Projeto - caixa dos autores infantil.pptx

ALDOJOSEMARTINSGONCA 88 views 8 slides Apr 18, 2023
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Projetos de Leitura


Slide Content

Projeto - caixa dos autores infantil O livro é um lugar de papel e dentro dele existe sempre uma paisagem. O leitor abre o livro, vai lendo, lendo e, quando vê, já está mergulhado na paisagem. Pensando bem, ler é como viajar para outro universo sem sair de casa. Caminhando dentro do livro, o leitor vai conhecer personagens e lugares, participar de aventuras, desvendar segredos, ficar encantado, entrar em contato com opiniões diferentes das suas, sentir medo, acreditar em sonhos, chorar, dar gargalhadas, querer fugir e, às vezes, até sentir vontade de dar um beijinho na princesa. Tudo é mentira. Ao mesmo tempo, tudo é verdade, tanto que após a viagem, que alguns chamam leitura, o leitor, se tiver sorte, pode ficar compreendendo um pouco melhor sua própria vida, as outras pessoas e as coisas do mundo." Ricardo Azevedo

Lalau e LauraBeatriz RESUMO DA VIDA: LALAU, Nasceu em são Paulo em 1954. Formado em Comunicação Social, trabalhou com criação publicitária e projetos literários especiais. Escreveu poesia para crianças a partir de 1994, incentivado por seu mestre José Paulo Paes . Publicou dezenas de títulos em diversas editoras, sempre em parceria com a ilustradora Laurabeatriz. A preocupação com o meio ambiente está presente em quase toda a obra da dupla, LAURABEATRIZ , carioca que adotou São Paulo, é artista plástica apaixonada pela natureza. Participou de várias exposições com seus desenhos, xilogravuras e pinturas, foi redatora publicitária, crítica de cinema e ilustradora de jornais e revistas. se encontrou com Lalau, quando iniciou, em sua parceria, uma longa e prolífica obra infanto-juvenil com ênfase nas riquezas naturais do nosso Brasil. Laura é verdadeiramente engajada em várias campanhas para a proteção de animais, enfim , está sempre em defesa de todos os que estiverem ameaçados. PRINCIPAIS OBRAS: Mais de 40 Títulos – “SINFONIA DA AMAZÔNIA; BONITEZA SILVESTRE; RIMAS DA FLORESTA” PRÊMIOS RECEBIDOS: FNLIJ, categoria Poesia em 1994.

Monteiro Lobato RESUMO DA VIDA: "MONTEIRO LOBATO (José Bento Renato Monteiro Lobato) nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, em São Paulo. Ele fez faculdade de Direito, foi promotor, fazendeiro, editor e empresário. Além disso, fez muito sucesso como escritor. Apesar de também escrever para adultos, ficou mais conhecido por causa dos seus livros infantis. O autor, que faleceu em 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo, faz parte do pré-modernismo e escreveu obras marcadas pelo realismo social, nacionalismo e crítica sociopolítica. Já seus livros infantis da série Sítio do Pica-Pau Amarelo possuem traços da literatura fantástica, além de apresentarem elementos folclóricos, históricos e científicos." PRINCIPAIS OBRAS: Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é O Sítio do Pica-pau Amarelo, composta de 23 volumes. Urupês, 1918 ; O Saci, 1921; Narizinho Arrebitado,1921; Fábulas, 1922 PRÊMIOS RECEBIDOS: Monteiro Lobato é um dos primeiros escritores de obras infantis do Brasil e da América Latina. O dia do seu nascimento, 18 de abril, chamado de "Dia de Monteiro Lobato" é o Dia Nacional do Livro Infantil .

Tatiana Belinky RESUMO DA VIDA: TATIANA BELINKY (19192013) foi uma escritora de literatura infanto - roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica juvenil, pau Amarelo. Nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 18 de março de 1919. Com pouco mais de um ano, seus pais resolveram voltar para Riga, capital da Letônia, terra natal da família. Desde pequena assistia a peças infantis com os pais. No seu aniversário de quatro anos apresentou um monólogo em que fazia o papel de uma mosca. PRINCIPAIS OBRAS: O Caso dos Bolinhos (1990). O Grande Rabanete (1990). Saladinha de Queixas (1991) PRÊMIOS RECEBIDOS: O Prêmio Jabuti, em 1994, com o livro "A Saga de Siegfried " e o Prêmio Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil, 2003, categoria poesia, com o livro "Um Caldeirão de Poemas" Conquistou diversos prêmios, tais como: Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil de 1993, categoria Criança.

