Recursos didáticos

16,614 views 30 slides Feb 01, 2020
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

M6.1


Slide Content

Recursos Didáticos

Conceito de Recursos Didáticos Equipamentos e/ou materiais que auxiliam e facilitam o processo de ensino/aprendizagem através da estimulação dos vários sentidos.

Os recursos didáticos constituem um importante auxiliar para o formador; A sua utilização serve para facilitar a aprendizagem e não para substituir a figura do formador ou os conteúdos.

Funções dos Recursos Didáticos na Formação Ajudar a desenvolver representações corretas; Ajudar a melhorar e compreender as relações das partes com o todo; Apoiar na formação de conceitos exatos (temas de difícil compreensão); Consolidar o espírito crítico; Dar oportunidade de melhor análise e interpretação.

Funções dos Recursos Didáticos na Formação Dar ênfase à observação e a experimentação; Despertar a atenção; Facilitar a apreensão intuitiva e sugestiva de um tema; Melhorar a retenção da imagem visual e da formação; Melhorar a fixação e integração da aprendizagem.

Vantagens do uso dos Recursos Didáticos Despertam maior interesse e atenção; Objetivam o conteúdo das palavras; Facilitam a compreensão e a troca de ideias; Ajudam a aplicar e a fortalecer os conhecimentos; Diminuem o tempo de formação; Superam limitações físicas.

Critérios de Seleção dos Recursos Didáticos Objetivos de aprendizagem; Destinatários; Conteúdos programáticos; Condicionantes materiais, de espaço e temporais; A relação custo/benefício.

Características de um Recurso Didático

Classificação dos Recursos Didáticos

Classificação dos Recursos Didáticos

Classificação dos Recursos Didáticos

Classificação dos Recursos Didáticos

Recursos Didáticos: Utilização, Vantagens e Desvantagens

Quadros Flipchart Quadro Branco Quadro de cortiça Quadro Preto

Utilização/Cuidados a ter: Preparar antecipadamente o que se escreve ou que se coloca no quadro; Frases curtas – pontos-chave; Usar materiais de escrita adequados ao tipo de quadro; Utilizar cores vivas para realçar ideias-chave, títulos e conclusões ; Dar tempo para copiar; Fazer uma boa gestão do espaço disponível; Não virar as costas aos formandos quando se está a escrever . Quadros

Vantagens: Como meio visual que é , e não havendo outro de melhor qualidade, o recurso ao quadro melhora a sessão; Baixo custo; Elevada durabilidade; Fácil de utilizar . Desvantagens : O registo de nova informação implica ter que apagar a anterior; Fraca qualidade estética; Pouco adequado a grandes grupos; Não é dinâmico. Quadros

Documentos Gráficos fichas técnico-pedagógicas Manuais de Formação Referenciais de Formação livros Gráficos Fotografias / desenhos / Esquemas

Documentos Gráficos Utilização/Cuidados a ter: Têm que ser preparados com antecedência ; Devem conter informação estritamente necessária, em função dos objetivos; Os conteúdos devem ser adaptados às características do público a que se destina; Têm que ter uma boa qualidade gráfica (cuidado com letragem , utilização da cor, desenho , recorte , colagem, fotografia, …).

Documentos Gráficos Vantagens : Servem para complementar, desenvolver e/ou consolidar conhecimentos ; Melhoram a exposição; Implicam um baixo custo e são de fácil adaptação aos conteúdos, transporte, utilização e preparação. Desvantagens : Meios estáticos, sem qualquer animação; Podem perder a atualidade sobre os conteúdos da formação; Materiais “pouco amigos” do ambiente; Requerem algum cuidado na sua preparação e adequação ao grupo.

Retroprojetor e Acetatos

Retroprojetor e Acetatos Utilização/Cuidados a ter ( com o retroprojetor ): Garantir que existe um aparelho em boas condições na sala; Antes do início da ação, a projeção deve ser testada; A posição correta de utilização é do lado direito do aparelho, de frente para o grupo, comentando o acetato diretamente no retroprojetor com a ajuda de um ponteiro; Não obstruir a visibilidade do acetato projetado ; Não apanhar com a luz do aparelho diretamente na cara (olhos); Durante a utilização e logo após, enquanto a ventoinha de arrefecimento estiver ligada, o aparelho não deve ser deslocado, pois pode fundir a lâmpada.

Retroprojetor e Acetatos Utilização/Cuidados a ter ( com os acetatos ): Devem servir para transmitir mensagens curtas – ideias-chave reforçam a aprendizagem – imagem como complemento da mensagem; Cuidado para não encher o acetato com muita informação; Cuidado com a utilização das cores para escrever nos acetatos: as ideais são o azul, o preto, o vermelho e o violeta e nunca mais do que três em simultâneo; Usar acetatos adequados ao tipo de construção (manual ou informática); Expor os acetatos somente o tempo necessário e suficiente e com recurso a máscaras .

Retroprojetor e Acetatos Vantagens : É um aparelho pouco dispendioso, de fácil manutenção e muito simples de operar; Permite manter o contacto visual com os formandos; Os acetatos, uma vez feitos, estão sempre prontos a ser utilizados em qualquer aparelho; É possível a construção dos acetatos manualmente, por fotocópia ou por informática; São bons auxiliares de memória. Desvantagens: O aparelho provoca ruídos desagradáveis; Necessita de verificação e ajustes prévios para um bom visionamento; Custo dos materiais (acetatos/impressões/marcadores).

Câmara de Vídeo

Utilização/Cuidados a ter: É importante prever possíveis avarias; Antes do início da ação deve ser testado o equipamento; Produzir boa acústica e bom visionamento das imagens. Câmara de Vídeo

Vantagens: Permite a filmagem de situações de aprendizagem como o role- playing e/ou autoscopias; Coloca os formandos perante situações filmadas, reais ou ficcionadas; O impacto de uma imagem animada é sempre muito grande. Desvantagens: Nem sempre existe material disponível (dispendioso); Pode intimidar os formandos; Autonomia limitada, quando alimentada por bateria; Exige do formador conhecimentos mais técnicos e especializados para que os resultados sejam satisfatórios. Câmara de Vídeo

Videoprojetor ou Projetor Multimédia

Utilização/Cuidados a ter: Fazer as ligações necessárias entre o projetor e o computador e/ou outro aparelho; Antes do início da ação, a projeção deve ser testada. Vantagens: Equipamento de fácil transporte; Possibilita a projeção de imagem e som a partir de um computador, câmara de vídeo, televisor, smartphone , … . Desvantagens: Equipamento dispendioso; Requer a acomodação do formador ao aparelho; Compatibilidade entre equipamentos. Videoprojetor ou Projetor Multimédia

E quando algum recurso falha devemos ter sempre um Plano B…
Tags