APRESENTAÇÃO DE MORAL E ETICA PARA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMILIA
Size: 6.1 MB
Language: pt
Added: Sep 16, 2025
Slides: 27 pages
Slide Content
O PRONTUÁRIO DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O PRONTUÁRIO DE SAÚDE DA FAMÍLIA O Prontuário é o conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinado ao registro dos cuidados médicos e dos demais profissionais, prestados ao paciente em um estabelecimento de saúde. Está formatado para o trabalho em equipe, tendo como foco a família e os indivíduos que dela fazem parte, residentes no território de responsabilidade da ESF e possobilita: A comunicação entre os profissionais, o sistema de saúde e o usuário/família. A educação permanente para os profissionais, através do fornecimento de registro histórico, científico e de base de dados para pesquisa. O gerenciamento do sistema de serviços de saúde, através dos registros clínicos, administrativos, financeiros, além de ser o documento de caráter legal. (Minas Gerais, 2008)
FUNÇÕES DO PRONTUÁRIO DA FAMÍLIA É instrumento de suporte à decisão clínica que cumpre os princípios da APS e viabiliza os seguintes registros: Abordagem familiar Classificação de risco das famílias, genograma, listagem de problemas da família, planilha de acompanhamento das famílias de risco etc. Primeiro contato Cadastro dos indivíduos e de suas respectivas famílias. Acompanhamento longitudinal Formatado por ciclo de vida (atenção à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso), por condição (atenção à gestante e puérpera), para a saúde bucal, permitindo o acompanhamento das ações desenvolvidas ao longo do tempo pelas equipes de saúde. Coordenação do cuidado Sinalização das informações clínicas de relevância, por ciclo de vida, patologias ou condições, fornecendo planilhas e gráficos de acompanhamento para elaboração e monitoramento de um plano de cuidado para os indivíduos portadores de condições crônicas. Integração das ações da equipe de saúde Registro de todas as categorias profissionais envolvidas no cuidado, funcionando como canal de comunicação entre os profissionais (Minas Gerais, 2008)
A estrutura do Prontuário da Família Composição Confiabilidade dos registros O cadastro familiar: identificação familiar e a composição familiar; O histórico familiar: genograma; O acompanhamento familiar; Os ciclos de vida; A saúde bucal. Deve ser preenchido adequadamente pelos profissionais as ESF; São informações para subsidiar a melhoria da qualidade do atendimento contribuindo para a realização do diagnóstico precoce; É um instrumento de comunicação que possibilita a continuidade do cuidado pela ESF (Minas Gerais, 2008)
UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO NA UAPS O prontuário deve conter todas as informações necessárias para o diagnóstico e o acompanhamento do usuário, em qualquer condição ou patologia: Identificação Condições de Nascimento Registros clínico: anamnese, exame físico, impressão diagnóstica, conduta e encaminhamentos Alimentação Informações para o usuário Atividades cotidianas Antecedentes mórbidos Evolução clínica Tabelas e gráficos (Minas Gerais, 2008)
O prontuário deve ser manuseado com os seguintes critérios: O ACS terá acesso para leitura e preenchimento das fichas de cadastros; Os demais profissionais da ESF, assim como o gerente da unidade, terão acesso para a leitura de todos os módulos; Os campos não poderão ser alterados ou rasurados após seu preenchimento; As informações deverão ser precisas, facilitando a tomada de decisões; Cada atendimento deverá ser datado e conter assinatura e o número do conselho de classe do profissional; (continua no próximo slide) (Minas Gerais, 2008) MANUSEIO DO PRONTUÁRIO NA UAPS
