PONTUAÇÃO NAS ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS

chavesnetotururu 11 views 19 slides Sep 05, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

PONTUAÇÃO


Slide Content

PORTUGUÊS Prof. Moacir Chaves

ORAÇÕES COORDENADAS EMPREGO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO

ADITIVAS ( pontuação facultativa nas adições enfáticas e proibida nos demais casos) Joana foi ao mercado e fez compras . Não só passei na prova, como também fiquei em primeiro lugar . Tant o comeu a torta como saboreou o sorvete .

ADVERSATIVAS ( pontuação obrigatória em todos os casos) Já está escuro , porém consigo ver . O menino caiu, mas não chorou . Marcos estudou pouco, e foi aprovado .

ALTERNATIVAS ( pontuação obrigatória nos pares e facultativa nas unidades) Ou você xinga , ou você elogia . Ora estamos na cama , ora estamos no chão . Saia da sala agora ou eu chamo o diretor .

EXPIC ATIVAS ( pontuação obrigatória em todos os casos) A criança devia estar doente, porque chorava muito . O pai já está deitado, porquanto as luzes estão apagadas . Venha rápido, que estou com pressa .

CONCLUS IVAS ( pontuação obrigatória em todos os casos) Estudei muito, portanto serei aprovado . Você é jovem; intensifique, pois , seus estudos . Você foi aprovado, então agradeça a Deus !

EXERCITANDO

“Não quero parodiar filósofos, não quero imitar Descartes, mas creio que hoje devemos dizer; ‘Eu estou no mercado, logo existo’.”. Uma outra forma de parodiar Descartes, sem subverter o sentido original do enunciado destacado, é: “Estou no mercado, porquanto existo.”

“O dinheiro, mercadoria universal por excelência, produz uma nova metafísica da vida humana: alguns salários são irrecusáveis. Por isso , certas ofertas, partindo de multinacionais capazes de concentrar capital suficiente para efetuá-las, selam o destino da vítima [...]”. Dado o seu sentido explicativo, a conjunção “Por isso” poderia ser substituída pelo conector “Porquanto”, sem prejuízo da coerência do texto.

“Esses organismos quebram alguns compostos diretamente em dióxido de carbono (CO2), mas outros produtos químicos permanecem no meio ambiente por anos, absolutamente intocados.”. O conector “mas” introduz, no período, uma oração de sentido explicativo.

“[...] as empresas precisam ampliar seus quadros de trabalhadores, contudo , não encontram pessoas preparadas entre milhões de desempregados.”. A palavra “contudo” pode, sem prejuízo para as informações do texto, ser substituída por qualquer um dos seguintes: “porém”, “entretanto”, “no entanto”, “todavia”.

“Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, não obstante posso garantir que não é listrada.”. Com o emprego do “não obstante”, o autor apresenta dois fatos entre os quais há relação de adversidade.

“Sua sentença foi muito elogiada. Todavia , o governo estadual anunciou que irá recorrer ao Tribunal de Justiça [...]”. O emprego da conjunção “Todavia” estabelece uma relação de causa e efeito entre as orações.

“Eu esperava o fim da tarde com ansiedade; mal escurecia, entrava no camarote para ler, mas ficava pensando nos dois [...]”. A correção gramatical do texto seria mantida se a vírgula empregada antes da conjunção “mas” fosse omitida.

“A visão do sujeito indivíduo — indivisível — pressupõe um caráter singular, único, racional e pensante em cada um de nós. Porém , não há como pensar que existimos previamente a nossas relações sociais [...]”. Ao ligar dois períodos sintáticos, o conectivo “Porém” introduz a oposição entre a ideia de um sujeito único e indivisível e a ideia de um sujeito moldado por teias de relações sociais.

O sentido original do texto seria mantido com a substituição do conector “e” pela conjunção “pois”, em “A mulher gastava pouco, e a vida era barata.”.

(PROF. MOACIR CHAVES / 2021) “Um militar à paisana desconfiou do suposto policial e chamou a polícia.”. Caso fosse acrescido o advérbio “não” imediatamente antes da forma verbal “chamou”, seria possível a substituição do conector “e” por “entretanto”, sem que houvesse prejuízo para a coerência do período, sendo necessário apenas um pequeno ajuste gramatical.
Tags