Tatiana Belinky RESUMO DA VIDA: TATIANA BELINKY (19192013) foi uma escritora de literatura infAnto - roteirista e tradutora de grandes obras russas e a responsável pela primeira adaptação para a televisão de O Sítio do Pica juvenil, pau Amarelo. Nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 18 de março de 1919. Com pouco mais de um ano, seus pais resolveram voltar para Riga, capital da Letônia, terra natal da família. Desde pequena assistia a peças infantis com os pais. No seu aniversário de quatro anos apresentou um monólogo em que fazia o papel de uma mosca. PRINCIPAIS OBRAS: O Caso dos Bolinhos (1990 ); O Grande Rabanete (1990 ); Saladinha de Queixas (1991) PRÊMIOS RECEBIDOS: O Prêmio Jabuti, em 1994, com o livro "A Saga de Siegfried " e o Prêmio Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil, 2003, categoria poesia, com o livro "Um Caldeirão de Poemas" Conquistou diversos prêmios, tais como: Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil de 1993, categoria Criança .

Ruth Rocha RESUMO DA VIDA: Ruth Rocha, nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Filha do médico Álvaro de Faria Machado e de Esther de Sampaio Machado desde pequena mostrou interesse pela leitura. Formou-se em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi aluna do historiador Sérgio Buarque de Holanda. Em 1957 começou a trabalhar na biblioteca do Colégio Rio Branco. Foi orientadora educacional do mesmo colégio, onde permaneceu até 1972. PRINCIPAIS OBRAS: Marcelo, Marmelo, Martelo; Mil Pássaros; Almanaque Ruth Rocha. PRÊMIOS RECEBIDOS: Prémio Jabuti (1990); Prêmio ABL de Literatura Infanto-juvenil (2001).

RESUMO DA VIDA: Elias José, nasceu em Santa Cruz da Prata Minas Gerais, em 25/08/1936 . Viveu em Guaxupé/MG com sua esposa Silvinha e seus três filhos: Iara, Lívia e Érico. Além de escritor, professor de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura, atuou como diretor e coordenador do Dep. de Letras. Começou a publicar em 1970, quando a Imprensa Oficial de Minas Gerais lançou “A Mal-Amada“, uma surpreendente coleção de minicontos, com apoio de Murilo Rubião, que reunia contos publicados em suplementos literários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Portugal. PRINCIPAIS OBRAS: AS CURTIÇÕES DE PITU – 1976, Ilustrações: Eduardo Carlos Pereira - Editora Melhoramentos – São Paulo – SP O FANTASMA NO PORÃO – 1979, Ilustrações: Nelson Gomes - Editora Melhoramentos – São Paulo – SP PRÊMIOS RECEBIDOS: Prêmios para obras juvenis: Prêmio Mobral de Literatura, seis vezes premiado com Altamente Recomendável da FNLIJ, Prêmio UBE / Rio para “o melhor para jovens”, para o livro Cantigas de adolescer, Prêmio Odylo Costa Filho da FNLIJ, Prêmio Adolfo Aizen da UBE / Rio e vários outros. Prêmios para obras infantis: dois APCA /1982 e 1987 – Prêmio Odilo Costa, filho, da FNLIJ, para O jogo da fantasia – vários Altamente Recomendável da FNLIJ, O melhor livro de poesia para Criança da UBE / Rio, 1998, Prêmio Adolfo Aizen para o livro Cantos de encantamento. Prêmio Cecília Meireles de Poesia, para O jogo da fantasia, UBE / Rio, 2003. Prêmio Centenário de Alaíde Lisboa para o livro Aquarelas do Brasil, Academia Mineira, Academia Municipalista e Academia Feminina de Belo Horizonte, 2004 Prêmios como educador: 1º lugar no: CONCURSO NACIONAL DO ENSINO DE REDAÇÃO: MEC / 1977, para o livro Redação Escolar: análise, síntese, extrapolação – 1ª edição do MEC em 1978, edições posteriores FTD, São Paulo. Menção Honrosa no CONCURSO NACIONAL DE ENSINO DE REDAÇÃO, MEC / 1980. Medalhas de prata e de ouro como Educador Emérito, dadas pelo Governo Mineiro, gestões de Hélio Garcia e de Itamar Franco . Elias José

Eva Furnari RESUMO DA VIDA: EVA FURNARI - Nasceu em 1948. Formada em arquitetura pela Universidade de São Paulo, é escritora e ilustradora de livros infantis desde 1980. Já publicou cinquenta livros. Foi professora de artes; durante quatro anos publicou histórias semanais de Bruxinha, sua personagem mais conhecida no suplemento infantil do jornal Folha de São Paulo. Criou duas peças de teatro com base em seus livros Truks. PRINCIPAIS OBRAS: Listas fabulosas 2013; Amarílis 2013; Problemas Boborildos 2011; Trudi e Kiki 2010; Bruxinha Zuzu e gato Miú 2010. PRÊMIOS RECEBIDOS: O Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração (três vezes), sete prêmios FNLIJ e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) pelo conjunto da obra. Participou da Lista de Honra do Internacional Board on Book for Young People (IBBY), órgão consultivo da Unesco para o livro infantil, com O feitiço do sapo (Ática