Recursos estilísticos Certamente já ouviu falar do estilo de escrita de um determinado autor. Isso diz respeito ao conjunto dos traços formais que caracterizam o modo como cada escritor usa a língua com uma intenção estética.
Esses traços formais incluem os recursos expressivos, como: As figuras de estilo (ex.: a repetição, a anáfora, a enumeração, a personificação, …); A adjetivação abundante ; A pontuação expressiva ; O uso de onomatopeias (palavras que têm um grande valor sugestivo pois imitam sons naturais – o zumbir dos insectos ou o piar dos pássaros) ; O emprego de interjeições (palavras que exprimem sentimentos, sensações e atitudes – Oh! Ui! Ah! Ai! Viva! );
Figuras de estilo ou de retórica São usadas para tornar a linguagem mais expressiva e bela . A repetição O escritor recorre à repetição de palavras ou expressões para intensificar as ideias. Ex.: “ Tempo de solidão e de incerteza é um tempo de medo porque quem viveu nesse tempo …”
Figuras de estilo ou de retórica A anáfora É a repetição da mesma palavra ou palavras no início de cada verso ou no princípio de diversos membros de uma frase. Ex.: “ É urgente o amor É urgente destruir certas palavras É urgente um barco no mar…”
Figuras de estilo ou de retórica A enumeração É uma sequência, quase uma lista de palavras da mesma classe gramatical de que resulta a intensificação de uma ideia . Ex.: “Os sons, os gestos, os motivos humanos”
Figuras de estilo ou de retórica A personificação É a atribuição de características próprias dos seres humanos a seres inanimados e animais irracionais . Ex.: As pedras da calçada conversavam alegremente. O parque espera sereno.
Figuras de estilo ou de retórica A comparação Aproximação de duas realidades distintas através da conjunção “ como ” ou de outra expressão equivalente (tal como, assim, à semelhança de…) para destacar as semelhanças . Ex.: “Estendem-se as dunas como um grande jardim deserto.” “O intenso cheiro como o perfume de lírios selvagens.”
Figuras de estilo ou de retórica A metáfora Aproximação de duas realidades distintas, em que uma tem características da outra . Ex.: “A coroa da montanha.” (o cimo da montanha) “Cabelos de ouro .” (cabelos loiros e brilhantes)
Figuras de estilo ou de retórica A hipérbole Expressão que representa um exagero da realidade, para dar relevo a uma ideia, pelo excesso . Ex.: “O seu grito foi tão alto que se ouviu do outro lado do monte.”
Figuras de estilo ou de retórica A antítese Duas palavras, expressões, ideias ou sentimentos que são opostos . Há um contraste, mas não uma contradição. Ex.: O bom e o mau As virtudes e os defeitos
Figuras de estilo ou de retórica A apóstrofe É a interpelação ou chamamento de alguém real ou imaginário ou alguma coisa, presente ou ausente . Ex.: “Ó companheiros desta caminhada Ó fúria, ó vitória, ó derrotas Amigos, esperai por mim.”
Figuras de estilo ou de retórica A ironia Utilização de uma expressão para traduzir uma ideia com sentido contrário ao que se pretende dizer . Ex.: “A sua voz ruidosa encanta-me.” Nota: Quando a ironia adquire um tom de agressividade e de rebaixamento da pessoa a quem se dirige, chama-se sarcasmo . Ex.: “Que belo exemplar de vigarista!.”