Óptica Física - Miopia (problemas de visão)

moisesmacielsantos99 630 views 24 slides May 09, 2017
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Para melhor visualização, aconselho a baixar o slide, pois possui *gifs, que não reproduzem pelo site.

Trabalho dos alunos do Colégio São Salvador, Sergipe.


Slide Content

O olho Humano e suas patologias

O olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes. A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens. Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.

Córnea É a primeira parte do globo ocular, elevada e visível . A curvatura da córnea não é esférica. A córnea cobre ligeiramente a íris e a pupila, por onde a luz passa . C om sua curva acentuada faz os raios paralelos se converterem e chegarem juntos à retina.

Íris É o colorido do olho. Trata-se de uma membrana de forma circular com uma abertura circular no centro, chamada de " pupila“. A pupila tem uma aparência preta mas é totalmente transparente e todas as imagens que vemos passam por ela. Sua função é controlar a entrada e saída de luz no olho e tem papel dominante na percepção visual .

Cristalino Corpo aproximadamente em formato de lente , transparente, com um poder dioptro. A função principal do cristalino é permitir a visão nítida em todas as distâncias. Quando se olha para perto, o cristalino torna-se convergente, e quando se olha para longe, torna-se menos convergente, diminuindo seu poder dióptrico.

Retina R esponsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão, compõe 75% do globo ocular e tem papel importantíssimo na visão. É composta de milhares de células sensíveis à luz, conhecidas como fotossensoras. Cones – cores. Bastonetes – preto e branco e visão noturna.

As pessoas que tem visão considerada normal (emétropes), têm a capacidade de acomodar objetos de distâncias de 25 cm em média, até distâncias no infinito visual. “Tipos” de visão

Ao avesso? A s imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo . Isto é o que ocorre com o que você vê, quando é disposto além da sua distância de foco. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta dando-nos a sensação que estão na posição normal.

Adaptação visual Chama-se adaptação visual a capacidade da pupila de se adequar à luminosidade de cada ambiente, comprimindo-se ou dilatando-se.

Comprimindo-se Em ambientes com grande luminosidade a pupila pode se comprimir, fazendo com que entre menos luz no globo ocular, protegendo a retina de um possível ofuscamento.

Dilatando-se Já em ambientes mais escuros, a pupila se dilata. Assim a incidência de luminosidade aumenta no globo ocular, possibilitando a visão em tais ambientes .

Ponto cego? Ponto cego:  O ser humano tem um pequeno ponto cego no olho. Fica localizado no fundo da retina. Há uma pequena parte da retina, ligada ao nervo óptico, que não consegue detectar a luz que forma a imagem.  É o lugar no campo visual que corresponde à falta de células fotorreceptoras no disco óptico da retina.

Miopia Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Tem cura ? A Miopia não é uma doença e portanto não existe uma “cura”. Mas existem métodos para corrigí-la : Óculos Lentes de contato Cirurgia

Colégio São Salvador Professor: Thiago Bispo Disciplina: Física Grupo: Adenílson de Jesus, Cleverton Dias, Mateus Fernandes, Mateus Maciel e Moisés Maciel. Turma: 2ª Série