Principais poluentes do ar

LuanFurtado 7,048 views 10 slides Aug 19, 2011
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Trabalho de Biologia Nomes: Anderson Luiz P. Batista, Keu Rodrigues da Silva e Diego de Lima Vianna Profª : Thaís Bernardes Turma: 103

Os Principais Poluentes do Ar

Ar Segundo o dicionário, o ar é uma mistura gasosa que constitui a atmosfera, mas não só isto, o ar também é um componente vital para os seres humanos. E quando o ar é “prejudicado”, ou seja, poluído acaba sendo prejudicial para nós, considerando que a maior parte dos poluentes que contaminam nosso ar são produzidos pelo homem, isto significa que estamos nos prejudicando.

Os principais fatores que contribuem para a poluição do ar A poluição atmosférica através das indústrias, que em algumas regiões já tem provocado a diminuição da transparência do ar; Os desmatamentos, que diminuindo as áreas verdes causam a diminuição da produção de oxigênio; As explosões atômicas experimentais, que liberaram na atmosfera grandes quantidades de gases , de resíduos sólidos e de energia;

Os automóveis, que consomem oxigênio e liberam grandes quantidades de monóxido e dióxido de carbono(CO e CO2) O aumento do número de aviões supersônicos que por voarem em grandes altitudes alteram a camada de ozônio.

Chuva Ácida Outra das consequências da poluição do ar, é a chuva ácida. Ela causa muito problema para as plantações, e também acidificação do solo tornando o mesmo infértil.

Segue abaixo, uma lista com os principais poluentes do ar, suas principais fontes, e efeitos na saúde: CO( Monóxido de carbono) Principais fontes: Veículos Efeitos na saúde: Liga-se a hemoglobina, diminuindo a oxigenação do sangue; Causa tontura e vertigens; Alteração no sistema nervoso central; Pode ser fatal em grandes doses, em ambientes fechados; Doentes cardíacos, portadores de angina crônica, são considerados o grupo de risco aos efeitos da exposição ao CO.

SO2( Dióxido de Enxofre) Principais Fontes: Indústrias e veículos a diesel. Efeitos na saúde: Provoca coriza, catarro e danos irreversíveis aos pulmões ; Em doses altas pode ser fatal; E também afeta plantas e espécies mais sensíveis e contribuem para acidificação do solo.

O3( Ozônio) Principais Fontes: Ação da luz solar sobre os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio resultante do processo de queima de combustíveis, principalmente por veículos. Efeitos na saúde: Causa envelhecimento precoce; Diminui a resistência as infecções; Provoca irritação nos olhos, nariz, garganta e desconforto respiratório. MP(Material Particulado) Principais Fontes: Veículos movidos a diesel, indústrias, desgastes dos pneus e freios de veículos em geral. Efeitos na saúde: Agrava quadros alérgicos de asma e bronquite; Pode causar câncer; As poeiras mais grossas ficam retidas no nariz e na garganta, causando irritação e facilitando a propagação de infecções gripais; As poeiras mais finas(inaláveis) chegam aos pulmões agravando casos de doenças respiratórias ou de coração.

HC( Hidrocarbonetos) Principais Fontes: Queima e evaporação dos combustíveis(álcool, gasolina e diesel) e outros produtos voláteis. Efeitos na saúde: Responsáveis pelo aumento da incidência de câncer no pulmão, provocam irritação nos olhos, nariz, pele e aparelho respiratório. NO2(Dióxido de Nitrogênio) Principais Fontes: Processos de combustão em geral. Efeitos na saúde: Pode causar desconforto respiratório; Diminuição da resistência a infecções; Alterações celulares.
Tags