Princípios do treinamento físico Regras para organização de um programa de atividade
Seguir os princípios promove: A atividade se torna uma experiência proveitosa A percepção dos benefícios adquiridos e adoção de um estilo de vida ativo
Individualidade biológica O mesmo exercício na mesma intensidade, duração e frequência semanal proporcionará diferentes efeitos de treinamento a depender de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.
Sobrecarga Para adquirir boa aptidão física, o organismo precisar ser submetido a esforços cada vez maiores ( mais intensidade, maior tempo ou maior frequência) de tal maneira que possa provocar no organismo reações de adaptação que levem à aquisição ou melhoria da aptidão.
Sobrecarga- treino crescente Frequência : número de dias Volume: quantidade Intensidade: aumento de cargas
Continuidade A atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções. A continuidade desencadeia as adaptações do organismo aos esforços a que foi submetido pelo treinamento
Reversibilidade Complementa o princípio da continuidade pois, todos os benefícios adquiridos em meses de treinamento podem ser perdidos em poucas semanas de inatividade. O desconhecimento deste faz com que ex-praticantes estabeleçam para si metas facilmente alcançadas no passado e impossíveis no presente.