vida escolar, os quais sempre ficam mudos quando os professores perguntam se entenderam tudo o que foi ensinado.
Iremos abordar a Pneumatologia partindo do Novo Testamento, pois existe uma diferença imensurável entre a revelação que Jesus trouxe acerca do Espírito Santo e aquelas referências do Antigo Testamento. Não iremos explorar toda a doutrina do Consolador, e sim, algumas passagens do Evangelho de Marcos que falam sobre Ele.
O primeiro evangelho a ser compilado foi o de Marcos. O segundo foi Mateus, seguido de Lucas e por último, João. Seguiremos esta ordem. Também buscaremos referências nos demais livros dos apóstolos e profetas afim de aumentar nosso arcabouço de conhecimento sobre o misterioso Espírito da Graça, mas não aprofundaremos as discussões pois não é este o objetivo deste opúsculo.