Projeto do Filtro Caseiro CMS Adão Pereira Nunes – Vilar Carioca Autoria : ASB Andressa
ÀGUA A água que chega ás torneiras, apesar de tratar, pode ficar contaminada, especialmente por micróbios. Há também o risco de pequenos animais caírem nas caixas, onde morrem e apodrecem, soltando substâncias tóxicas na água. Para maior segurança a água a ser usada deve ser filtrada. A Importância da Filtração A filtração é muito importante quando a água é consumida por crianças. Evitam-se, com isso graves infecções intestinais, que levam a desidratação. Essa doença, por ser muito comu7m nos meses mais quentes, é também conhecida como mal-do-verão, e pode ocasionar a morte especialmente nessa época, a unidade de saúde fornece pequenos envelopes com solução de soro. Basta 1 envelope de solução em 1 litro de água para reidratar.
A Caixa-d’água Depois de passar pela estação, a água chega ás nossas casas, onde vai ficar reservada na caixa-d´água. Passado certo tempo, normalmente uma camada de lodo deposita-se no fundo da caixa. Se a caixa-d´água permanecer destampada, nela poderão entrar ratos, baratas e outros pequenos animais que contaminam a água e causam doenças graves, como:
Por ingestão De água contaminada: Cólera Disenteria amebiana Disenteria bacilar Febre tifoide e paratifoide Gastroenterite Giardíase Hepatite infecciosa Leptospirose Paralisia infantil Salmonelas
Por contato com água contaminada: Escabiose (a conhecida Sarna
Desinfetando a caixa-d’água Coloque 1 litro de água sanitária, deixe 1 palmo de água na caixa. Esfregue com panos ou escovas. Deixe na caixa durante 2 horas. Depois esvazie a caixa para escorrer e limpar os canos. Tampe e anote a data da limpeza. Faça isso de 6 em 6 meses. NUNCA USAR: Sabão, detergentes e outros produtos parecidos. Somente panos e escovas com água sanitária.
Promoção Comunitária Água é Vida Conceituação: O projeto tem a visão de capitalizar e promover mudanças no comportamento da população. Evitado o desperdício da água e o grande número de famílias que não utilizam água filtrada. Importância: Orientar a qualidade da água, ela não deve Ter impurezas, como micróbios, ovos ou larvas de animais (vermes ou insetos), nem substâncias tóxicas. OBS: Para ser água potável, a água deve possuir qualidades especiais, tais como: Ser cristalina, isto é, limpa. Não Ter cheiro. Não Ter cor. Ser fresca, isto é, Ter temperatura agradável.
Promoção Comunitária Água é Vida Objetivo: É uma tentativa de mudar a visão da comunidade, para que ela deixe de considerar a água apenas como um bem a ser consumido e passe a entender que a água é um suporte para a vida. Estratégias: - Fazer um mutirão mostrando a importância do filtro. - Criar oficinas de confecção do filtro caseiro. Considerações: Dar maior ênfase aos trabalhos nas escolas e igrejas, por se tratar da maior parte da população. O que facilita na educação de novos hábitos saudáveis e a utilização de um maior número de filtro na comunidade.
A ÀGUA EM NOSSAS CASAS
Á ÁGUA EM NOSSAS CASAS A água que chega às torneiras, apesar de tratada, pode ficar contaminada, especialmente por micróbios. Há também o risco de pequenos animais caírem nas caixas, onde morrem e apodrecem, soltando substâncias tóxicas na água. Para maior segurança, a água a ser usada deve ser filtrada. A IMPORTÂNCIA DA FILTRAÇÃO A filtração é muito importante quando a água é consumida por crianças. Evita-se, com isso graves infecções intestinais, que levam a desidratação. Esta doença, por ser muito comum nos meses mais quentes, é também conhecida como Mal-do-Verão, e pode ocasionar a morte especialmente nessa época, muitos postos de saúde fornecem pequenos envelopes com solução de soro. Basta 1 envelope de solução em 1 litro de água para reidratar.
A CAIXA-D´ÁGUA Depois de passar pela estação, a água chega às nossas casas, onde vai ficar reservada na caixa-d´água. Passado certo tempo, normalmente uma camada de lodo deposita-se no fundo da caixa. Se a caixa-d´água permanecer destampada, nela poderão entrar ratos, baratas e outros pequenos animais que contaminam a água e causam doenças graves, como diarreias, verminoses, febre tifoide, hepatite e muitas outras. Para evitar esses problemas, devemos tomar 2 cuidados: - Limpar e desinfetar a caixa-d´água, ao menos duas vezes por ano. - Mantê-la sempre tampada.
DESINFETANDO A CAIXA-D´ÀGUA Coloque 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros. Deixe na caixa durante duas horas. Deixe esvaziar a caixa para escorrer e limpar os canos. Tampe e anote a data da limpeza. NUNCA USAR Sabão, detergentes e outros produtos parecidos. Somente panos e escovas com água sanitária.
PARA EVITAR PROBLEMAS COM VERMINOSES E OUTROS - Lavar muito bem as verduras todos deve ser bem cozido; elas podem ser portadoras de amebas. - Evitar o uso exagerado de enlatados. - Melhorar o nível de higiene pessoal, como lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro, especialmente as pessoas que manipulam alimentos. - Cuidar com atenção da higiene da casa (banheiros, áreas de serviço, cozinha) usando inclusive, produtos como água sanitária na limpeza doméstica. - Beber água filtrada.
O QUE ACONTECE COM A NOSSA ÁGUA As águas poluídas são aquelas que apresentam impurezas e substâncias estranhas, as quais alteram profundamente sua qualidade, tornando-as impróprias para suas várias utilizações. Este problema é resolvido facilmente por meio da filtração.
O FILTRO CASEIRO Veja passo a passo como confeccionar seu filtro
O FILTRO CASEIRO É composto por: - 2 garrafas - 1 torneira - 1 fita veda-rosca - 1 vela (filtro) - 1 tesoura com ponta ou estilete A vela é um cilindro de porcelana porosa que retém pequenas partículas de outras impurezas da água que a atravessa. Veja como funciona o seu filtro :
Materiais necessários para confecção do seu filtro: Duas garrafas descartáveis Uma vela Uma torneira para filtro Fita veda rosca
Primeiro, pegue 1 garrafa e a corte na linha desenhada: Com estilete ou uma tesoura com ponta Antes depois Veja passo a passo como confeccionar seu filtro
Segundo, pegue o bico da garrafa que foi cortada e coloque sobre a inteira, corte na medida certa. Observe que as garrafas não ficarão com o mesmo corte e nem os bicos, só o maior é aproveitado. Veja passo a passo como confeccionar seu filtro
Veja passo a passo como confeccionar seu filtro Terceiro, é hora de cortar!!! Com a tesoura ou o estilete pegue a garrafa menor que se destina a adaptação da bica e corte mais ou menos na medida da largura da mesma . antes depois Para vedar é aconselhável usar a veda rosca. Veja depois de pronto se há vazamentos, é só encher de água e observar atentamente.
Veja passo a passo como confeccionar seu filtro Quarto, faça um furo no fundo da garrafa maior, que se destina a adaptação da vela. É aconselhável que se esquente a ponta da tesoura . vede com a veda rosca e veja se há vazamentos. Veja o desenvolvimento do seu filtro:
Veja passo a passo como confeccionar seu filtro Lembra-se do bico maior? É só colocar sobre o seu filtro, para que não caia sujeiras. Agora é só enche-lo. É importante só usa-lo depois de três trocas de água, para que saia o excesso do cloro que vem nas velas. antes depois