Etimologia: RECREAÇÃO RECREAÇÃO vem do latim RECREARE que significa “restaurar, renovar, recuperar.” Reflexão : Se RECREAÇÃO significa “restaurar, recuperar” só se pode restaurar aquilo que está danificado, estragado, doente... Então? Então RECREAÇÃO significa RECRIAR , recuperar; pausa no trabalho para o descanso, a distração, o recreio. Observe que existe uma clara oposição ao tempo do trabalho.
Os termos Lazer e Recreação são polissêmicos (muitos entendimentos possíveis), entretanto, sob o ponto de vista científico estes precisam estar claramente definidos (e não confundidos), apesar de eventuais sobreposições . Ou seja, um sujeito pode estar participando de uma atividade de recreação e não estar vivenciando um momento de lazer e deleite no seu tempo livre; pois ele pode ser um profissional de Recreação. Por outro lado, o sujeito pode estar em um momento de lazer e não estar vivenciando um momento de recreação. Por exemplo, sentado em uma praia, comtemplando o oceano.
Etimologia: LAZER A origem da palavra LAZER vem do latim LICERE que significa “aquilo que é permitido, lícito, o que pode ser feito”. (Dic. Houaiss ). Reflexão : a partir da etimologia da palavra LAZER podemos refletir sobre se o mesmo “é aquilo que é permitido, lícito” quem o permite? Se existe “permissão” existe uma relação de poder nas práticas de lazer?
Houaiss : “tempo que sobra do horário de trabalho e/ou do cumprimento de obrigações, aproveitável para o exercício de atividades prazerosas”. Larousse : “tempo de que se pode dispor sem prejuízo das ocupações ordinárias”. Aurélio : “tempo de que se pode livremente dispor, uma vez cumpridos os afazeres habituais”. Collins : “é tempo quando você não está trabalhando e pode relaxar e fazer o que dá prazer”.
CONCEITOS DE LAZER
Dumazedier (1976) "o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar -se ou desembaraçar -se das obrigações profissionais, familiares e sociais." O lazer pode ser conceituado como “sendo uma ocupação não obrigatória, de livre escolha do indivíduo que a vive e cujos valores propiciam condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social“. Requixa (1980)
Marcellino (1990) O Lazer é conceituado “como a cultura - compreendida no seu sentido mais amplo - vivenciada (praticada ou fruída) no tempo disponível.”
Nessas primeiras definições, os autores referenciam que, o lazer é composto por uma série de atividades físicas, práticas, artísticas, intelectuais e sociais que tem como objetivo satisfazer as necessidades do corpo e do espírito daqueles que as praticam. Essas práticas de lazer estão ligadas e determinadas pelo trabalho e as demais obrigações institucionais de uma determinada sociedade.
O lazer (sinónimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. Em Resumo.... Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da forma que bem lhe apetecer. O lazer não só excluiu as obrigações laborais, mas também o tempo despendido para satisfazer necessidades básicas como comer ou dormir.
RECREAÇÃO E LAZER Aula 02
A RECREAÇÃO
Conceituar o termo recreação não é uma tarefa fácil, mas vamos começar pensando no conceito de recreação a partir da origem etimológica do termo. A palavra recreação veio do latim recreatio que significa divertimento, recreio, e é derivada de recreare , que tem o sentido de reestabelecer, recuperar. Assim, segundo a proposta de Marinho et . al . (1952), entende-se que a recreação tinha o objetivo de renovar ou recuperar o indivíduo para o trabalho.
Já no dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o vocábulo recreare tem o mesmo significado (recreio, divertimento), porém aponta para outro sentido: recriar, criar de novo, levando-se em conta a perspectiva da recriação sem desconsiderar o divertimento (BRETAS, 1997; MARCELLINO, 1990).
Nessa perspectiva, o termo recrear, que significa se divertir , brincar, aproxima a recreação da ludicidade, que, por sua vez, está relacionada ao jogo. Os jogos e as atividades coletivas na pré-história, tais como celebrações , adorações, invocação dos deuses , celebrações de vitórias diante um obstáculo etc. foram passadas de geração em geração em forma de brincadeiras para as crianças. Ao voltar na história, observamos que a recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem festejava eventos importantes para ele, como o início da temporada de caça ou um novo habitar.
Os gregos consideravam o tempo livre como uma oportunidade de crescimento espiritual, permitindo o completo desenvolvimento humano . Eles valorizavam o tempo livre e o ócio criativo por meio de práticas que envolviam teatro, jogos e festas. Já no Império Romano , era o circo que servia para escapar do estresse causado pela repressão militar da época.
Essa relação com os jogos e as brincadeiras nos faz refletir sobre a colaboração da recreação para o desenvolvimento integral das pessoas, pois esse movimento oportuniza a participação individual e coletiva, colaborando para uma melhor qualidade de vida e para aprendizagem de novos conteúdos. Além disso, reafirma os valores fundamentais para uma convivência saudável na sociedade.
No entanto, apesar dos diversos conceitos que permeiam a recreação, o fato é que ela está diretamente relacionada a atividades recreativas por livre e espontânea vontade . Essas atividades recreativas têm como características principais : Uma prática livre, em clima alegre, a qual faz com que as pessoas atinjam estados psicológicos positivos que colaboram para o bem-estar. Devem estimular a criatividade e atender aos interesses individuais. Resgatam valores importantes para a formação do indivíduo e para sua convivência em sociedade, além de liberar as tensões do dia a dia.
RECREAÇÃO E LAZER Aula 03
Tendo em vista essas características que conceituam a recreação, podemos citar ao menos duas das suas funções básicas: a lúdica e a educativa . Uma vez que a recreação propicia diversão e prazer, também favorece a apreensão de novos conteúdos e conhecimentos, os quais colaboram com a formação integral do indivíduo ( GONÇALVES, 2018).
A recreação lúdica é uma atividade que envolve diversão, entretenimento e práticas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico. A recreação é uma atividade de lazer que pode ser feita individualmente ou em grupo, e que envolve espontaneidade, criatividade, liberdade de expressão e alegria. As atividades recreativas podem ser desenvolvidas em diversos espaços, como escolas, clubes, empresas e acampamentos.
As atividades lúdicas são práticas que envolvem jogos, brincadeiras e outras formas de interação recreativa. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo , ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar. A recreação é inerente à criança, e a inserção de atividades recreativas durante o período escolar, que gera um desenvolvimento maior, tanto individual quanto coletivo.