As informações de educação em saúde e de acompanhamento do usuário à sua própria condição ou patologia deverão ser transcritas para os instrumentos adequados, como Caderneta da Criança, Cartão da Gestante e Caderneta do Idoso; Quando for necessário o compartilhamento do cuidado do usuário para um serviço de referência ou para internação, as informações deverão ser transcritas. No retorno do usuário, os exames, os tratamentos e condutas deverão ser transcritos e o formulário de contra referência arquivado. As informações contidas no prontuário são a base para a análise da situação de saúde da população adscrita, programação das ações. Controle e avaliação, além de serem fonte para a alimentação de todos os sistemas de informação. MANUSEIO DO PRONTUÁRIO NA UAPS (Minas Gerais, 2008)
TIPOS DE PRONTUÁRIOS Eletrônico Papel Fonte: CONASS
MANUSEIO E O ARQUIVAMENTO DO PRONTUÁRIO DE PAPEL O responsável pelo arquivamento deve ter capacitação específica; O arquivo deve ser organizado pela equipe e gerência da unidade de saúde; Um critério de organização poderá ser dividido por microárea e, em cada divisão, por ordem numérica. Outros critérios como ordem alfabética ou numérica geral também poderão ser utilizados; Os prontuários poderão ser sinalizados com cores ou outras marcações para a identificação de famílias de risco ou usuários com condições ou patologias mais graves; Deverá ser estabelecido um sistema de controle de entrada e saída, manual ou informatizado, para fácil localização dos prontuários; Os fluxos dos prontuários na unidade devem ser bem definidos e toda a equipe deve ser orientada sobre isto; Para o manuseio do prontuário, as mãos devem estar sempre limpas e livres de sujeiras e gorduras. (Minas Gerais, 2008)
Local de arquivamento: Deve ser seguro e de acesso restrito; O teto paredes e piso devem ser íntegros e de fácil limpeza; Deve ser bem ventilado; Evitar condições adversas como umidade, traças e outras; Deve ter condições seguras contra incêndio. MANUSEIO E O ARQUIVAMENTO DO PRONTUÁRIO DE PAPEL (Minas Gerais, 2008) Modalidade de arquivamento: Os prontuários poderão ser arquivados em envelopes, pastas suspensas ou outras formas; O arquivo poderá ser em prateleiras abertas, arquivos fechados ou outro tipo.
TEMPO DE ARQUIVAMENTO Arquivo principal: para os prontuários com utilização atual, ou seja até 5 anos após o ultimo atendimento; Arquivo temporário: para os prontuários após até 5 anos do ultimo atendimento. Poderá ser localizado em sala de menor acesso da UBS; Arquivo permanente: para os prontuários após 20 anos do último atendimento. Poderá ser localizado em sala de menor acesso da UBS ou local externo a UBS. A preservação é importante para uso legal, pesquisa ou arquivamento histórico social. (Minas Gerais, 2008)
EXPERIÊNCIAS DE ORGANIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO DE SAÚDA DA FAMÍLIA UBS Campo Limpo - Município de São Paulo - SP
Identificação do responsável família Pessoas da família ACS Micro Área Família Identificação da UAPS Área Endereço da família Arquivados em envelopes padronizados Fonte: CONASS
Arquivados em prateleiras por cores das áreas Fonte: CONASS
Arquivados em prateleiras por cores das áreas 15 Prontuário identificado pela cor Cartão da família identificado pela cor Fonte: CONASS
Localização do prontuário na prateleira Fonte: CONASS
Montagem do prontuário Em sacos plásticos Cada pessoa da família em um saco plástico Fonte: CONASS
Folha de rosto de cada pessoa da família do prontuário Área Micro Área Família Nome Cartão SUS Data Nasc. Fonte: PlanificaSUS
As folhas de rosto acompanham a cor da equipe Imagem Unidade Laboratório PLANIFICASUS Fonte: CONASS
No prontuário tem o KIT ACS Cadastro da família Histórico das visitas Fonte: CONASS
EXPERIÊNCIAS DE ORGANIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO DE SAÚDA DA FAMÍLIA Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia - MG
Folha de rosto do envelope Fonte: CONASS
Arquivos de metal por microáreas Fonte: CONASS
Identificação da classificação de risco famílias por cores Fonte: CONASS
Exemplo de Genograma
Referência bibliográfica Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde. Manual de prontuário de saúde da família . Belo Horizonte: SES/MG, 2008. 256p.