Realismo

CEF16 1,221 views 21 slides Jun 01, 2015
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Realismo

Você viu que a arte em muitos momentos propôs mudanças, contrapondo-se a um modelo artístico anterior ou mesmo dialogando com o contexto social e político em que estava inserida. Na segunda metade do século XIX, em oposição ao Romantismo, alguns artistas começaram a apresentar um interesse e trabalhar a partir da realidade, ou seja, sem os excessos e ímpetos agressivos do Romantismo, mas criando obras que retratassem a realidade, o indivíduo e a vida cotidiana.

Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias , sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada  Realismo,  que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades , O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza , convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. 

São características gerais:  • o cientificismo; • a valorização do objeto; • o sóbrio e o minucioso; • a expressão da realidade e dos aspectos descritivos,

Pintura :  caracteriza-se sobretudo pelo princípio de que o artista deve representar a realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza . Ao artista não cabe “melhorar” artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais característicos e expressivos da realidade.  Em vista disso, a pintura realista deixou completamente de lado os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários, pois o que importa é a criação a partir de uma realidade imediata e não imaginada.   A volta do artista para a representação do real teve uma consequência: sua politização

S e a industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, ela provocou também o surgimento de uma grande massa de trabalhadores, vivendo nas cidades em condições precárias e trabalhando em situações desumanas. Surge então a chamada “ pintura social ”, denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia.  Dentre os representantes da pintura realista podemos apontar Gustave Courbet(1819-1877) e Jean-Fronçois Millet ( 1814-1875 ) .

Temas da pintura:  Politização : a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injusta; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos. Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo, em resumo - tornaram-se assunto frequente da pintura realista. Os artistas incorporavam a rudeza, a fealdade, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica. 

Principais pintores:  * Courbet F oi considerado o criador do realismo social na pintura, pois procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana , principalmente das classes populares. Manifesta sua simpatia particular pelos trabalhadores e pelos homens mais pobres da sociedade no século XIX. Obra destacada: Moças Peneirando o Trigo. 

Jean-François Millet Sensível observador da vida campestre, criou uma obra realista na qual o principal elemento é a ligação atávica do homem com a terra . Foi educado num meio de profunda religiosidade e respeito pela natureza. Trabalhou na lavoura desde muito cedo. Seus numerosos desenhos de paisagens influenciaram, mais tarde, Pissarro e Van Gogh . É o caso, por exemplo, " Angelus ". 

Escultura:   não se preocupou com a idealização da realidade, ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiram os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras.

Dentre os escultores do período realista, o que mais se destaca é  Auguste Rodin , cuja produção desperta severas polêmicas. Sua característica fundamental: a fixação do momento significativo de um gesto humano . Essa mesma tentativa de surpreender o homem em suas ações aparece em  O Pensador seguramente sua obra mais conhecida.

A-O beijo de Rodin B-O beijo de Rodin

O que as imagens representam? Como são as figuras? O que parecem fazer? Qual técnica artística foi usada para fazê-las? Quais materiais? Como são as suas características físicas (mole, duro, frio, quente, resistente, perecível). Foram usadas cores? Quais predominam? Qual é a posição das figuras? Parecem paradas ou em movimento? Quais são suas impressões sobre as obras? Quais significados você atribui a elas? Qual você acha ter sido a intenção dos artistas que a fizeram?

Arquitetura:  ao adaptar-se ao novo contexto social, tende a tornar-se realista ou científica, os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas , criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.

Para seu conhecimento: Courbet dizia: "Sou democrata, republicano, socialista, realista, amigo da verdade e verdadeiro"  A palavra  realismo  designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história.  O termo  Realismo  significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX.

Nada é impossível de mudar Bertold Brecht Desconfiai do mais trivial na aparência do singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Características dos movimentos: Muralismo Mexicano Realismo Época Local onde aconteceu Principais artistas Principais técnicas Temas
Tags