O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia, sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô etc. CONCEITO
INTERGENERICIDADE A intergenericidade ou intertextualidade entre gêneros ocorre quando um gênero textual dialoga com outro, porém com finalidade distinta. Nesse caso, trata-se de um gênero híbrido, que assume a forma de outro para melhor comunicação com o interlocutor. Na linguagem publicitária isso é muito comum.
Características TEXTO PERSUASIVO • VERBOS NO IMPERATIVO OU PRESENTE DO INDICATIVO • USO DE VOCATIVO • LINGUAGEM SIMPLES, COLOQUIAL, DINÂMICA • SUBJETIVIDADE E MUSICALIDADE • FUNÇÃO APELATIVA DA LINGUAGEM
Estrutura do texto publicitário Os textos publicitários não seguem uma estrutura padrão e podem ser frases, textos visuais auditivos e escritos os quais utilizam a linguagem verbal e não-verbal . Geralmente são textos curtos com o objetivo de vender algum produto e/ou serviço, e podem ser de diversos gêneros (argumentativos, narrativos ou descritivos) sendo que alguns deles incluem os três gêneros num só texto.
É muito comum encontrarmos os textos publicitários com imagem e textos. Observe que a imagem é um recurso muito importante dos textos publicitários, que tem a função principal de promover a marca e despertar no leitor a vontade de possuir tal produto ou serviço.
Recursos do texto publicitário
Questões: Analisando a função da linguagem que, predominantemente, é encontrada nesse gênero textual, nota-se que está presente a função A. apelativa, com base no texto que seduz o receptor da mensagem. B. emotiva, com a qual o emissor imprime sua subjetividade. C. poética, pelos aspectos estéticos do texto. D. fática, por testar o canal de comunicação.
O texto publicitário carrega-se de elementos de natureza persuasiva. O receptor está sendo "seduzido" a consumir um produto ou tornar-se adepto de uma ideia. Neste anúncio, o principal elemento a voltar-se diretamente para o receptor/leitor da mensagem é: a indumentária das personagens de Walt Disney. B. a imagem grandiosa de um globo ao fundo. C. a presença do modo imperativo. D. a indicação do nome da empresa a oferecer pacotes turísticos.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário , seu objetivo básico é: A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo. B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado. C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo. D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas. E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas : A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro. B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas. C) apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil. D) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório. E) indicar que os que mais sofrem com as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem uso direto do cigarro.
Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança campanhas de conscientização em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas mais abordados é a combinação nada perfeita do álcool e direção. Analisando o anúncio em questão, é possível afirmar que: A) o texto não verbal não faz referência ao feriado em questão. B) a iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas. C) há exagero ao retratar um acidente, o que reduz a credibilidade da campanha. D) o modo imperativo “Seja você” não é indicado para o resultado esperado, visto que não devemos influenciar os leitores em propagandas