PROVÉRBIOS...RECAPITULANDO AUTORIA: Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Prov 1.1 Datação: 950 a 700 a.C. Há também referências a Agur e rei Lemuel (caps 30 e 31). Cerca de 200 anos depois de Salomão, uma equipe de escribas da corte do rei Ezequias (727 a 698 a.C.) se encarregou de compilar alguns deles. Estes são outros provérbios de Salomão, compilados pelos servos de Ezequias, rei de Judá: (25.1)
O LIVRO DE PROVÉRBIOS Trata sobre como vivermos com sabedoria a vida aqui na terra. Não faz referencia a inferno, céu e eternidade. Ensina-nos como viver uma vida equilibrada, com autocontrole, liberalidade e ajuda ao próximo. Ter boa educação nas relações sociais. Ensina a humildade, a paciência, respeito pelos pobres, lealdade para com os amigos... Não faz referência a Jesus quando personifica a sabedoria mas sim usa uma figura de linguagem por ser um livro poético. Controle do falar.
ALGUNS DESTAQUES
CAPÍTULO 11 O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer. (1) Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo. (13)
CAPÍTULO 11 Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta. (22) Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. (24)
CAPÍTULO 11 O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio. (30) O que significa ganhar (conquistar) almas? A retidão é como árvore que dá vida; e o sábio conquista muita gente.
CAPÍTULO 12 O justo cuida bem dos seus rebanhos, mas até os atos mais bondosos dos ímpios são cruéis. (10) Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo. (11) O insensato tem pavio curto e explode na hora, mas o prudente ignora o insulto e mantém a calma. ( A mensagem) (16) Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. (18) O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. (25) O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens. (27)
CAPÍTULO 13
CAPÍTULO 13 O que vem fácil vai embora fácil, mas de pouco em pouco ajunta-se uma fortuna. A Mensagem (11)
CAPÍTULO 13 Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.(20)
CAPÍTULO 14 A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.(1)
CAPÍTULO 14 O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável. (15,16)
CAPÍTULO 14 Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos. (20) Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.(31)
CAPÍTULO 15 A resposta moderada neutraliza a ira, mas a língua afiada pões mais lenha na fogueira. A Mensagem (1)
CAPÍTULO 15 É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio.(16,17)
CAPÍTULO 15 Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa !(23) A Mensagem :Ter resposta adequada–como é bom! A palavra certa no momento certo – é espetacular!
CAPÍTULO 15 O avarento põe sua família em apuros, mas quem repudia o suborno viverá.(27)
CAPÍTULO 15 O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.(33)
CAPÍTULO 16 Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele. (7).
CAPÍTULO 16 Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. (9) Sou eu ou é Deus que determina o meu sucesso?
CAPÍTULO 16
CAPÍTULO 16 As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos. (24)
CAPÍTULO 16
CAPÍTULO 17
CAPÍTULO 17
CAPÍTULO 17 Alguns acham que o dinheiro compra tudo – até mesmo pessoas; e que o suborno é uma varinha mágica – que sempre funciona. A Mensagem. (8)
CAPÍTULO 17 Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. (9)
CAPÍTULO 17 Melhor é encontrar uma ursa da qual roubaram os filhotes do que um tolo em sua insensatez. (12)
CAPÍTULO 17 Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar. (13)
CAPÍTULO 17 Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda. (14)
CAPÍTULO 17 O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. (22)
CAPÍTULO 17 Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento. (28)
CAPÍTULO 18 Dar ouvidos a fofocas é como comer um doce vencido: no início é uma delícia, mas as dores logo virão. A Mensagem (8)
CAPÍTULO 18 Responder antes de ouvir além de tolice é pura grosseria. A Mensagem (13).
CAPÍTULO 18 Cuide bem dos amigos que devem durar para sempre; nunca destrua a amizade que deve ser permanente. A Mensagem (19).
CAPÍTULO 18 Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. (22)
CAPÍTULO 19 A riqueza atrai amigos como o mel atrai moscas, mas os pobres são evitados como uma doença que pega. A Mensagem (4).
CAPÍTULO 19 As pessoas inteligentes sabem como segurar a língua; sua grandeza é perdoar e esquecer. A Mensagem (11).
CAPÍTULO 19 Deixe que os esquentados sofram as consequências da própria ira; se você tentar ajudar, apenas irá piorar as coisas. A Mensagem (19).
CAPÍTULO 19 O preguiçoso põe a mão no prato, e não se dá ao trabalho de levá-la à boca! (24)
CAPÍTULO 20 Evitar brigas é a marca registrada do que tem bom caráter, mas os insensatos gostam de brigar. A Mensagem (3).
CAPÍTULO 20 O comprador diz: “Isso é lixo. Jogue isso fora”, depois sai se achando pela boa barganha.
CAPÍTULO 20 Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez! " Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. (22)
E A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE... COMO POSSO APLICAR ESTES PRECIOSOS ENSINAMENTOS EM MINHA VIDA?
BIBLIOGRAFIA Rota 66 – Pr. Luiz Saião Bíblia de Estudo NVI Sabedoria ética e beleza poética – Revista Compromisso 1T12 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Facilitador: Eliezer Ramos.