Poríferos e cnidários ALUNO: joão vitor sales trindade
Poríferos (esponjas) e Cnidários (águas-vivas, corais) são animais aquáticos primitivos. Poríferos são mais simples, sem tecidos verdadeiros, e filtram partículas da água. Cnidários são mais complexos, com dois folhetos embrionários e tecidos verdadeiros, possuindo células urticantes ( cnidócitos ) que servem para defesa e captura de presas, e um sistema digestivo incompleto.
Características: São os animais mais simples, sem tecidos ou órgãos verdadeiros, e com desenvolvimento embrionário até a blástula. Estrutura: Possuem um corpo com poros para entrada de água e um esqueleto interno de sustentação formado por espículas (de cálcio, sílica) ou espongina . Alimentação: São filtradores que absorvem alimentos (partículas em suspensão) da água através de seus poros, que são capturados por células específicas chamadas coanócitos . Habitat: A maioria é marinha, vivendo fixada em rochas ou fundos do mar.
Os poríferos (esponjas) reproduzem-se assexuadamente por brotamento, fragmentação e gemulação, e sexualmente por fecundação gamética, resultando numa larva que se fixa a um substrato. Os cnidários exibem reprodução assexuada por brotamento e sexual por meio de metagênese (alternância entre pólipo e medusa), originando um zigoto que pode se transformar em larva ou um novo pólipo.