Óptica Geométrica.pptx

IsabelSameiro 309 views 14 slides May 15, 2023
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Aula para o módulo F3


Slide Content

Óptica Geométrica Módulo E1F3

Sumário: Sombra e penumbra. Reflexão da luz. Reflexão regular e difusa. Leis da reflexão.

Como se propaga a luz visível? Num meio transparente e homogéneo, assim como no vazio, a luz visível propaga-se em linha reta .

Sombra – ausência total de luz visível. Parede Sombra projetada Se a fonte de luz for muito grande, além da sombra, forma-se uma zona menos escura, chamada penumbra.

A cada uma das direções retilíneas segundo a qual a luz se propaga dá-se o nome de raio de luz. Ao conjunto dos raios de luz emitidos por uma fonte luminosa dá-se o nome de feixe de luz. Feixe de luz Raio de luz Raios e feixes de luz

Quanto ao modo de propagação , um feixe de luz pode ser classificado de três formas distintas : Feixe convergente Feixe divergente Feixe paralelo Os raios de luz do Sol que atingem a Terra são paralelos entre si . Os raios de luz emitidos por uma lâmpada afastam -se a partir do mesmo ponto . Uma lupa faz convergir os raios de luz num único ponto . Raios e feixes de luz

Quanto ao modo de propagação os feixes de luz podem ser: Divergentes Convergentes Paralelos É formado por raios de luz que se vão aproximando e podem juntar-se num ponto. É formado por raios de luz que partem de um ponto e se vão afastando. É formado por raios de luz que não se afastam nem se aproximam uns dos outros.

A reflexão da luz é um fenómeno muito presente no nosso dia a dia. Os espelhos refletem a luz , permitindo-nos ver a imagem do nosso corpo . A água calma de um lago reflete a paisagem envolvente . A reflexão da luz

A reflexão da luz ocorre quando um raio de luz muda de direção ou de sentido ao incidir em determinada superfície . Aos raios de luz que incidem no espelho dá -se o nome de raios incidentes . Aos raios de luz refletidos pelo espelho dá -se o nome de raios refletidos . Raios incidentes Raios refletidos Espelho

Como determinar a direção e o sentido de propagação de um raio de luz refletido ? Raio incidente Raio refletido Espelho Normal ao espelho 50 º 50 º Ângulo de reflexão Ângulo de incidência L eis da reflexão da luz : 1.ª lei – O raio incidente, o raio refletido e a normal ao espelho estão no mesmo plano. 2.ª lei – O ângulo de incidência e o ângulo de reflexão são iguais (têm a mesma amplitude).

De um modo geral , os corpos iluminados refletem parte da luz que recebem : A superfície da água reflete luz do Sol. Um espelho reflete luz . Como estes corpos não têm luz própria , só os vemos porque refletem luz . Os corpos também absorvem parte da luz , por isso , a luz refletida tem menor intensidade do que a luz incidente . A Lua reflete a luz do Sol.

Consoante a natureza da superfície refletora , podem ocorrer dois tipos de reflexão : Reflexão especular ou regular Quando a superfície refletora é lisa (polida), os raios paralelos do feixe incidente são refletidos na mesma direção . A imagem que se forma à superfície é nítida .

Reflexão difusa Quando a superfície refletora é rugosa , os raios paralelos do feixe incidente são refletidos em direções diferentes . A imagem que se forma à superfície não tem nitidez .

Há uma grande variedade de instrumentos que se baseiam no efeito de reflexão da luz . Caleidoscópio Radar Periscópio
Tags