PRÁTICA EXPERIMENTAL - CAMARA ESCURA PRONTO OK.pptx

MarceloMonteiro213738 41 views 7 slides May 17, 2024
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

CAMARA ESCURA


Slide Content

CÂMARA ESCURA Centro Educa Mais Estado do Ceará Práticas Experimentais Prof . Fátima e Marcelo 1ª série – Ensino Médio

Objetivos Este experimento tem por objetivo a construção de uma câmara escura onde é possível observar a imagem de um ojeto sendo projetada em seu interior . O principal objetivo da câmara escura é comprovar o princípio da propagação retilínea da luz. Esse princípio permite que a luz entre pelo orifício e atinja o anteparo da câmara. Caso a luz não se propagasse em linha reta, isso não aconteceria . Além disso, no passado, muitos estudiosos utilizaram esse experimento para medir o tamanho de objetos distantes.

Introdução Basicamente, a câmara escura é uma caixa de material opaco, com o orifício em uma das faces para que a luz possa entrar . A princípio, a câmara escura foi desenvolvida pelos inventores da câmera fotográfica, porém existem relatos da utilização da câmara escura por Aristóteles para observações astronômicas e até mesmo por Leonardo Da Vinci . Graças ao princípio da propagação retilínea da luz, podemos chegar em uma equação para a câmara escura. Tomemos como exemplo um esquema de uma câmara escura a seguir . Os raios de luz que partem do objeto em direção à câmara são referências para determinarmos a relação entre a altura do objeto, altura da imagem, distância entre o objeto e a câmara e o comprimento da câmara.

Procedimento Cortamos uma caixa , depois devemos colar papel vegetal em uma das extremidades ( em toda a face), e uma lupa na face oposta, numa posição que fique acima da cabeça. Meça o diâmetro do pescoço e faça um buraco com essa medida que vai servir para encaixar impedir a passagem de luz.

Resultados e discussão Colocando-se um objeto MN na frente do orifício, é possível gerar uma imagem M’N’ no fundo da câmara escura, sendo essa imagem invertida e menor que o objeto MN. Por conta da semelhança entre os triângulos MNO e M’N’O obtemos a seguinte equação:

Conclusão "O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na câmara escura, é invertida.

atividade 1 . Uma câmara escura tem profundidade de 1metro. Ela é dirigida para uma árvore a uma distância de 10 m. Uma projeção de 50 cm de altura forma-se no fundo da caixa como mostra a figura. Qual a altura da árvore? 10m X 1m 0,50CM
Tags