Puerpério fisiológico e puerpério patológico slaides
23,893 views
20 slides
Sep 24, 2015
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
Puerpério Fisiológico e patológico
Size: 462.38 KB
Language: pt
Added: Sep 24, 2015
Slides: 20 pages
Slide Content
Puerpério fisiológico e patológico Discente : Elisama M. de Souza Francikelly G . de Sousa Isabel L. Mendes de Souza José A. Souza Neto Docente MSC: Kelle Rodrigues Magalhães
Resumo O puerpério é o período do ciclo grávido-puerperal em que as modificações locais e sistêmicas, provocadas pela gravidez e parto no organismo da mulher ( MINISTÉRIO DA SAÚDE , 2001)
Objetivo geral: D iscorrer sobre o tema puerpério, e as modificações provocadas pela gravides e pós-parto. Objetivo específico : Identificar fatores de riscos relacionado ao puerpério fisiológico e patológico, e o desenvolvimento e atenção que a puérpera devera receber após o diagnóstico .
Metodologia O presente trabalho teve como fonte pesquisadas materiais da internet. Sites: Ministério da Saúde e artigos em PFF sobre o assunto pesquisado: Puerpério .
Puerpério fisiológico Puerpério é o período que ocorre logo após o parto, também denominado de pós-parto. Um período cronologicamente variável, de âmbito impreciso, durante o qual se desenrolam todas as manifestações involutivas e de recuperação da genitália materna ocorridas após o parto ( SIGINIFICADOS,2011).
Puerpério Normal ou fisiológico se divide em três Partes : Puerpério Precoce: -02 a 03 dias - Cansaço depois do parto; - Bradicardia; Transpirações difusas. Puerpério Verdadeiro: 03 a 05 dias; volta ao normal; -Tempestade de Leite;
Puerpério Tardio: Comerça no 10°; Modificações macroscopicas ; -Espessura da parede uterina;
Atenção no puerpério A atenção à mulher e ao recém-nascido (RN) no pós-parto imediato e nas primeiras semanas após o parto é fundamental para a saúde materna e neonatal. Recomenda-se uma visita domiciliar na primeira semana após a alta do bebê . Caso o RN tenha sido classificado como de risco, essa visita deverá acontecer nos primeiros 3 dias após a alta. O retorno da mulher e do recém-nascido ao serviço de saúde, de 7 a 10 dias após o parto, deve ser incentivado desde o pré-natal, na maternidade e pelos agentes comunitários de saúde na visita domiciliar (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Ações em relação à puérpera Anamnese: Verificar o cartão da gestante ou perguntar à mulher sobre: Condições da gestação; Condições do atendimento ao parto e ao recém-nascido. Se houve alguma intercorrência na gestação, no parto ou no pós-parto. Se recebeu aconselhamento e realizou testagem para sífilis ou HIV durante a gestação e/ou parto; Uso de medicamentos (ferro, ácido fólico, vitamina A, outros) (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Perguntar como se sente e indagar sobre: Aleitamento, alimentação , sono, atividades; dor , fluxo vaginal, sangramento, queixas urinárias, febre; Planejamento familiar. Planejamento familiar (desejo de ter mais filhos, desejo de usar método contraceptivo, métodos já utilizados, método de preferência (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Consulta puerperal (até 42 dias) Atividades Caso a mulher e o recém-nascido já tenham comparecido para as ações da primeira semana de saúde integral, realizar avaliação das condições de saúde da mulher e do recém-nascido. Passos para a consulta: Escutar a mulher, suas possíveis queixas e esclarecendo dúvidas; Realizar avaliação clínico-ginecológica, Avaliar o aleitamento (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Puerpério patológico Segundo Araújo Laperi (2012, p.01),puerpério patológico e aquele puerpério que evolui com infecção puerperal ou outros tipo de complicações (psicose pós-parto, afecções endocrinológicas, etc ). A mais importante complicação do puerpério e, porem, a infecção puerperal – representando uma grande parte das complicações pós-parto, apesar de que hoje, devido as normas de assepsia e anti-sepsia, a incidência desse evento diminuiu bastante.
As alterações emocionais Materno ou baby blues: mais frequente, acometendo de 50 a 70% das puérperas. É definido como estado depressivo mais brando, transitório, que aparece em geral no terceiro dia do pós-parto e tem duração aproximada de duas semanas . Caracteriza-se por fragilidade, hiperemotividade , alterações do humor, falta de confiança em si própria, sentimentos de incapacidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Depressão: menos frequente, manifestando-se em 10 a 15% das puérperas, e os sintomas associados incluem perturbação do apetite, do sono, decréscimo de energia, sentimento de desvalia ou culpa excessiva, pensamentos recorrentes de morte e ideação suicida, sentimento de inadequação e rejeição ao bebê (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Fatores de risco para infecção Puerperal Cesariana: Infecção da ferida ; Sintomas; Tratamento; Fonte: Disponível em: <http://files.sarahkelly.webnode.com/200000013-6bf706cf10/9.jpg> Acesso em 02 de set. de 2015
Infecção Episiotomia ; Disponível em: <http://static.tuasaude.com/img/posts/2014/08/e15693228aa96ffc455a8d74a2e387f0.jpeg>. Acesso em 02 de set. de 2015
Tratamento Hospitalização Quando a extensão da infecção é grande. Exploração cirúrgica sob analgesia: abrir, drenar e lavar exaustivamente com soro fisiológico. Toque retal: avaliar a integridade do esfíncter anal e possibilidade de tumoração ; Curativos diários: 2 a 3 vezes ao dia com soro fisiológico e dersani . Antibioticoterapia : deverá ser iniciada nos casos de celulite extensa ou quando houver ausência de melhora clínica 24 horas após a drenagem. Na suspeita de fasceíte necrotisante , transferir para o serviço de maior complexidade (SECRETARIA DE SAUDE, 2008).
Considerações finais Neste trabalho pode conhecer um pouco, mas do que o puerpério patológico e fisiológico aprendemos ainda deferência os dois foi de grande importância esse trabalho pois acrescentou mais conhecimento para nossa vida profissional.
Referências MINISTERIO DA SAÚDE Manual Técnico pré-natal e puerpério atenção qualificada e humanizada <http ://bvsms . saude . gov.br/bvs/publicacoes/manual_pre_natal_puerperio_3ed.pdf > Acesso em 31 de ago. de 2015. Prefeitura do Recife Atenção Humanizada Á mulher no ciclo Gravídico Puerperal < http:// www.recife.pe.gov. br /noticias/arquivos/1144. pdf > Acesso em 01/09/2015. Significados Puerpério : <http :// www.significados.com. br / puerperio /> Acesso em 31/08/2015.